O impacto da implementação do processo de Bolonha na eficiência formativa do Instituto Politécnico de Santarém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Sofia Vitorino Sousa Vicente Simão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/800
Resumo: Dissertação, Mestrado, Gestão Pública, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2013
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spelling O impacto da implementação do processo de Bolonha na eficiência formativa do Instituto Politécnico de SantarémEmpregabilidadeEficiência FormativaDeclaração de BolonhaInstituto Politécnico de SantarémDissertação, Mestrado, Gestão Pública, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2013Nas últimas décadas as Instituições de Ensino Superior têm enfrentado grandes desafios tanto ao nível funcional como estrutural. O mais recente desafio tem por base a assinatura da Declaração de Bolonha que tem por objetivo a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior coeso, competitivo e atrativo. Como resposta, as Instituições adaptaram as suas missões a um ensino que se pretende ser reconhecido na qualidade e na excelência. A nossa investigação assenta numa extensão do trabalho de Veloso et al. (2010) “Factores, representações e práticas institucionais de promoção do sucesso escolar no Ensino Superior” e a nossa análise tem por base uma investigação alicerçada em técnicas quantitativas, de natureza descritiva e exploratória correlacional, tendo como objetivo aferir a eficiência formativa e o nível de empregabilidade do Instituto Politécnico de Santarém, analisando o seu impacto antes e após a implementação do Processo de Bolonha. A mensuração da eficiência formativa foi efetuada através da aplicação de indicadores de desempenho enquanto a mensuração do nível da empregabilidade teve como metodologia base o inquérito por questionário. Foi possível identificar algumas diferenças estatisticamente significativas ao nível da eficiência formativa e da empregabilidade entre os estudantes que terminaram a licenciatura antes e após a implementação do Processo de Bolonha. Os resultados evidenciam a existência de limitações decorrentes da atual conjuntura económica e social adversa à criação de emprego sentida, transversalmente, em todos os países da União Europeia. A monitorização contínua dos indicadores de desempenho pode assumir-se como fonte devantagem competitiva sustentável nas Instituições de Ensino Superior.Lopes, Ilídio TomásRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRodrigues, Maria Sofia Vitorino Sousa Vicente Simão2013-01-30T15:50:03Z2013-01-102013-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/800TID:201010089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:49Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:14.372046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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