Prática de ensino supervisionada e o impacto das atividades de enriquecimento curricular no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carugati, Antonella Belen
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2577
Resumo: RESUMO O relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Numa primeira parte, apresentamos uma reflexão das vivências das práticas no estágio, que teve lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte deste relatório está destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres. Apresentamos, assim, um estudo intitulado “Prática de Ensino Supervisionada e o impacto das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, através das perspetivas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a execução da primeira parte do relatório, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo quantitativo, onde usámos o inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Com a nossa análise de dados, podemos concluir que os professores consideram que as Atividades de Enriquecimento Curricular influenciam nas atividades curriculares. Consideram, também, que as Atividades de Enriquecimento Curricular são importantes na formação global dos alunos e ainda que os alunos gostam destas atividades aderindo às mesmas. Relativamente à opinião dos pais, estes demonstram uma apreciação positiva das atividades, segundo a informação dada pelos professores.
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