Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão no processo de planeamento diário de rotas de uma startup portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39844 |
Resumo: | O presente documento descreve o trabalho realizado na startup LUGGit, cujo principal objetivo consistiu na melhoria do processo de planeamento diário das rotas, crítico para a prestação do serviço. Com a reabertura do turismo ao Mundo após a pandemia do COVID-19, existe um grande aumento na procura pelos vários produtos e serviços neste setor. Este fator, aliado à grande competitividade que a globalização trouxe aos mercados, torna imperativo que empresas neste setor se encontrem bem estruturadas e possuam a devida capacidade de modo a suportar este aumento de forma eficiente e rentável. Nesse sentido, foi feita uma analise ao estado atual a um dos processos mais críticos para a correta prestação do serviço que a LUGGit oferece, onde foi possível identificar os pricipais problemas e lacunas, que serviram de base para o desenvolvimento de um problema de otimização combinatória. O problema consistiu numa variante do VRP, que foi construído com o atual processo em mente, de forma a replicar a realidade operacional o melhor possível e obter, desta forma, rotas ajustadas ao problema do dia-à-dia. Após a construção do modelo, foram feitas várias comparações entre o output do modelo e o processo atual, onde foram verificadas melhorias significativas na qualidade do output das rotas, com reduções nos tempoes de viagem em volta dos 12%. Além destas melhorias na qualidade do output, o novo processo é também mais objetivo e potencialmente mais rápido, caso os dados venham previamente modelados. |
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Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão no processo de planeamento diário de rotas de uma startup portuguesaVRPCOPO presente documento descreve o trabalho realizado na startup LUGGit, cujo principal objetivo consistiu na melhoria do processo de planeamento diário das rotas, crítico para a prestação do serviço. Com a reabertura do turismo ao Mundo após a pandemia do COVID-19, existe um grande aumento na procura pelos vários produtos e serviços neste setor. Este fator, aliado à grande competitividade que a globalização trouxe aos mercados, torna imperativo que empresas neste setor se encontrem bem estruturadas e possuam a devida capacidade de modo a suportar este aumento de forma eficiente e rentável. Nesse sentido, foi feita uma analise ao estado atual a um dos processos mais críticos para a correta prestação do serviço que a LUGGit oferece, onde foi possível identificar os pricipais problemas e lacunas, que serviram de base para o desenvolvimento de um problema de otimização combinatória. O problema consistiu numa variante do VRP, que foi construído com o atual processo em mente, de forma a replicar a realidade operacional o melhor possível e obter, desta forma, rotas ajustadas ao problema do dia-à-dia. Após a construção do modelo, foram feitas várias comparações entre o output do modelo e o processo atual, onde foram verificadas melhorias significativas na qualidade do output das rotas, com reduções nos tempoes de viagem em volta dos 12%. Além destas melhorias na qualidade do output, o novo processo é também mais objetivo e potencialmente mais rápido, caso os dados venham previamente modelados.The following document describes the work carried out at the startup LUGGit, whose main objective was to improve the daily route planning process, critical for correctly providing the service. With the reopening of tourism to the world after the COVID-19 pandemic, there is a huge increase in demand for the various products and services in this sector. This factor, combined with the great competitiveness that globalization has brought to the markets, makes it imperative that companies in this sector are well structured and have the necessary capacity to support this increase in an efficient and profitable way. In this sense, an analysis was made of the current state of one of the most critical processes for the correct provision of the service that LUGGit offers, where it was possible to identify the main problems and gaps, which served as the basis for the development of a combinatorial optimization problem. . The problem consisted of a variant of the VRP, which was built with the current process in mind, in order to replicate the operational reality as best as possible and thus obtain routes adjusted to the day-to-day problem. After the construction of the model, several comparisons were made between the output of the model and the current process, where significant improvements were verified in the quality of the output of the routes, with reductions in travel times around 12%. In addition to these improvements in the output quality, the new process is also more objective and potentially faster, if the data is previously modeled.2025-07-13T00:00:00Z2023-07-11T00:00:00Z2023-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39844porOliveira, Gonçalo Filipe Vieirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:04Zoai:ria.ua.pt:10773/39844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:00.646417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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