A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Ana Filipa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12596
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_e4a8b726118a9f99abeca2942d3685ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12596
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de ArtesTécnica de dança contemporâneaComposição coreográficaSite-specificEspaço performativoPerceção espacialCurso básico de dançaContemporary Dance TechniqueChoreographic compositionSite-specificPerformative spaceSpatial perceptionBasic dance courseRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente relatório pretende apresentar o desenvolvimento do estágio, realizado no ano letivo de 2019/2020, nas Unidades Curriculares Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (8ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado com alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes (OL|CA). A temática do estágio surgiu, numa primeira instância, da crescente solicitação à instituição para participação e apresentação de trabalhos coreográficos em contextos informais, muito presentes no panorama do Ensino Artístico Nacional. Num segundo plano, assomou com o intuito de desenvolver, no Ensino Artístico Especializado, corpos versáteis, preparados para enfrentar o mercado de trabalho. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no sentido de promover a perceção e consciência do espaço não convencional, quer em estúdio quer no exterior do mesmo e até nas habitações dos alunos. Pretendeu-se ainda promover o desenvolvimento artístico, criativo e o interesse sobre o trabalho de Composição Coreográfica com os alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança da mesma instituição. A intervenção foi efetivada na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, onde foram aplicadas estratégias pedagógicas advindas dos princípios da metodologia de Investigação-Ação. A seleção dos instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, vídeo, inquérito por questionário e diários de bordo, permitiram recolher dados sobre a dinâmica de grupo, a capacidade de improvisação e criação e a perceção e consciencialização das competências espaciais dos alunos. Dadas as circunstâncias, apesar da pandemia do SARS-CoV-2 (Covid-19) e do desenvolvimento do estágio ter sofrido alterações, concluiu-se que os alunos adquiriram competências de perceção espacial, compreendendo o que é a criação em site-specific.ABSTRACT - This study aims to report the stages of the internship project, scheduled for the academic year 2019/2020, in the Curricular Units Stage I and II, within the scope of the Master's Degree in Dance Teaching (8th edition), taught by Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa. The internship was implemented with students of the 5th year of the Basic Dance Course of Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes (OL|CA). The theme of the internship arises in view of the growing request for participation in informal contexts, very present in the panorama of current National Artistic Education, and with the aim of developing in Artistic Specialized Education versatile bodies, prepared to face the job market. The pedagogical intervention was developed in order to promote the perception and awareness of the unconventional space, either in the studio or outside it and even in the students' homes. It also promoted the artistic, creative development and interest in the work of choreographic composition with 5th year students of the Basic Dance Course at the same institution. The intervention was carried out in the discipline of Contemporary Dance Technique (TDCT), where pedagogical strategies were applied, arising from the principles of the Action-Research methodology. The selection of data collection instruments such as observation grids,video, questionnaire survey and logbook, allowed data to be collected on the group dynamic,ability to improvise and create and the perception and awareness of spatial skills of the students. Given the circumstances, despite the SARS-CoV-2 (Covid-19) pandemic and the culmination of the internship having undergone changes, it is concluded that students acquired spatial perception skills, understanding what is site-specificInstituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaFernandes, JoãoRCIPLPedro, Ana Filipa2021-01-08T11:46:56Z2020-12-022020-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12596TID:202558444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:05:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:39.197671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
title A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
spellingShingle A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
Pedro, Ana Filipa
Técnica de dança contemporânea
Composição coreográfica
Site-specific
Espaço performativo
Perceção espacial
Curso básico de dança
Contemporary Dance Technique
Choreographic composition
Site-specific
Performative space
Spatial perception
Basic dance course
title_short A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
title_full A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
title_fullStr A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
title_full_unstemmed A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
title_sort A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
author Pedro, Ana Filipa
author_facet Pedro, Ana Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Ana Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea
Composição coreográfica
Site-specific
Espaço performativo
Perceção espacial
Curso básico de dança
Contemporary Dance Technique
Choreographic composition
Site-specific
Performative space
Spatial perception
Basic dance course
topic Técnica de dança contemporânea
Composição coreográfica
Site-specific
Espaço performativo
Perceção espacial
Curso básico de dança
Contemporary Dance Technique
Choreographic composition
Site-specific
Performative space
Spatial perception
Basic dance course
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2020-12-02T00:00:00Z
2021-01-08T11:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12596
TID:202558444
url http://hdl.handle.net/10400.21/12596
identifier_str_mv TID:202558444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133475647782912