A decision support system in shuttle service managing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27923 |
Resumo: | The transport sector is an important field in it is worth investing time to find new solutions aimed at making vehicle routes more efficient in terms of time and petrol consumption. The solution presented in this dissertation tries to help a small shuttle company to manage their shuttles, drivers and customer requests, but could be generalised as a solution to a bigger shuttle company. The implemented system uses Artificial Intelligence techniques by representing the drivers attribution as a constraint satisfaction optimisation problem. Drivers have a start location, start times and vehicle capacity. Service constraints are the pick up and drop off locations, times, and service weight (weight of baggage and passengers). All these constraints generate a branch of the well known vehicle routing problem by adding time windows, capacity and multiple depot constraints. The system uses constraint optimisation tools that aim to return an optimised schedule given a list of shuttle company drivers and shuttle services; SUMÀRIO: Sistema de suporte à decisão na gestão de serviços de tranfers O sector dos transportes é bastante importante e vale a pena investir tempo para encontrar novas soluções com o objectivo de fazer o escalonamento de veículos mais eficiente, em termos de tempo e também consumo de combustíveis. A solução apresentada nesta dissertação, tenta ajudar uma pequena companhia de transferes a gerir a sua frota, condutores e pedidos de clientes, mas pode ser generalizada sendo uma solução para companhias de transferes maiores. O sistema implementado utiliza técnicas de inteligência artificial para representar a atribuição de serviços aos condutores como um problema de satisfação de restrições. Os condutores têm como atributos uma localização inicial, um tempo de começo de serviço e a capacidade do veiculo como restrições. Os serviços têm como restrições o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo de partida e também um peso associado, isto é, o peso de bagagem e número de passageiros. Todas estas restrições geram um ramo do bem conhecido problema do caixeiroviajante adicionando restrições: de peso, janelas de tempo e também de múltiplos depósitos. O sistema utiliza ferramentas de optimização de restrições, no qual o objectivo é retornar um escalonamento optimizado, dada uma lista de condutores e uma lista de serviços de transferes. |
id |
RCAP_67e8f5afa052988ee5a00a55d8d0bf90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/27923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A decision support system in shuttle service managingAIVRPCSPOptimizationAutomatic SchedulingThe transport sector is an important field in it is worth investing time to find new solutions aimed at making vehicle routes more efficient in terms of time and petrol consumption. The solution presented in this dissertation tries to help a small shuttle company to manage their shuttles, drivers and customer requests, but could be generalised as a solution to a bigger shuttle company. The implemented system uses Artificial Intelligence techniques by representing the drivers attribution as a constraint satisfaction optimisation problem. Drivers have a start location, start times and vehicle capacity. Service constraints are the pick up and drop off locations, times, and service weight (weight of baggage and passengers). All these constraints generate a branch of the well known vehicle routing problem by adding time windows, capacity and multiple depot constraints. The system uses constraint optimisation tools that aim to return an optimised schedule given a list of shuttle company drivers and shuttle services; SUMÀRIO: Sistema de suporte à decisão na gestão de serviços de tranfers O sector dos transportes é bastante importante e vale a pena investir tempo para encontrar novas soluções com o objectivo de fazer o escalonamento de veículos mais eficiente, em termos de tempo e também consumo de combustíveis. A solução apresentada nesta dissertação, tenta ajudar uma pequena companhia de transferes a gerir a sua frota, condutores e pedidos de clientes, mas pode ser generalizada sendo uma solução para companhias de transferes maiores. O sistema implementado utiliza técnicas de inteligência artificial para representar a atribuição de serviços aos condutores como um problema de satisfação de restrições. Os condutores têm como atributos uma localização inicial, um tempo de começo de serviço e a capacidade do veiculo como restrições. Os serviços têm como restrições o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo de partida e também um peso associado, isto é, o peso de bagagem e número de passageiros. Todas estas restrições geram um ramo do bem conhecido problema do caixeiroviajante adicionando restrições: de peso, janelas de tempo e também de múltiplos depósitos. O sistema utiliza ferramentas de optimização de restrições, no qual o objectivo é retornar um escalonamento optimizado, dada uma lista de condutores e uma lista de serviços de transferes.Universidade de Évora2020-06-24T16:49:52Z2020-06-242020-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/27923http://hdl.handle.net/10174/27923TID:202486206porDepartamento de Informáticajotaldeano@gmail.com498Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Toméinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:53.332109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A decision support system in shuttle service managing |
title |
A decision support system in shuttle service managing |
spellingShingle |
A decision support system in shuttle service managing Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé AI VRP CSP Optimization Automatic Scheduling |
title_short |
A decision support system in shuttle service managing |
title_full |
A decision support system in shuttle service managing |
title_fullStr |
A decision support system in shuttle service managing |
title_full_unstemmed |
A decision support system in shuttle service managing |
title_sort |
A decision support system in shuttle service managing |
author |
Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé |
author_facet |
Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AI VRP CSP Optimization Automatic Scheduling |
topic |
AI VRP CSP Optimization Automatic Scheduling |
description |
The transport sector is an important field in it is worth investing time to find new solutions aimed at making vehicle routes more efficient in terms of time and petrol consumption. The solution presented in this dissertation tries to help a small shuttle company to manage their shuttles, drivers and customer requests, but could be generalised as a solution to a bigger shuttle company. The implemented system uses Artificial Intelligence techniques by representing the drivers attribution as a constraint satisfaction optimisation problem. Drivers have a start location, start times and vehicle capacity. Service constraints are the pick up and drop off locations, times, and service weight (weight of baggage and passengers). All these constraints generate a branch of the well known vehicle routing problem by adding time windows, capacity and multiple depot constraints. The system uses constraint optimisation tools that aim to return an optimised schedule given a list of shuttle company drivers and shuttle services; SUMÀRIO: Sistema de suporte à decisão na gestão de serviços de tranfers O sector dos transportes é bastante importante e vale a pena investir tempo para encontrar novas soluções com o objectivo de fazer o escalonamento de veículos mais eficiente, em termos de tempo e também consumo de combustíveis. A solução apresentada nesta dissertação, tenta ajudar uma pequena companhia de transferes a gerir a sua frota, condutores e pedidos de clientes, mas pode ser generalizada sendo uma solução para companhias de transferes maiores. O sistema implementado utiliza técnicas de inteligência artificial para representar a atribuição de serviços aos condutores como um problema de satisfação de restrições. Os condutores têm como atributos uma localização inicial, um tempo de começo de serviço e a capacidade do veiculo como restrições. Os serviços têm como restrições o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo de partida e também um peso associado, isto é, o peso de bagagem e número de passageiros. Todas estas restrições geram um ramo do bem conhecido problema do caixeiroviajante adicionando restrições: de peso, janelas de tempo e também de múltiplos depósitos. O sistema utiliza ferramentas de optimização de restrições, no qual o objectivo é retornar um escalonamento optimizado, dada uma lista de condutores e uma lista de serviços de transferes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-24T16:49:52Z 2020-06-24 2020-06-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/27923 http://hdl.handle.net/10174/27923 TID:202486206 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/27923 |
identifier_str_mv |
TID:202486206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Informática jotaldeano@gmail.com 498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136660970012672 |