Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Jane Helena Flores
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6718
Resumo: Os colaboradores são uma das competências essenciais das organizações contemporâneas e, portanto, compreender e aproveitar sua experiência tem sido um dos temas prioritários das organizações, já que a experiência positiva interfere diretamente no engajamento, na lealdade e na produtividade dos colaboradores. Este trabalho de investigação teve por objetivo conhecer as experiências dos colaboradores que os fizeram felizes em sua jornada na organização para então propor um modelo de Happy Employee Journey. Trata-se de um estudo empírico quantitativo, compondo-se também em parte, de inquérito de natureza qualitativa, relativamente ao estudo de campo. A pesquisa foi organizada em 2 (duas) etapas de aplicação de questionários: a primeira composta por um questionário com perguntas qualitativas abertas, e a segunda por um questionário na Escala de Likert. Foram realizadas as análises fatorial exploratória e confirmatória. A employee experience (EX) traz o colaborador como foco central das decisões tomadas pela área de gestão de pessoas, com o objetivo de promover ações de crescimento e bem-estar das equipes na organização. Prestigiar a jornada do colaborador é o caminho verdadeiro para promover a experiência do trabalhador a uma experiência humana. Nesta perspectiva, idealizar um modelo de Happy Employee Journey é uma forma de construir uma cultura de felicidade organizacional.
id RCAP_49683941107e1a0610dfc469e941bc5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/6718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”Felicidade OrganizacionalFelicidade no TrabalhoBem-EstarExperiência do ColaboradorJornada do ColaboradorOs colaboradores são uma das competências essenciais das organizações contemporâneas e, portanto, compreender e aproveitar sua experiência tem sido um dos temas prioritários das organizações, já que a experiência positiva interfere diretamente no engajamento, na lealdade e na produtividade dos colaboradores. Este trabalho de investigação teve por objetivo conhecer as experiências dos colaboradores que os fizeram felizes em sua jornada na organização para então propor um modelo de Happy Employee Journey. Trata-se de um estudo empírico quantitativo, compondo-se também em parte, de inquérito de natureza qualitativa, relativamente ao estudo de campo. A pesquisa foi organizada em 2 (duas) etapas de aplicação de questionários: a primeira composta por um questionário com perguntas qualitativas abertas, e a segunda por um questionário na Escala de Likert. Foram realizadas as análises fatorial exploratória e confirmatória. A employee experience (EX) traz o colaborador como foco central das decisões tomadas pela área de gestão de pessoas, com o objetivo de promover ações de crescimento e bem-estar das equipes na organização. Prestigiar a jornada do colaborador é o caminho verdadeiro para promover a experiência do trabalhador a uma experiência humana. Nesta perspectiva, idealizar um modelo de Happy Employee Journey é uma forma de construir uma cultura de felicidade organizacional.2024-01-04T12:20:03Z2023-11-21T00:00:00Z2023-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6718TID:203417682porPinheiro, Jane Helena Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-01T02:03:38Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-01T02:03:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
title Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
spellingShingle Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
Pinheiro, Jane Helena Flores
Felicidade Organizacional
Felicidade no Trabalho
Bem-Estar
Experiência do Colaborador
Jornada do Colaborador
title_short Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
title_full Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
title_fullStr Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
title_full_unstemmed Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
title_sort Jornada do colaborador: proposta de um modelo de “Happy Employee Journey”
author Pinheiro, Jane Helena Flores
author_facet Pinheiro, Jane Helena Flores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Jane Helena Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade Organizacional
Felicidade no Trabalho
Bem-Estar
Experiência do Colaborador
Jornada do Colaborador
topic Felicidade Organizacional
Felicidade no Trabalho
Bem-Estar
Experiência do Colaborador
Jornada do Colaborador
description Os colaboradores são uma das competências essenciais das organizações contemporâneas e, portanto, compreender e aproveitar sua experiência tem sido um dos temas prioritários das organizações, já que a experiência positiva interfere diretamente no engajamento, na lealdade e na produtividade dos colaboradores. Este trabalho de investigação teve por objetivo conhecer as experiências dos colaboradores que os fizeram felizes em sua jornada na organização para então propor um modelo de Happy Employee Journey. Trata-se de um estudo empírico quantitativo, compondo-se também em parte, de inquérito de natureza qualitativa, relativamente ao estudo de campo. A pesquisa foi organizada em 2 (duas) etapas de aplicação de questionários: a primeira composta por um questionário com perguntas qualitativas abertas, e a segunda por um questionário na Escala de Likert. Foram realizadas as análises fatorial exploratória e confirmatória. A employee experience (EX) traz o colaborador como foco central das decisões tomadas pela área de gestão de pessoas, com o objetivo de promover ações de crescimento e bem-estar das equipes na organização. Prestigiar a jornada do colaborador é o caminho verdadeiro para promover a experiência do trabalhador a uma experiência humana. Nesta perspectiva, idealizar um modelo de Happy Employee Journey é uma forma de construir uma cultura de felicidade organizacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21T00:00:00Z
2023-11-21
2024-01-04T12:20:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/6718
TID:203417682
url http://hdl.handle.net/11144/6718
identifier_str_mv TID:203417682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546636143886336