Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31995 |
Resumo: | A aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico. |
id |
RCAP_49e30e3f30cb6fe0bdec586a8aa1dd55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31995 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagemAcademic performance in clinical teaching and classroom frequency: a study with nursing studentsAssiduidadeEstudantes de enfermagemRendimento académicoAttendanceNursing studentsAcademic achievementA aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.The learning of the students of the higher education has determined by the interconnection of several factors, among them, the frequency to the classes, which is a predictor of academic success. This cross-sectional, descriptive and correlational study, carried out with nursing students of a Higher School of Health, has as main objective to know the relation between the frequency of classes and the academic performance in the clinical teaching of students of the Nursing Degree Course. The results at first show that there is no statistically significant relationship between the frequency of classes and the performance in each clinical teaching. However, by aggregating the number of absences into categories, the results show that students with higher attendance are those who reach significantly higher scores than students with less attendance. It can was concluded that the most frequent students are those who can obtain a better academic performance in clinical teaching.Instituto Politécnico de SantarémVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, JúliaFigueiredo, Amélia SimõesVieira, Margarida2021-02-10T09:08:45Z2018-12-212021-02-09T19:54:53Z2018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31995por2182-9608cv-prod-22665110.25746/ruiips.v6.i2.16124info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:49.315303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem Academic performance in clinical teaching and classroom frequency: a study with nursing students |
title |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem Santos, Júlia Assiduidade Estudantes de enfermagem Rendimento académico Attendance Nursing students Academic achievement |
title_short |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_full |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_sort |
Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem |
author |
Santos, Júlia |
author_facet |
Santos, Júlia Figueiredo, Amélia Simões Vieira, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Amélia Simões Vieira, Margarida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Júlia Figueiredo, Amélia Simões Vieira, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assiduidade Estudantes de enfermagem Rendimento académico Attendance Nursing students Academic achievement |
topic |
Assiduidade Estudantes de enfermagem Rendimento académico Attendance Nursing students Academic achievement |
description |
A aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 2018-12-21T00:00:00Z 2021-02-10T09:08:45Z 2021-02-09T19:54:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/31995 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/31995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 cv-prod-226651 10.25746/ruiips.v6.i2.16124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131974748602368 |