Satisfação dos Utentes com o acompanhamento COVID-19 numa Unidade de Saúde Familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13250 |
Resumo: | Introdução: A COVID-19 mudou drasticamente o dia-a-dia das Unidades de Cuidados de Saúde Primários, obrigando as equipas de saúde a investirem em práticas de telessaúde e a reajustarem a sua atividade. Em Portugal, o Médico e o Enfermeiro de Família foram os principais responsáveis pelo acompanhamento em ambulatório dos utentes com COVID-19, sem critérios de gravidade, até terem alta clínica. Já existem vários estudos que fizeram a análise da relação entre as tradicionais consultas presenciais e a satisfação dos utentes, mas são poucos os que avaliam a experiência do utente com as teleconsultas, particularmente no acompanhamento por suspeita ou infeção COVID-19. Objetivos: Avaliar o grau de satisfação dos utentes da USF Santa Joana com o acompanhamento COVID-19, determinando em que medida as doenças associadas, a autoavaliação do estado de saúde, o otimismo, o género, a idade, as habilitações literárias, a situação profissional e o resultado do teste à COVID-19 influenciam os diferentes índices de satisfação. Metodologia: Realizou-se um estudo quantitativo, observacional, descritivo e analítico, aplicando um questionário com questões previamente validadas, aos utentes da USF Santa Joana, com suspeita ou infeção COVID-19, de novembro de 2020 a junho de 2021. O estudo foi aprovado previamente por duas comissões de ética. Resultados: Dos 779 utentes acompanhados no período do estudo, foram enviados os questionários a 400 utentes selecionados aleatoriamente, tendo respondido 56,8% (n=227). Destes, 39,4% classificaram a satisfação global com os cuidados recebidos como excelente, 25,7% como muito boa e 22,0% como boa. Das variáveis em estudo, enquanto hipotéticos determinantes da satisfação, realçam-se as que influenciaram a generalidade dos indicadores da satisfação: habilitações literárias, autoavaliação do estado de saúde, otimismo dos utentes e o resultado do teste à COVID-19. Discussão e Conclusão: A satisfação dos utentes com o acompanhamento COVID-19 foi alta, realçando a importância do mesmo como uma componente essencial da resposta médica à COVID-19, contribuindo para a mudança de paradigma nos cuidados de saúde decorrente desta pandemia: o maior recurso à telessaúde. O estudo serve também de ponto de partida para a implementação de uma metodologia semelhante que efetuada noutras áreas, poderá contribuir para o aumento da qualidade da gestão das unidades de saúde. |
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Satisfação dos Utentes com o acompanhamento COVID-19 numa Unidade de Saúde FamiliarCovid-19Satisfação dos UtentesTelemedicinaUnidade de Saúde FamiliarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de SaúdeIntrodução: A COVID-19 mudou drasticamente o dia-a-dia das Unidades de Cuidados de Saúde Primários, obrigando as equipas de saúde a investirem em práticas de telessaúde e a reajustarem a sua atividade. Em Portugal, o Médico e o Enfermeiro de Família foram os principais responsáveis pelo acompanhamento em ambulatório dos utentes com COVID-19, sem critérios de gravidade, até terem alta clínica. Já existem vários estudos que fizeram a análise da relação entre as tradicionais consultas presenciais e a satisfação dos utentes, mas são poucos os que avaliam a experiência do utente com as teleconsultas, particularmente no acompanhamento por suspeita ou infeção COVID-19. Objetivos: Avaliar o grau de satisfação dos utentes da USF Santa Joana com o acompanhamento COVID-19, determinando em que medida as doenças associadas, a autoavaliação do estado de saúde, o otimismo, o género, a idade, as habilitações literárias, a situação profissional e o resultado do teste à COVID-19 influenciam os diferentes índices de satisfação. Metodologia: Realizou-se um estudo quantitativo, observacional, descritivo e analítico, aplicando um questionário com questões previamente validadas, aos utentes da USF Santa Joana, com suspeita ou infeção COVID-19, de novembro de 2020 a junho de 2021. O estudo foi aprovado previamente por duas comissões de ética. Resultados: Dos 779 utentes acompanhados no período do estudo, foram enviados os questionários a 400 utentes selecionados aleatoriamente, tendo respondido 56,8% (n=227). Destes, 39,4% classificaram a satisfação global com os cuidados recebidos como excelente, 25,7% como muito boa e 22,0% como boa. Das variáveis em estudo, enquanto hipotéticos determinantes da satisfação, realçam-se as que influenciaram a generalidade dos indicadores da satisfação: habilitações literárias, autoavaliação do estado de saúde, otimismo dos utentes e o resultado do teste à COVID-19. Discussão e Conclusão: A satisfação dos utentes com o acompanhamento COVID-19 foi alta, realçando a importância do mesmo como uma componente essencial da resposta médica à COVID-19, contribuindo para a mudança de paradigma nos cuidados de saúde decorrente desta pandemia: o maior recurso à telessaúde. O estudo serve também de ponto de partida para a implementação de uma metodologia semelhante que efetuada noutras áreas, poderá contribuir para o aumento da qualidade da gestão das unidades de saúde.Introduction: COVID-19 has drastically changed the daily life of Primary Health Care Units, forcing health teams to invest in telehealth practices and readjust their activity. In Portugal, the Family Physicians and Nurses were the main responsible for the follow-up of outpatients with COVID-19, without severity criteria, until they were discharged from the clinic. There are already several studies that analyzed the relationship between traditional face-to-face consultations and user satisfaction, but there are few that evaluate the users’ experience with teleconsultations in the follow-up for suspected or COVID-19 infection. Objectives: To assess the level of satisfaction of USF Santa Joana users with COVID19 monitoring, determining the extent to which associated diseases, self-assessment of health status, optimism, gender, age, educational qualifications, professional situation, and result of the COVID-19 test influence the different indexes of satisfaction. Methodology: A quantitative, observational, descriptive and analytical study was carried out, applying a questionnaire with previously validated questions, to users of USF Santa Joana, with suspected or infected COVID-19, from November 2020 to June 2021. The study was previously approved by two ethics committees. Results: Of the 779 users followed up during the study period, the questionnaires were sent to 400 users selected randomly and 56,8% responded (n=227). Of these, 39,4% rated the overall satisfaction with the care received as excellent, 25.7% as very good and 22,0% as good. Of the variables under study, as hypothetical determinants of satisfaction, those that influenced most of the indicators of satisfaction stand out: educational qualifications, self-assessment of health status, users’ optimism and the result of the COVID-19 test. Discussion and Conclusion: The users’ satisfaction with COVID-19 monitoring was high, emphasizing its importance as an essential component of the medical response to COVID-19, contributing to the paradigm shift in health care resulting from this pandemic: the greatest resource of telehealth. The study also serves as a starting point for the implementation of a similar methodology which, carried out in other areas, may contribute to an increase in the quality of the management of health units.Alves, Helena Maria BaptistaMarques, Maria João Pereira Peres RochauBibliorumAmaral, Leonor Jota Pereira Cabral2023-02-22T14:28:54Z2022-12-202022-10-102022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13250TID:203226550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:43.112279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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