Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reimão, Joana Valente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33367
Resumo: O presente estudo surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e aborda os padrões e o modo como a sua exploração contribui para a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático, nos contextos de creche e jardim de infância. Identifiquei como principal objetivo da investigação compreender e analisar o modo como crianças de creche e de jardim de infância evidenciam aspetos da emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático no contexto de atividades com padrões. Deste objetivo decorreram as seguintes questões que orientaram todo o trabalho desenvolvido: (i) Que aspetos associados à emergência do pensamento algébrico se identificam em atividades com padrões realizadas por crianças da creche e do jardim de infância?; (ii) Que aspetos do raciocínio matemático associado ao pensamento algébrico se destacam em atividades com padrões realizadas por crianças da creche e do jardim de infância? A fundamentação teórica inclui a discussão e aprofundamento de temáticas essenciais, tais como: o pensamento algébrico e a sua relação com o trabalho com padrões; os padrões nas orientações curriculares para a educação de infância: o raciocínio matemático e o raciocínio matemático nos primeiros anos. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação. Os participantes foram três crianças de creche e doze de jardim de infância, que se envolveram na realização de um conjunto de tarefas espontâneas e/ou selecionadas, para potenciar a temática em estudo. Os principais métodos de recolha de dados foram a observação participante, incluindo notas de campo, conversas informais e registos multimédia (vídeos e fotografias) e a pesquisa documental. Ainda na metodologia descrevo os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. A análise dos dados permitiu realçar que é possível envolver crianças de creche e de jardim de infância em tarefas de exploração de padrões, algumas espontâneas, outras propostas por mim. As crianças de creche evidenciaram ser capazes de lidar com padrões de repetição do tipo AB, destacando-se o inventar e continuar um padrão, e identificar a unidade de repetição de um padrão. No jardim de infância, todas as crianças envolvidas no estudo foram capazes de inventar e continuar um padrão, de identificar a unidade de repetição e de quantas vezes esta se repetia numa sequência. Por fim, uma criança do jardim de infância evidenciou ainda compreender o que é um padrão de crescimento e como continuá-lo. Relativamente ao raciocínio matemático, durante a exploração de padrões, as crianças evidenciaram utilizar processos, ainda emergentes, nomeadamente a generalização e a justificação. Em síntese, este estudo possibilitou perceber que o trabalho com padrões permite às crianças da creche e do jardim de infância desenvolver o seu pensamento algébrico e, simultaneamente, o raciocínio matemático.
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Deste objetivo decorreram as seguintes questões que orientaram todo o trabalho desenvolvido: (i) Que aspetos associados à emergência do pensamento algébrico se identificam em atividades com padrões realizadas por crianças da creche e do jardim de infância?; (ii) Que aspetos do raciocínio matemático associado ao pensamento algébrico se destacam em atividades com padrões realizadas por crianças da creche e do jardim de infância? A fundamentação teórica inclui a discussão e aprofundamento de temáticas essenciais, tais como: o pensamento algébrico e a sua relação com o trabalho com padrões; os padrões nas orientações curriculares para a educação de infância: o raciocínio matemático e o raciocínio matemático nos primeiros anos. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação. Os participantes foram três crianças de creche e doze de jardim de infância, que se envolveram na realização de um conjunto de tarefas espontâneas e/ou selecionadas, para potenciar a temática em estudo. Os principais métodos de recolha de dados foram a observação participante, incluindo notas de campo, conversas informais e registos multimédia (vídeos e fotografias) e a pesquisa documental. Ainda na metodologia descrevo os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. A análise dos dados permitiu realçar que é possível envolver crianças de creche e de jardim de infância em tarefas de exploração de padrões, algumas espontâneas, outras propostas por mim. As crianças de creche evidenciaram ser capazes de lidar com padrões de repetição do tipo AB, destacando-se o inventar e continuar um padrão, e identificar a unidade de repetição de um padrão. No jardim de infância, todas as crianças envolvidas no estudo foram capazes de inventar e continuar um padrão, de identificar a unidade de repetição e de quantas vezes esta se repetia numa sequência. Por fim, uma criança do jardim de infância evidenciou ainda compreender o que é um padrão de crescimento e como continuá-lo. Relativamente ao raciocínio matemático, durante a exploração de padrões, as crianças evidenciaram utilizar processos, ainda emergentes, nomeadamente a generalização e a justificação. Em síntese, este estudo possibilitou perceber que o trabalho com padrões permite às crianças da creche e do jardim de infância desenvolver o seu pensamento algébrico e, simultaneamente, o raciocínio matemático.The present study emerges in the scope of the Preschool Master’s Degree whose subject is the patterns and the way them contribute to the emergency of algebraic thinking and mathematical reasoning in the nursery and kindergarten context. I identified as the investigation main goal to understand and to analyse the way how nursery and kindergarten children point different aspects of the emergency of algebraic thinking and mathematical reasoning in the context of pattern activities. From this objective occurs the follow questions which orientate all the developed work: (i) What aspects associated to the emergency of algebraic thinking can be identified in the pattern activities carried out by nursery and kindergarten children? (ii) What aspects of the mathematical reasoning associated to the algebraic thinking stand out in activities with patterns carried out by nursery and kindergarten children? The theoretical substantiation includes the discussion and deepening of the essential topics, such as: the algebraic thinking and its relationship with the pattern work; the patterns in the curricular orientations for the childhood education: the mathematical reasoning and the mathematical reasoning in the first years. In the methodologic point of view, the study fits in interpretative paradigm and it follows a qualitative approach of investigation-action. Three nursery children and twelve kindergarten children underwent a set of spontaneous and/or selected tasks to potentiate the study´s topic. The main data collection methods were the participant observation, including field notes, informal conversations, multimedia records (videos and photography’s) and documental research. Additionally, I describe the educational context, including a brief presentation of each institution, the routines implemented by the educators and the characterization of the involved children. The data analysis allowed to emphasize that is possible to involve nursery and kindergarten children in pattern exploration tasks, some spontaneous, other proposed by me. The nursery children evince to be capable to deal with type AB repeating patterns, highlighting the capacity to invent and to continue a pattern, and to identify the repetition unit of the pattern. In the other side, in the kindergarten, all children involved in the study were capable of inventing and continuing a pattern, and of identifying the repetition unit of the pattern, as well as quantify the number of times each sequence repeats. Ultimately, one kindergarten children show to understand what a growth pattern is and how to continue it. Relatively to the mathematical reasoning, during the pattern exploration, the children demonstrate to use processes, still emerging, namely the generalization and the justification. In summary, this study enabled to understand that the work with patterns allows nursery and kindergarten children to develop your algebraic thinking and, simultaneously, the mathematical reasoning.Mendes, FátimaRepositório ComumReimão, Joana Valente2020-09-21T13:26:06Z2020-072020-092020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33367TID:202579522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:28.933137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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