Gestão de conflitos, confiança e satisfação em grupos de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Sara Raquel Santiago
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2687
Resumo: O presente trabalho visa contribuir para o desenvolvimento do estudo da relação entre as seguintes três variáveis, analisadas a partir da perceção de elementos de várias equipas de trabalho: estratégias de gestão de conflitos, indicadores de confiança e satisfação com a equipa. Para tal, foi desenvolvido um estudo não-experimental, com recolha de dados através de questionários autoadministrados a membros de diferentes equipas de trabalho. A amostra do estudo é constituída por 249 sujeitos, pertencentes a 94 equipas de 45 organizações diferentes. Em termos gerais, os resultados mostraram-nos que, ao nível da associação entre as estratégias gestão de conflitos e a satisfação com a equipa, de entre as quatro estratégias estudadas (integração, evitamento, acomodação e domínio), três revelaram ser preditoras da satisfação com a equipa, tendo-se observado uma relação positiva entre a integração e a satisfação com a equipa e o evitamento e a mesma variável, e uma relação negativa entre o domínio e a satisfação com a equipa. Já relativamente à associação entre as variáveis confiança e satisfação com a equipa, pudemos verificar que dos quatro indicadores de confiança (confiabilidade percebida, comportamentos cooperativos, propensão para confiar e comportamentos de monitorização) analisados, a confiabilidade percebida e os comportamentos cooperativos prediziam positivamente a satisfação com a equipa. Por último, relativamente associação entre as várias estratégias de gestão de conflitos e os quatro indicadores de confiança, constatou-se que existiam diferenças estatisticamente significativas que mostram que a presença dos diferentes indicadores de confiança prediz também, a utilização de diferentes estratégias de gestão de conflitos. Assim, as dimensões integração e evitamento mostraram predizer de forma positiva a propensão para confiar, enquanto o domínio mostrou predizer a mesma variável de forma negativa. Já relativamente às variáveis confiabilidade percebida e comportamentos cooperativos observou-se que em ambos os casos a utilização da estratégia de gestão de conflitos integração predizia as mesmas variáveis de forma positiva, enquanto o domínio predizia as variáveis de forma negativa. Finalmente a dimensão comportamentos de monitorização, mostrou-se ser predita somente de forma positiva pela variável domínio. Após a apresentação dos resultados, terminamos o presente estudo com a indicação dos seus contributos, limitações e sugestões para investigações futuras.
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Em termos gerais, os resultados mostraram-nos que, ao nível da associação entre as estratégias gestão de conflitos e a satisfação com a equipa, de entre as quatro estratégias estudadas (integração, evitamento, acomodação e domínio), três revelaram ser preditoras da satisfação com a equipa, tendo-se observado uma relação positiva entre a integração e a satisfação com a equipa e o evitamento e a mesma variável, e uma relação negativa entre o domínio e a satisfação com a equipa. Já relativamente à associação entre as variáveis confiança e satisfação com a equipa, pudemos verificar que dos quatro indicadores de confiança (confiabilidade percebida, comportamentos cooperativos, propensão para confiar e comportamentos de monitorização) analisados, a confiabilidade percebida e os comportamentos cooperativos prediziam positivamente a satisfação com a equipa. Por último, relativamente associação entre as várias estratégias de gestão de conflitos e os quatro indicadores de confiança, constatou-se que existiam diferenças estatisticamente significativas que mostram que a presença dos diferentes indicadores de confiança prediz também, a utilização de diferentes estratégias de gestão de conflitos. Assim, as dimensões integração e evitamento mostraram predizer de forma positiva a propensão para confiar, enquanto o domínio mostrou predizer a mesma variável de forma negativa. Já relativamente às variáveis confiabilidade percebida e comportamentos cooperativos observou-se que em ambos os casos a utilização da estratégia de gestão de conflitos integração predizia as mesmas variáveis de forma positiva, enquanto o domínio predizia as variáveis de forma negativa. Finalmente a dimensão comportamentos de monitorização, mostrou-se ser predita somente de forma positiva pela variável domínio. Após a apresentação dos resultados, terminamos o presente estudo com a indicação dos seus contributos, limitações e sugestões para investigações futuras.The present work aims to contribute to the development of the study of the relationship between the following three variables, analyzed from the perception of elements of several work teams: conflict management strategies, trust and satisfaction indicators with team. To this end, we developed a non-experimental study, with data collection through selfadministered questionnaires to members of different teams. The sample consists of 249 subjects, belonging to 94 teams of 45 different organizations. In general, the results showed us that concerning to the level of association between conflict management strategies and satisfaction with the team, among the four studied strategies (integration, avoidance, accommodation and mastery), three were found to be predictors of satisfaction with team, having observed a positive relationship between integration and satisfaction with team, and the avoidance with the same variable, and a negative relationship between the mastery and satisfaction with team. Regarding the association between the variables trust and satisfaction with team, we could verify that the four indicators of trust analyzed (perceived reliability, cooperative behaviors, propensity to trust and behavior monitoring), the perceived reliability and cooperative behaviors positively predicted satisfaction with team. Finally, regarding the association between the various strategies for conflict managing and the four indicators of trust, it was found that there were statistically significant differences showing that the presence of different confidence indicators also predicts the use of different strategies for managing conflicts. Thus, the dimensions of integration and avoidance revealed positively predict the propensity to trust, while mastery showed predicting the same variable in a negative way. Concerning the variables perceived reliability and cooperative behavior was observed that in both cases the use of conflict management integration strategy predicted the same variables in a positive manner, while the mastery predicted variables negatively. Finally, the behavior monitoring dimension, shown to be positively predicted only by the variable mastery. After presenting the results, we end this study with an indication of its contributions, limitations and suggestions for future research.Alves, Marta Sofia Lopes PereirauBibliorumPais, Sara Raquel Santiago2014-11-25T16:35:55Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:19.883940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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