The missing study: a characterization of peer education practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11017 |
Resumo: | As intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social |
id |
RCAP_49bd85c2808d510f2f486d615dabb091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The missing study: a characterization of peer education practiceEducação pelos paresCaracterização da intervençãoPortugalPeer educationCharacterizationODS::03:Saúde de QualidadeODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesAs intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção socialPeer education interventions have grown significantly in recent decades, but sociological studies on the subject are limited. To respond to this need, we carried out an exhaustive inventory and characterization of 67 peer education projects developed in Portugal. The information given by the project managers was processed using a content analysis technique. This practice is growing, benefiting from public and private promotion. Although it has demonstrated some efficacy, further improvements can be made. The characterization undertaken allowed us to build a typology that summarizes this practice and that can be useful for researchers and practitioners in a context of globalization of risks and increased social intervention and reflexivity.Cies-IscteRepositório AbertoSilva, MaraDelerue Matos, AliceHenriques, Susana2021-08-09T13:23:47Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11017engSilva, M., Delarue Matos, A., Henriques, S. (2021). The missing study: a characterization of Peer Education practice. Sociologia, Problemas e Práticas, 96, 59-73.0873-6529https://doi.org/10.7458/SPP20219615298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:32.333104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The missing study: a characterization of peer education practice |
title |
The missing study: a characterization of peer education practice |
spellingShingle |
The missing study: a characterization of peer education practice Silva, Mara Educação pelos pares Caracterização da intervenção Portugal Peer education Characterization ODS::03:Saúde de Qualidade ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
The missing study: a characterization of peer education practice |
title_full |
The missing study: a characterization of peer education practice |
title_fullStr |
The missing study: a characterization of peer education practice |
title_full_unstemmed |
The missing study: a characterization of peer education practice |
title_sort |
The missing study: a characterization of peer education practice |
author |
Silva, Mara |
author_facet |
Silva, Mara Delerue Matos, Alice Henriques, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Delerue Matos, Alice Henriques, Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mara Delerue Matos, Alice Henriques, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pelos pares Caracterização da intervenção Portugal Peer education Characterization ODS::03:Saúde de Qualidade ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Educação pelos pares Caracterização da intervenção Portugal Peer education Characterization ODS::03:Saúde de Qualidade ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
As intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09T13:23:47Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11017 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, M., Delarue Matos, A., Henriques, S. (2021). The missing study: a characterization of Peer Education practice. Sociologia, Problemas e Práticas, 96, 59-73. 0873-6529 https://doi.org/10.7458/SPP20219615298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cies-Iscte |
publisher.none.fl_str_mv |
Cies-Iscte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135093650882560 |