Aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de competências com trabalho experimental e simulação computacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5786 |
Resumo: | A utilização das novas tecnologias em sala de aula tem-se tornado num tema com bastante relevância no universo educativo. O processo de introdução destes novos recursos, que parecem ser bem aceites pelos alunos, requer por parte dos professores algum cuidado na forma como os usam em sala de aula. Com o presente estudo pretende-se conhecer em que medida a utilização de simulações computacionais, como apoio às atividades experimentais, pode promover melhores aprendizagens e desenvolvimento de competências nos alunos. Para tal, foram usadas duas simulações computacionais, disponibilizadas gratuitamente na internet, como complemento às atividades experimentais de Física e de Química, em duas turmas do 11º ano de escolaridade. Após a utilização destas ferramentas no apoio às aulas experimentais, procedeuse à análise (i) dos registos feitos pelos alunos durante a utilização da simulação, (ii) da opinião dos alunos sobre o modo como a simulação foi inserida no contexto de sala de aula, (iii) dos resultados obtidos nos relatórios das atividades experimentais que foram complementadas com as simulações computacionais e (iv) dos resultados obtidos nas questões do teste de avaliação cujo tema tinha sido abordado com cada simulação computacional. De um modo geral, os alunos valorizaram e sentiram-se motivados com a introdução das TIC na sala de aula, levando-os a um maior empenhamento nas tarefas propostas pelo professor. Este tipo de atitudes conduziu a bons resultados por parte dos alunos, tanto nos relatórios das atividades experimentais, como nas questões dos testes de avaliação. Assim sendo, os resultados obtidos sugerem que a simulação computacional como apoio às atividades experimentais é uma ferramenta a ter em conta pelos intervenientes nos processos de ensino e de aprendizagem. Estas ferramentas proporcionam aulas atrativas, promovem o interesse e a dedicação por parte dos alunos, mas também beneficiam a aprendizagem de conceitos por parte dos mesmos. Por outro lado, o presente trabalho também proporcionou ao professor estagiário uma reflexão sobre o seu desempenho e evolução ao longo do estágio e uma nova experiência com o modo de ensinar, pois a utilização de simulações computacionais no apoio às aulas experimentais, que à partida parece simples, carece de bastantes cuidados por parte dos professores, na medida em que pode conduzir a situações completamente diferentes das esperadas inicialmente. |
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Após a utilização destas ferramentas no apoio às aulas experimentais, procedeuse à análise (i) dos registos feitos pelos alunos durante a utilização da simulação, (ii) da opinião dos alunos sobre o modo como a simulação foi inserida no contexto de sala de aula, (iii) dos resultados obtidos nos relatórios das atividades experimentais que foram complementadas com as simulações computacionais e (iv) dos resultados obtidos nas questões do teste de avaliação cujo tema tinha sido abordado com cada simulação computacional. De um modo geral, os alunos valorizaram e sentiram-se motivados com a introdução das TIC na sala de aula, levando-os a um maior empenhamento nas tarefas propostas pelo professor. Este tipo de atitudes conduziu a bons resultados por parte dos alunos, tanto nos relatórios das atividades experimentais, como nas questões dos testes de avaliação. Assim sendo, os resultados obtidos sugerem que a simulação computacional como apoio às atividades experimentais é uma ferramenta a ter em conta pelos intervenientes nos processos de ensino e de aprendizagem. Estas ferramentas proporcionam aulas atrativas, promovem o interesse e a dedicação por parte dos alunos, mas também beneficiam a aprendizagem de conceitos por parte dos mesmos. Por outro lado, o presente trabalho também proporcionou ao professor estagiário uma reflexão sobre o seu desempenho e evolução ao longo do estágio e uma nova experiência com o modo de ensinar, pois a utilização de simulações computacionais no apoio às aulas experimentais, que à partida parece simples, carece de bastantes cuidados por parte dos professores, na medida em que pode conduzir a situações completamente diferentes das esperadas inicialmente.The use of new technologies in the classroom has become a very relevant topic in the education. The introduction of these new resources, which seem to be well accepted by the students, requires some care from teachers in how they use them in the classroom. The present study aims to understand to what extent the use of computer simulations, to support experimental activities, can promote better learning and development of students’ skills. To this end, we used two computer simulations, freely available on the internet, as complements to experimental activities in Physics and Chemistry, in two 11th grade classes. After using these tools to support experimental lessons, we analyzed (i) the records made by students during the use of the simulation, (ii) the students' opinions on how the simulations were used in the context of the classroom, (iii) the results students obtained in the reports of the experimental activities that were supplemented with the computer simulations, and (iv) the results that students obtained in the questions on the formal assessment test, regarding the topics of each computer simulation. In general, the students appreciated and felt motivated with the introduction of ICT in the classroom, leading them to greater engagement in the tasks proposed by the teacher. These attitudes led students to good results, both in the reports of experimental activities, as well as in the questions in the formal assessment tests. The results suggest that using computer simulations to support experimental activities should be taken into account by the stakeholders in the processes of teaching and learning, since they can make lessons attractive, promote students’ interest and engagement, and also benefit conceptual learning. Moreover, this work also promoted the reflection of the trainee teacher about his own performance and progress and opportunities to experience new ways of teaching, because the use of computer simulations in support of experimental classes, which at first seems simple enough, requires that teachers take a lot of care, since it can lead to situations completely different from initially expected.2016-04-18T13:35:20Z2016-04-18T00:00:00Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5786porRibeiro, Rui André Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:52.097887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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