Capital Humano, Desenvolvimento Sustentável e Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Isabel Joaquina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lucas, Maria Raquel, Rego, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27877
Resumo: Em 2015, a Organização dos Nações Unidas aprova 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, deixando clara a necessidade de reforçar uma mudança de atitude que assegure o equilíbrio entre as dimensões económica, social e ambiental e apelando fortemente à integração de esforços e envolvimento dos diferentes atores da sociedade civil tendo em vista concretizar o objetivo principal da Agenda: assegurar direitos humanos iguais para todos. O conceito de desenvolvimento sustentável, comumente assente sobretudo nos pilares de capital ambiental, capital social e capital económico, deve assim reforçar a componente do capital humano (regra geral associada ao capital social), na medida em que todas as formas de capital assentam em valores a partir dos quais as decisões são tomadas. O capital humano, entendido como força motriz do desenvolvimento económico, bem-estar social e sustentabilidade ambiental, é fundamental para a aquisição do conhecimento necessário a uma maior tomada de consciência individual e coletiva, desempenhando um papel fundamental na forma como as sociedades se organizam e funcionam. O conhecimento adquirido através da educação é a base do desenvolvimento do capital humano, sem a qual não existe desenvolvimento sustentável. A investigação e a inovação são igualmente essenciais, pelo que as Instituições de Ensino Superior (IES) são indispensáveis ao nível do ensino, da investigação e da extensão, criando soluções conjuntas e inovadoras com outras instituições de investigação, com as comunidades e os cidadãos e com instituições públicas e privadas, que permitam ultrapassar os desafios que ainda hoje se colocam à conciliação entre produção e consumo, aumento da qualidade de vida e manutenção do ambiente local e global. Este artigo pretende explorar os conceitos e as relações que se estabelecem entre eles, e de que forma podem as IES constituir uma âncora indispensável ao desenvolvimento do conhecimento necessário à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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