Medidas de autoproteção no edifício CTT: novas perspetivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Ricardo Tiago Ginja
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38522
Resumo: Cada dia que passa a acessibilidade a dispositivos móveis com elevada capacidade computacional e transmissão de dados cresce, permitindo também o desenvolvimento de diversas tecnologias, onde se inclui a Realidade Aumentada. Com este projeto pretende-se alterar a forma como atualmente a formação em segurança contra incêndios é ministrada, em contexto de acolhimento de novos trabalhadores e no controlo e registo de meios de primeira intervenção, ao abrigo da necessidade de cumprimento legal. O contexto pandémico que atualmente se vive veio demonstrar de forma clara, a importância de se iniciar um novo ciclo nesta área, onde não são recomendadas formações em grupos numerosos e também criando uma diferenciação face ao tradicional e-learning. A abordagem seguida foi qualitativa, essencialmente efetuada através de consulta bibliográficas, documentação oficial (Diário da República), sustentada também em apoio de normas técnicas, consulta de livros técnicos da temática, documentação da empresa e plataformas digitais. Foram aplicados dois tipos de observação: a participante, com envolvência nas equipas de intervenção do Edifício CTT e, a não participante, com o acompanhamento das tarefas de controlo e registo dos meios de primeira intervenção. Foram criados dois protótipos, baseados totalmente em plataformas gratuitas, para demonstrar que existe possibilidade de inovar agregando diversas ferramentas disponíveis, sem que seja necessário despender qualquer valor monetário. A formação decorre em modo individual com a utilização do próprio dispositivo móvel. Demonstra-se assim que as produções de conteúdos digitais, incluindo a Realidade Aumentada, podem tornar, mesmo as formações individuais, em formações divertidas e cativantes. No tema de controlo e registos, desenvolveu-se um mecanismo que tornou a formação uniforme na verificação dos equipamentos, ficando mais simples e célere o processo de mitigação ou anulação da anomalia detetada, tanto no tratamento da informação como na transmissão da mesma. Por fim, nos trabalhos futuros indicam-se possíveis sugestões de continuidade deste projeto.
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A abordagem seguida foi qualitativa, essencialmente efetuada através de consulta bibliográficas, documentação oficial (Diário da República), sustentada também em apoio de normas técnicas, consulta de livros técnicos da temática, documentação da empresa e plataformas digitais. Foram aplicados dois tipos de observação: a participante, com envolvência nas equipas de intervenção do Edifício CTT e, a não participante, com o acompanhamento das tarefas de controlo e registo dos meios de primeira intervenção. Foram criados dois protótipos, baseados totalmente em plataformas gratuitas, para demonstrar que existe possibilidade de inovar agregando diversas ferramentas disponíveis, sem que seja necessário despender qualquer valor monetário. A formação decorre em modo individual com a utilização do próprio dispositivo móvel. Demonstra-se assim que as produções de conteúdos digitais, incluindo a Realidade Aumentada, podem tornar, mesmo as formações individuais, em formações divertidas e cativantes. No tema de controlo e registos, desenvolveu-se um mecanismo que tornou a formação uniforme na verificação dos equipamentos, ficando mais simples e célere o processo de mitigação ou anulação da anomalia detetada, tanto no tratamento da informação como na transmissão da mesma. Por fim, nos trabalhos futuros indicam-se possíveis sugestões de continuidade deste projeto.Every day we see an increase in the accessibility of mobile devices with high computational capacity and data transmission, also allowing the development of several new technologies, including Augmented Reality. The aim of this project is to change the way fire safety training is currently provided, in the context of welcoming new workers and in the context of control and registration of means of first intervention, according for legal compliance. The current pandemic context has clearly demonstrated the importance of implementing a new paradigm in relation to face-to-face and group training, also creating an interesting differentiation from traditional e-learning. The approach was qualitative, essentially carried out through bibliographic consultations, official documentation (Diário da República), also supported in technical standards, as well as consultation of technical books on the subject, company documentation and digital platforms. Two types of observation were applied: the participant, with involvement in the intervention teams of the CTT Building and the non- participant, with the monitoring of the control and registration tasks of the first intervention means. Thus, a prototype was created, based entirely on free platforms, to demonstrate that there is a possibility to innovate by adding several available tools, without having to spend any monetary value. Training takes place individually using the mobile device itself. Demonstrating that digital content productions, including Augmented Reality, can turn even individual trainings into fun and engaging learning. In the area of control and records, a mechanism was developed that made training uniform in the verification of equipment, making the process of mitigating or canceling the detected anomaly simpler and faster, both in the treatment of information and in the transmission of the same. Finally, in future works, some possible suggestions are referred aiming the development of this project.Coelho, LuísRepositório ComumVentura, Ricardo Tiago Ginja2022-01-03T13:44:38Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38522TID:202826791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:58.178515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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