Aproveitamento industrial da borracha reciclada de pneus usados : (a reciclagem do resíduo 160103 da L.E.R.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Paulo da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7102
Resumo: Disertação de Mestrado em Gestão Ambiental
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spelling Aproveitamento industrial da borracha reciclada de pneus usados : (a reciclagem do resíduo 160103 da L.E.R.)628.477.6678.065Disertação de Mestrado em Gestão AmbientalAs actuais sociedades de elevado conforto estão a descartar um pneu de cerca de 9 a 10kg, por habitante e por ano. Estes pneus não são um resíduo perigoso, mas a sua forma traz problemas sanitários e dificuldades importantes na sua disposição final. Além de que, se impropriamente armazenados, podem incendiar-se acidentalmente tornando-se num problema ambiental grave. O processamento deste resíduo é um dilema, já que o valor intrínseco dos bens que o constituem são altos, mas o seu aproveitamento cria dificuldades logísticas e tecnológicas que fazem com que os processos de reciclagem tenham custos elevados. Os pneus são constituídos essencialmente por borrachas, natural e sintéticas, vulcanizadas e o processo de vulcanização faz com que o reaproveitamento dos seus constituintes originais seja impossível, quer pela impossibilidade de reverter o processo de vulcanização quer pela impossibilidade de separar da matriz molecular criada os restantes componentes. Esta dificuldade é acrescida dada a disparidade das naturezas dos materiais utilizados no fabrico do pneu. Os governos dos países mais desenvolvidos têm criado por via legislativa, ambientes propícios a uma correcta disposição final deste resíduo. Nos Estados Unidos da América o caminho seguido tem sido o de procurar influenciar o mercado, na Europa a opção preferida tem sido a de responsabilizar o fabricante do bem pelo eliminar do resíduo, de forma ambientalmente correcta. Tende a considerar-se, na Europa, que o poluidor é quem produz o bem e não quem o utiliza. Portugal não foge a esta regra e tem tido algum pioneirismo na procura de soluções. A opção em Portugal foi a de obrigar os produtores a constituir uma Entidade Gestora do Sistema de Gestão de Pneus Usados. No presente trabalho analisa-se a legislação que implementa o Sistema de Gestão de Pneus Usados, a sua praticabilidade, oportunidade, limites e incoerências. Compara-se a solução adoptada em Portugal com as soluções implementadas noutros países. É, ainda, avaliada a utilização de técnicas industriais de baixo custo e fácil implementação que permitam o consumo do granulado de borracha resultante da reciclagem dos pneus, em grandes quantidades e que possam representar soluções ambiental e economicamente eficientes para a valorização destes reciclados.Present comfort demanding societies are throwing away one tyre, weighing 9 to 10kg, per inhabitant per year. These tyres are not considered a dangerous residue, but its shape brings sanitary problems and important difficulties to its final destination. Furthermore, if inadequately stored, they can accidentally get on fire becoming a serious problem for the environment and public health. Processing this residue is a dilemma, the inherent constituents are valuable, but the technologic and logistics difficulties of the recovery process make the recycling process a very expensive one. Tyres are mainly made of vulcanized rubber, natural and synthetic ones, and these constituents recovery is impossible once the vulcanization process takes place. It is also impossible to recover the other ingredients, from the molecular network created on vulcanizing. This difficulty is augmented due to the nature and variety of the materials used to build the tyre. The governments in the most developed countries have been creating, through legislation, favorable conditions to a correct disposal of these residues. While in the United States of America the chosen way has been to influence the market, in Europe the preferred option has been to make the good’s producer liable for the residue elimination in an environmental friendly way. In Europe the polluter is considered to be the producer of the good, not the user. Portugal has been a pioneer in the search for solutions. The option has been to force the producers to create one only society for managing an extended producers responsibility framework called “SGPU - Sistema de Gestão de Pneus Usados” (Used Tyre Management System). In this work the legislation that implements the Portuguese SGPU is analyzed considering its feasibility, opportunity, limits and incoherencies. The solution chosen in Portugal is compared with options from other countries. In this work it is also evaluated the use of industrial low cost techniques and easy procedures which could allow for the consumption of huge amounts of rubber resulting from tyre recycling and represent economical and environmental efficient solutions for the valorization of these recycled.Actualmente, los países desarrollados generan residuos de neumáticos a un ratio aproximado de 9 a 10kg, por habitante y por año. Estos neumáticos no son un residuo peligroso, pero su forma aporta problemas sanitarios y dificultades importantes en su reciclado final. Y, además, si no se almacenan de forma apropiada, pueden incendiarse accidentalmente tornándose un problema medioambiental grave. El procesamiento de este residuo es un dilema, porque el valor intrínseco de los materiales con que se fabrica es alto, pero su aprovechamiento genera dificultades logísticas y tecnológicas que suponen un alto coste en los procesos de reciclado. Los neumáticos son fabricados esencialmente, por goma vulcanizada, natural y sintética y el proceso de vulcanización hace con que el reaprovechamiento de las materias primas originales sea imposible, bien por la imposibilidad de revertir el proceso, bien por la imposibilidad de separar de la matriz molecular creada los demás componentes utilizados en la fabricación del neumático. Los gobiernos de los países mas desarrollados han creado vía legislativa, ambientes propicios a un reciclado óptimo de este residuo. En Estados Unidos el camino seguido ha sido el de influir en los consumidores, mientras que en Europa la opción elegida es responsabilizar al fabricante del producto de la eliminación del mismo al final de su vida útil por procedimientos medioambientalmente correctos. En Europa se considera que el contaminador es quién produce el bien y no quien lo usa. Portugal como país miembro de la Unión Europea también sigue esta regla y es pionero en la búsqueda de soluciones. La opción de Portugal ha sido obligar a los productores a crear una Sociedad encargada del sistema de gestión de neumáticos usados (Entidad Gestora). En lo presente estudio se analizada la legislación portuguesa que implementa el Sistema de Gestão de Pneus Usados (sistema de gestión de neumáticos usados de Portugal), su funcionamiento, oportunidad, límites e incoherencias. Por otro lado se compara la solución escogida por Portugal con las soluciones implementadas en otros países. Por último se estudia la utilización de técnicas industriales de bajo coste y fácil implementación que permitan el consumo de granulado de caucho resultante de la reciclaje.Cramez, M. C.Universidade do MinhoCampos, Paulo da Silva2007-04-182007-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:23.014326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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