A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana Isabel Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7663
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_49e99c8cf286a218e88e5fde7996b1a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7663
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola ProfissionalDançaVídeo-dançaComposição coreográficaSite-specificDanceVideodanceChoreographic compositionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.Para evidenciar a importância da utilização das novas tecnologias no desenvolvimento do ensino vocacional de dança, mais especificamente, no âmbito da composição coreográfica, projetou-se um estágio profissionalizante, tendo como base a metodologia investigação-ação. Inerente a este estágio, encontra-se a elaboração de um relatório final previsto no Regulamento do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança. É neste contexto que surge a prática de lecionação realizada no ano letivo de 2015/2016, com a turma do 2º ano de dança, do curso profissional de intérprete de dança contemporânea, do Balleteatro Escola Profissional. Este estágio teve como principal objetivo recorrer ao uso das novas tecnologias para estimular e desenvolver um processo de composição coreográfica, criando um canal interdisciplinar criativo, uma simbiose entre o vídeo e a dança. Neste sentido, na disciplina Oficina de Dança recorreu-se ao trabalho em modo site-specific, isto é, partiu-se do espaço da Estação de São Bento para criar uma obra coreográfica, cuja captação de imagens possibilitasse a conceção de um trabalho final de vídeo-dança, intitulado Linha Amarela. Este processo culminou na realização e apresentação final de uma Instalação no Coliseu do Porto, aberta a toda a comunidade escolar. Através do método qualitativo, recorreu-se a técnicas como o inquérito e a observação para fundamentar e tirar conclusões de todo o trabalho desenvolvido, sendo de realçar o impacto positivo que este projeto teve na aquisição de novas competências e descobertas por parte dos alunos.ABSTRACT: In order to highlight the importance of the use of new technologies in the development of the vocational dance education, specifically in what concerns choreographic composition, a professional traineeship, based on the action-research methodology, recently took place. Inherent to it is the preparation of a probationary report, as established in the Regulation of the College of Dance’s Master in Dance Education. It thus arises the practice of teaching carried out in the academic year of 2015/2016, with the 2nd year dance class, within the professional course of contemporary dance interpreter of the Vocational School Balleteatro. This traineeship aimed to resort to the use of new technologies as to stimulate and develop a process of choreographic composition, generating a creative interdisciplinary channel, a symbiosis of video and dance. We therefore worked, within the Dance Workshop subject, in site-specific mode: the São Bento train station was used as the starting point from where a choreographic work was created, enabling the capture of images which allowed the conception of a final video-dance endeavor, entitled “Yellow Line”. This process culminated in the final completion and presentation of an Installation at the Oporto Coliseum, open to the whole school community. To support and draw conclusions from all the work that was developed we resorted, through the qualitative method, to techniques such as survey and structured observation which also allowed us to realize the positive impact that this project had in the acquisition of new skills and findings by the students.Marques, Ana SilvaRCIPLPereira, Susana Isabel Marques2017-12-06T16:26:55Z2016-11-072016-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7663TID:201338599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:33.282637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
title A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
spellingShingle A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
Pereira, Susana Isabel Marques
Dança
Vídeo-dança
Composição coreográfica
Site-specific
Dance
Videodance
Choreographic composition
title_short A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
title_full A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
title_fullStr A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
title_full_unstemmed A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
title_sort A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola Profissional
author Pereira, Susana Isabel Marques
author_facet Pereira, Susana Isabel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Silva
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Susana Isabel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Vídeo-dança
Composição coreográfica
Site-specific
Dance
Videodance
Choreographic composition
topic Dança
Vídeo-dança
Composição coreográfica
Site-specific
Dance
Videodance
Choreographic composition
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-07
2016-11-07T00:00:00Z
2017-12-06T16:26:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7663
TID:201338599
url http://hdl.handle.net/10400.21/7663
identifier_str_mv TID:201338599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426118295552