O efeito da musica ambiente no comportamento do consumidor : o caso dos restaurantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepúlveda, Filipa Maria da Cruz Filipe
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10292
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling O efeito da musica ambiente no comportamento do consumidor : o caso dos restaurantesmarketing de serviçosmúsica ambienteatmosferamarketing sensorialestímulos ambientaismarketing em restaurantesservices marketingambient musicatmospheresensory marketingenvironmental stimulimarketing in restaurantsMestrado em MarketingO presente estudo visa investigar qual o impacto que a presença de música ambiente e respectivas variações do tempo da música, num ambiente de restaurante, tem junto do comportamento do consumidor, averiguando se é, ou não, uma ferramenta de marketing eficaz. Através de uma abordagem metódica e quantitativa, ir-se-á investigar se a presença de música ambiente e as suas respectivas variações no tempo afectam positivamente o tempo que os consumidores passam no interior do espaço e quais os seus diferentes tipos de gastos. Para isso, foi conduzida uma experiência, num restaurante situado na zona de Miraflores, onde durante 3 semanas se utilizou a técnica de observação para estudar os comportamentos dos consumidores nas 3 condições de estudo: sem música ambiente, com música ambiente de tempo lento e com música ambiente de tempo rápido. Embora os resultados obtidos não permitam validar muitos dos objectivos propostos na presente investigação, verificou-se que muitas das variáveis alvo de estudo, sofreram ligeiras melhorias aquando a presença de música ambiente e em alguns casos mais concretos, aquando da presença de música ambiente com tempo lento.The following paper aims to explore which is the impact that the presence of environmental music and its respective variations in tempo over a restaurant environment has on consumer behavior, and to check whether or not, it can act as an effective marketing tool. Throughout an exhaustive fact based analysis, it will be investigated if the presence of environmental music, with its variations in tempo, affects positively the time spent inside the restaurant, and which are the impacts over the different spending categories. With that vision in mind, it was conducted an experiment, in a restaurant located on Miraflores, Lisbon area, where during three weeks, the observation method was used to study the consumer behavior on the 3 study conditions: without environmental music, with slow tempo environmental music and finally, with fast tempo environmental music. Although the results obtained did not allowed to validate much of the objectives proposed by the investigation, it was worth of note that plenty of the variables that were studied suffered slight improvements when subjected to environmental music, and in some cases with the use of slow tempo environmental music.Instituto Superior de Economia e GestãoRepositório da Universidade de LisboaSepúlveda, Filipa Maria da Cruz Filipe2015-11-27T11:31:54Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10292porSepúlveda, Filipa Maria da Cruz Filipe (2011). "O efeito da musica ambiente no comportamento do consumidor : o caso dos restaurantes". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:44.828577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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