Capital Humano, Desenvolvimento Sustentável e Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27877 |
Resumo: | Em 2015, a Organização dos Nações Unidas aprova 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, deixando clara a necessidade de reforçar uma mudança de atitude que assegure o equilíbrio entre as dimensões económica, social e ambiental e apelando fortemente à integração de esforços e envolvimento dos diferentes atores da sociedade civil tendo em vista concretizar o objetivo principal da Agenda: assegurar direitos humanos iguais para todos. O conceito de desenvolvimento sustentável, comumente assente sobretudo nos pilares de capital ambiental, capital social e capital económico, deve assim reforçar a componente do capital humano (regra geral associada ao capital social), na medida em que todas as formas de capital assentam em valores a partir dos quais as decisões são tomadas. O capital humano, entendido como força motriz do desenvolvimento económico, bem-estar social e sustentabilidade ambiental, é fundamental para a aquisição do conhecimento necessário a uma maior tomada de consciência individual e coletiva, desempenhando um papel fundamental na forma como as sociedades se organizam e funcionam. O conhecimento adquirido através da educação é a base do desenvolvimento do capital humano, sem a qual não existe desenvolvimento sustentável. A investigação e a inovação são igualmente essenciais, pelo que as Instituições de Ensino Superior (IES) são indispensáveis ao nível do ensino, da investigação e da extensão, criando soluções conjuntas e inovadoras com outras instituições de investigação, com as comunidades e os cidadãos e com instituições públicas e privadas, que permitam ultrapassar os desafios que ainda hoje se colocam à conciliação entre produção e consumo, aumento da qualidade de vida e manutenção do ambiente local e global. Este artigo pretende explorar os conceitos e as relações que se estabelecem entre eles, e de que forma podem as IES constituir uma âncora indispensável ao desenvolvimento do conhecimento necessário à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. |
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Capital Humano, Desenvolvimento Sustentável e Ensino SuperiorCapital HumanoDesenvolvimento SustentávelEnsino SuperiorEm 2015, a Organização dos Nações Unidas aprova 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, deixando clara a necessidade de reforçar uma mudança de atitude que assegure o equilíbrio entre as dimensões económica, social e ambiental e apelando fortemente à integração de esforços e envolvimento dos diferentes atores da sociedade civil tendo em vista concretizar o objetivo principal da Agenda: assegurar direitos humanos iguais para todos. O conceito de desenvolvimento sustentável, comumente assente sobretudo nos pilares de capital ambiental, capital social e capital económico, deve assim reforçar a componente do capital humano (regra geral associada ao capital social), na medida em que todas as formas de capital assentam em valores a partir dos quais as decisões são tomadas. O capital humano, entendido como força motriz do desenvolvimento económico, bem-estar social e sustentabilidade ambiental, é fundamental para a aquisição do conhecimento necessário a uma maior tomada de consciência individual e coletiva, desempenhando um papel fundamental na forma como as sociedades se organizam e funcionam. O conhecimento adquirido através da educação é a base do desenvolvimento do capital humano, sem a qual não existe desenvolvimento sustentável. A investigação e a inovação são igualmente essenciais, pelo que as Instituições de Ensino Superior (IES) são indispensáveis ao nível do ensino, da investigação e da extensão, criando soluções conjuntas e inovadoras com outras instituições de investigação, com as comunidades e os cidadãos e com instituições públicas e privadas, que permitam ultrapassar os desafios que ainda hoje se colocam à conciliação entre produção e consumo, aumento da qualidade de vida e manutenção do ambiente local e global. Este artigo pretende explorar os conceitos e as relações que se estabelecem entre eles, e de que forma podem as IES constituir uma âncora indispensável ao desenvolvimento do conhecimento necessário à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/SOC/04647/2019» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Os autores agradecem o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (UID/ECO/04007/2019).IFB-Instituto Federal de Brasília2020-05-21T07:36:29Z2020-05-212020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27877http://hdl.handle.net/10174/27877porRamos, I. J., Lucas, M. R., & Rego, M. C. (2020). Capital Humano, Desenvolvimento Sustentável e Ensino Superior. In Anais 9ª Conferência FORGES – O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa, Brasília, 20-22 de novembro 2019 (pp. 244-255). Brasília: Instituto Federal de Brasília. ISBN: 978-65-990276-1-1.978-65-990276-1-1CEFAGE; Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento; Departamento de Economia; Departamento de Gestãoiar@uevora.ptmrlucas@uevora.ptmcpr@uevora.ptRamos, Isabel JoaquinaLucas, Maria RaquelRego, Maria da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:48.158484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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