Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Figueiredo, Amélia Simões, Vieira, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31995
Resumo: A aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.
id RCAP_49e30e3f30cb6fe0bdec586a8aa1dd55
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagemAcademic performance in clinical teaching and classroom frequency: a study with nursing studentsAssiduidadeEstudantes de enfermagemRendimento académicoAttendanceNursing studentsAcademic achievementA aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.The learning of the students of the higher education has determined by the interconnection of several factors, among them, the frequency to the classes, which is a predictor of academic success. This cross-sectional, descriptive and correlational study, carried out with nursing students of a Higher School of Health, has as main objective to know the relation between the frequency of classes and the academic performance in the clinical teaching of students of the Nursing Degree Course. The results at first show that there is no statistically significant relationship between the frequency of classes and the performance in each clinical teaching. However, by aggregating the number of absences into categories, the results show that students with higher attendance are those who reach significantly higher scores than students with less attendance. It can was concluded that the most frequent students are those who can obtain a better academic performance in clinical teaching.Instituto Politécnico de SantarémVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, JúliaFigueiredo, Amélia SimõesVieira, Margarida2021-02-10T09:08:45Z2018-12-212021-02-09T19:54:53Z2018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31995por2182-9608cv-prod-22665110.25746/ruiips.v6.i2.16124info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:49.315303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
Academic performance in clinical teaching and classroom frequency: a study with nursing students
title Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
spellingShingle Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
Santos, Júlia
Assiduidade
Estudantes de enfermagem
Rendimento académico
Attendance
Nursing students
Academic achievement
title_short Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
title_full Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
title_fullStr Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
title_sort Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem
author Santos, Júlia
author_facet Santos, Júlia
Figueiredo, Amélia Simões
Vieira, Margarida
author_role author
author2 Figueiredo, Amélia Simões
Vieira, Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Júlia
Figueiredo, Amélia Simões
Vieira, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Assiduidade
Estudantes de enfermagem
Rendimento académico
Attendance
Nursing students
Academic achievement
topic Assiduidade
Estudantes de enfermagem
Rendimento académico
Attendance
Nursing students
Academic achievement
description A aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2018-12-21T00:00:00Z
2021-02-10T09:08:45Z
2021-02-09T19:54:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31995
url http://hdl.handle.net/10400.14/31995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
cv-prod-226651
10.25746/ruiips.v6.i2.16124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131974748602368