A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25226 |
Resumo: | Este Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado nos estágios anuais de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa; a Componente Reflexiva. A Componente Investigativa evidencia um conjunto de sessões planeadas com o propósito de melhorar a compreensão da operação divisão inteira dos alunos da turma de estágio do 3.º ano, do 1.º CEB. A divisão é, de facto, a operação que mais dificuldades traz aos alunos, porque o seu ensino se centra, muitas vezes, nas regras e mnemónicas que não têm significado para os alunos. Neste sentido, indagou-se qual seria o ambiente de aprendizagem e quais os artefactos que poderiam ajudar os alunos a compreenderem, de forma significativa, os procedimentos do algoritmo desta operação. O principal objetivo deste estudo foi criar e implementar uma experiência de ensino usando a modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o material multibásico como material didático, para promover a compreensão dos alunos sobre os sentidos e os procedimentos de algoritmos informais associados à representação usual do algoritmo da divisão inteira no 3.º ano, do 1.º CEB. Assim, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através de registos escritos da professora estagiária, construídos através da observação participante, das produções escritas dos alunos, bem como através de registos fotográficos. As conclusões desta investigação indicam que este ambiente de aprendizagem, associado à representação ativa do MAB, promoveram melhorias significativas ao nível da compreensão da divisão, nomeadamente nos procedimentos do algoritmo informal e nos sentidos da operação divisão. Além disso, a implementação deste ambiente de aprendizagem permitiu que o aluno tenha problematizado e investigado, através da matemática, variadas tarefas que se incluem no seu contexto. A Componente Reflexiva inclui duas reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e 2.º CEB, respetivamente. |
id |
RCAP_49f100a628c79e0020f7358064a26b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25226 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEBModelação MatemáticaDivisão InteiraMaterial MultibásicoFormação de ProfessoresEnsino Básico 1º CicloEste Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado nos estágios anuais de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa; a Componente Reflexiva. A Componente Investigativa evidencia um conjunto de sessões planeadas com o propósito de melhorar a compreensão da operação divisão inteira dos alunos da turma de estágio do 3.º ano, do 1.º CEB. A divisão é, de facto, a operação que mais dificuldades traz aos alunos, porque o seu ensino se centra, muitas vezes, nas regras e mnemónicas que não têm significado para os alunos. Neste sentido, indagou-se qual seria o ambiente de aprendizagem e quais os artefactos que poderiam ajudar os alunos a compreenderem, de forma significativa, os procedimentos do algoritmo desta operação. O principal objetivo deste estudo foi criar e implementar uma experiência de ensino usando a modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o material multibásico como material didático, para promover a compreensão dos alunos sobre os sentidos e os procedimentos de algoritmos informais associados à representação usual do algoritmo da divisão inteira no 3.º ano, do 1.º CEB. Assim, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através de registos escritos da professora estagiária, construídos através da observação participante, das produções escritas dos alunos, bem como através de registos fotográficos. As conclusões desta investigação indicam que este ambiente de aprendizagem, associado à representação ativa do MAB, promoveram melhorias significativas ao nível da compreensão da divisão, nomeadamente nos procedimentos do algoritmo informal e nos sentidos da operação divisão. Além disso, a implementação deste ambiente de aprendizagem permitiu que o aluno tenha problematizado e investigado, através da matemática, variadas tarefas que se incluem no seu contexto. A Componente Reflexiva inclui duas reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e 2.º CEB, respetivamente.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumMarques, Ana Maria Peixoto Alegre2018-12-10T14:12:30Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25226202028771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:24.334372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB |
title |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB |
spellingShingle |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB Marques, Ana Maria Peixoto Alegre Modelação Matemática Divisão Inteira Material Multibásico Formação de Professores Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB |
title_full |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB |
title_fullStr |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB |
title_full_unstemmed |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB |
title_sort |
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB |
author |
Marques, Ana Maria Peixoto Alegre |
author_facet |
Marques, Ana Maria Peixoto Alegre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ana Maria Peixoto Alegre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelação Matemática Divisão Inteira Material Multibásico Formação de Professores Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Modelação Matemática Divisão Inteira Material Multibásico Formação de Professores Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
Este Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado nos estágios anuais de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa; a Componente Reflexiva. A Componente Investigativa evidencia um conjunto de sessões planeadas com o propósito de melhorar a compreensão da operação divisão inteira dos alunos da turma de estágio do 3.º ano, do 1.º CEB. A divisão é, de facto, a operação que mais dificuldades traz aos alunos, porque o seu ensino se centra, muitas vezes, nas regras e mnemónicas que não têm significado para os alunos. Neste sentido, indagou-se qual seria o ambiente de aprendizagem e quais os artefactos que poderiam ajudar os alunos a compreenderem, de forma significativa, os procedimentos do algoritmo desta operação. O principal objetivo deste estudo foi criar e implementar uma experiência de ensino usando a modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o material multibásico como material didático, para promover a compreensão dos alunos sobre os sentidos e os procedimentos de algoritmos informais associados à representação usual do algoritmo da divisão inteira no 3.º ano, do 1.º CEB. Assim, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através de registos escritos da professora estagiária, construídos através da observação participante, das produções escritas dos alunos, bem como através de registos fotográficos. As conclusões desta investigação indicam que este ambiente de aprendizagem, associado à representação ativa do MAB, promoveram melhorias significativas ao nível da compreensão da divisão, nomeadamente nos procedimentos do algoritmo informal e nos sentidos da operação divisão. Além disso, a implementação deste ambiente de aprendizagem permitiu que o aluno tenha problematizado e investigado, através da matemática, variadas tarefas que se incluem no seu contexto. A Componente Reflexiva inclui duas reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e 2.º CEB, respetivamente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10T14:12:30Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25226 202028771 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25226 |
identifier_str_mv |
202028771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130027532484608 |