Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marisa Maria dos Santos Mendes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2448
Resumo: O estudo que apresentamos analisa o caso de dois alunos com um passado de insucesso escolar e que inverteram suas trajectórias de vida escolar para o sucesso escolar. Tem como principal objectivo investigar a influência da interacção professor-aluno e as expectativas do professor – efeito Pigmalião na produção do desempenho escolar. No processo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa interpretativa por se tratar de histórias de vida (re)contadas por diversos actores (aluno, pais, professores, etc). A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas de 1º Ciclo: uma em Portugal do Ensino Básico e outra no Brasil do Ensino Fundamental, frequentadas por alunos pertencentes às classes sociais desfavorecidas. Os dados da pesquisa foram obtidos através de uma grande diversidade de fontes: entrevistas, documentos oficiais das escolas e dos alunos, fichas de avaliação, textos escritos pelos alunos, relatórios, relatos, conversas informais e notas de trabalho de campo. De um modo geral, verifica-se que os dois casos de estudo apresentam pontos de similitude de opinião dos intervenientes no processo ensino-aprendizagem que, embora em continentes distantes com culturas distintas, não só identificam o “efeito professor” na produção do sucesso escolar como, também, apontam para este ser um factor decisivo na transformação do aluno. Verificou-se que a importância da relação professor-aluno que se estende à família (positivamente) e as expectativas do professor (que se reflectem no aluno e na família) contribuem para o sucesso escolar do aluno.
id RCAP_499b5da54230a38c88a65ebb1c9a7c7a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professorsucesso escolarinteracçãoefeito Pigmaliãotransformaçãoeducational achievementinteractionPygmalion effecttransformationO estudo que apresentamos analisa o caso de dois alunos com um passado de insucesso escolar e que inverteram suas trajectórias de vida escolar para o sucesso escolar. Tem como principal objectivo investigar a influência da interacção professor-aluno e as expectativas do professor – efeito Pigmalião na produção do desempenho escolar. No processo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa interpretativa por se tratar de histórias de vida (re)contadas por diversos actores (aluno, pais, professores, etc). A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas de 1º Ciclo: uma em Portugal do Ensino Básico e outra no Brasil do Ensino Fundamental, frequentadas por alunos pertencentes às classes sociais desfavorecidas. Os dados da pesquisa foram obtidos através de uma grande diversidade de fontes: entrevistas, documentos oficiais das escolas e dos alunos, fichas de avaliação, textos escritos pelos alunos, relatórios, relatos, conversas informais e notas de trabalho de campo. De um modo geral, verifica-se que os dois casos de estudo apresentam pontos de similitude de opinião dos intervenientes no processo ensino-aprendizagem que, embora em continentes distantes com culturas distintas, não só identificam o “efeito professor” na produção do sucesso escolar como, também, apontam para este ser um factor decisivo na transformação do aluno. Verificou-se que a importância da relação professor-aluno que se estende à família (positivamente) e as expectativas do professor (que se reflectem no aluno e na família) contribuem para o sucesso escolar do aluno.The study we present focuses on the cases of two students who lacked educational achievement and who were able to change their performance and to succeed. Its main goal is to analyse the implications of the teacher-student relationship and of the teacher‟s expectations – the Pygmalion effect towards the student‟s performance at school. A qualitative and interpretative methodology was used for analysing these cases, once we were dealing with life stories told and retold by different actors (student, parents, teachers, etc.). This research was developed in two elementary schools: one in Portugal and the other one in Brazil and which are attended by students who belong to low social settings. The data were obtained through a variety of sources: interviews, official documents from the school and from the students, assessments and texts written by students, reports, statements, informal talks and field study notes. In a general way, these two study cases show points of similarity in what concerns the interveners‟ opinion on the teaching and learning process. Although they live in distant continents with different cultures, they have not only identified “the teacher‟s effect” in their educational achievement at school but they have also mentioned it as a decisive factor for the student‟s transformation, It is clear that the importance of the teacher-student relationship which is seen in the family (in a positive way) and of the teacher‟s expectations (which reflect themselves in the student and in the family) contribute to the student‟s educational achievement.2011-03-11T14:33:24Z2011-03-11T00:00:00Z2011-03-112009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2448porAlves, Marisa Maria dos Santos Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:21.683137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
title Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
spellingShingle Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
Alves, Marisa Maria dos Santos Mendes
sucesso escolar
interacção
efeito Pigmalião
transformação
educational achievement
interaction
Pygmalion effect
transformation
title_short Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
title_full Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
title_fullStr Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
title_full_unstemmed Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
title_sort Do insucesso ao sucesso escolar: a acção do professor
author Alves, Marisa Maria dos Santos Mendes
author_facet Alves, Marisa Maria dos Santos Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marisa Maria dos Santos Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv sucesso escolar
interacção
efeito Pigmalião
transformação
educational achievement
interaction
Pygmalion effect
transformation
topic sucesso escolar
interacção
efeito Pigmalião
transformação
educational achievement
interaction
Pygmalion effect
transformation
description O estudo que apresentamos analisa o caso de dois alunos com um passado de insucesso escolar e que inverteram suas trajectórias de vida escolar para o sucesso escolar. Tem como principal objectivo investigar a influência da interacção professor-aluno e as expectativas do professor – efeito Pigmalião na produção do desempenho escolar. No processo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa interpretativa por se tratar de histórias de vida (re)contadas por diversos actores (aluno, pais, professores, etc). A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas de 1º Ciclo: uma em Portugal do Ensino Básico e outra no Brasil do Ensino Fundamental, frequentadas por alunos pertencentes às classes sociais desfavorecidas. Os dados da pesquisa foram obtidos através de uma grande diversidade de fontes: entrevistas, documentos oficiais das escolas e dos alunos, fichas de avaliação, textos escritos pelos alunos, relatórios, relatos, conversas informais e notas de trabalho de campo. De um modo geral, verifica-se que os dois casos de estudo apresentam pontos de similitude de opinião dos intervenientes no processo ensino-aprendizagem que, embora em continentes distantes com culturas distintas, não só identificam o “efeito professor” na produção do sucesso escolar como, também, apontam para este ser um factor decisivo na transformação do aluno. Verificou-se que a importância da relação professor-aluno que se estende à família (positivamente) e as expectativas do professor (que se reflectem no aluno e na família) contribuem para o sucesso escolar do aluno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-03-11T14:33:24Z
2011-03-11T00:00:00Z
2011-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2448
url http://hdl.handle.net/10071/2448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134700292276224