A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara João Barros da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/2233
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_26b43c56899bf41ae80de0b6bc8a2549
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidoraroma ambientemarketing de serviçosmarketing olfactivoestímulos ambientaisatmosfera da lojaambient scentservices marketingolfactory marketingenvironmental stimulistore environmentMestrado em MarketingO presente estudo visa determinar se a aplicação do aroma ambiente como estímulo ambiental num ambiente de loja real se trata de uma ferramenta de marketing eficaz, capaz de influenciar os comportamentos e atitudes do consumidor. Trata-se de um estímulo cada vez mais utilizado pelos retalhistas, a fim de conseguirem distinguir¬se da concorrência e oferecer uma experiência de compra única. Através de uma estratégia de investigação quantitativa iremos investigar se a presença do perfume da marca Mango como aroma ambiente afecta positivamente as respostas e avaliações dos consumidores no seu próprio ambiente de compra. Para isso foi conduzida uma experiência numa loja de vestuário da cadeia espanhola Mango na qual desenvolvemos 2 condições de estudo, sem estímulo versus com estímulo olfactivo. Durante 28 dias de estudo procedemos à aplicação de 600 questionários presenciais. Os nossos resultados não permitiram validar muitos dos objectivos propostos na presente investigação. No entanto, verificámos que de uma forma geral os indicadores sofreram ligeiras melhorias aquando a presença do estímulo olfactivo. Destacamos o facto das percepções sobre o ambiente de loja revelarem um impacto significativo nas percepções sobre a qualidade do produto exposto nesse mesmo ambiente. A ausência de resultados positivos da influência do estímulo olfactivo sobre as avaliações do ambiente de loja e qualidade da oferta nos estados emocionais do consumidor e ainda sobre os seus gastos poderá ser explicada pela natureza do próprio perfume da marca que foi aqui usado como aroma ambiente. Talvez a grande limitação deste estudo seja o próprio aroma utilizado pois, apesar de se tratar de um perfume da marca e como tal congruente com a oferta exposta, trata-se de um perfume de uso pessoal o que poderá ter sido inapropriado e dificultado a formulação de respostas positivas por parte do consumidor.This study aims to determine whether the use of ambient scent as environmental stimuli in a real store environment is a powerful marketing tool, capable of influencing behavior and consumer attitudes. This is a stimulus increasingly used by retailers to differentiate from the competition and offer a unique shopping experience. Through a strategy of quantitative research we will investigate whether the presence of the Mango perfume positively affects the responses and evaluations of consumers in their own shopping environment. An experiment was carried out in a clothing store of the Spanish chain Mango. Two groups were studied, one subject to olfactory stimuli and the other not. During 28 days 600 questionnaires were administered via a face-to-face interview. Our results do not validate most of the objectives proposed in this research, though we found indicators were slightly improved in the presence of olfactory stimuli. It was found, nonetheless, that perceptions of the store environment have a significant impact on perceptions of the quality of product displayed. The fact that some hypotheses were not confirmed, including the influence of olfactory stimuli on evaluations of the shopping environment and quality of product, may be explained by the nature of the used scent. Although the perfume is consistent with the offer in store, this is intended for personal use and thus may be inappropriate for ambient scent.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, José ManuelRepositório da Universidade de LisboaCosta, Sara João Barros da2010-08-10T15:16:50Z2010-072010-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2233porCosta, Sara João Barros da. 2010. "A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:33:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:17.447050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
title A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
spellingShingle A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
Costa, Sara João Barros da
aroma ambiente
marketing de serviços
marketing olfactivo
estímulos ambientais
atmosfera da loja
ambient scent
services marketing
olfactory marketing
environmental stimuli
store environment
title_short A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
title_full A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
title_fullStr A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
title_full_unstemmed A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
title_sort A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor
author Costa, Sara João Barros da
author_facet Costa, Sara João Barros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sara João Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv aroma ambiente
marketing de serviços
marketing olfactivo
estímulos ambientais
atmosfera da loja
ambient scent
services marketing
olfactory marketing
environmental stimuli
store environment
topic aroma ambiente
marketing de serviços
marketing olfactivo
estímulos ambientais
atmosfera da loja
ambient scent
services marketing
olfactory marketing
environmental stimuli
store environment
description Mestrado em Marketing
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-10T15:16:50Z
2010-07
2010-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/2233
url http://hdl.handle.net/10400.5/2233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Sara João Barros da. 2010. "A fragrância da marca como aroma ambiente: estudo exploratório dos seus efeitos no consumidor". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130978254323712