The missing study: a characterization of peer education practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Delerue Matos, Alice, Henriques, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11017
Resumo: As intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social
id RCAP_49bd85c2808d510f2f486d615dabb091
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The missing study: a characterization of peer education practiceEducação pelos paresCaracterização da intervençãoPortugalPeer educationCharacterizationODS::03:Saúde de QualidadeODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesAs intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção socialPeer education interventions have grown significantly in recent decades, but sociological studies on the subject are limited. To respond to this need, we carried out an exhaustive inventory and characterization of 67 peer education projects developed in Portugal. The information given by the project managers was processed using a content analysis technique. This practice is growing, benefiting from public and private promotion. Although it has demonstrated some efficacy, further improvements can be made. The characterization undertaken allowed us to build a typology that summarizes this practice and that can be useful for researchers and practitioners in a context of globalization of risks and increased social intervention and reflexivity.Cies-IscteRepositório AbertoSilva, MaraDelerue Matos, AliceHenriques, Susana2021-08-09T13:23:47Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11017engSilva, M., Delarue Matos, A., Henriques, S. (2021). The missing study: a characterization of Peer Education practice. Sociologia, Problemas e Práticas, 96, 59-73.0873-6529https://doi.org/10.7458/SPP20219615298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:32.333104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The missing study: a characterization of peer education practice
title The missing study: a characterization of peer education practice
spellingShingle The missing study: a characterization of peer education practice
Silva, Mara
Educação pelos pares
Caracterização da intervenção
Portugal
Peer education
Characterization
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short The missing study: a characterization of peer education practice
title_full The missing study: a characterization of peer education practice
title_fullStr The missing study: a characterization of peer education practice
title_full_unstemmed The missing study: a characterization of peer education practice
title_sort The missing study: a characterization of peer education practice
author Silva, Mara
author_facet Silva, Mara
Delerue Matos, Alice
Henriques, Susana
author_role author
author2 Delerue Matos, Alice
Henriques, Susana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mara
Delerue Matos, Alice
Henriques, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pelos pares
Caracterização da intervenção
Portugal
Peer education
Characterization
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Educação pelos pares
Caracterização da intervenção
Portugal
Peer education
Characterization
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description As intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09T13:23:47Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11017
url http://hdl.handle.net/10400.2/11017
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, M., Delarue Matos, A., Henriques, S. (2021). The missing study: a characterization of Peer Education practice. Sociologia, Problemas e Práticas, 96, 59-73.
0873-6529
https://doi.org/10.7458/SPP20219615298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cies-Iscte
publisher.none.fl_str_mv Cies-Iscte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135093650882560