A modelação matemática como metodologia diferenciadora no ensino e na aprendizagem da matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11210 |
Resumo: | A matemática é vista por muitos unicamente como uma disciplina pertencente a um currículo oficial que tem de ser aprendida para o cumprimento da escolaridade. No entanto, tal não é o mais correto, visto que, é bastante mais abrangente pois está presente em inúmeras situações do dia a dia e constitui uma ferramenta capaz de auxiliar a nossa vida. Esta conceção da disciplina deve-se muitas vezes à opção por metodologias pouco atrativas e motivadoras para a abordar, e os alunos não entendem verdadeiramente a sua utilidade e presença. A modelação matemática tem como ponto central o quotidiano e os interesses dos alunos. Assim, alunos envolvidos e interessados nas atividades que estão a desenvolver motivam-se mais e têm maior possibilidade de obterem melhores resultados e gostarem da disciplina. Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) começa com a apresentação do conceito de modelação matemática, esmiúça as suas etapas, vantagens e desvantagens. Segue-se a caracterização das tarefas, o uso do pensamento computacional relacionado com esta metodologia, e ainda, se analisam estudos publicados no nosso país na área da modelação, evidenciando as suas conclusões. Examinamos com atenção, ainda os documentos orientadores do ensino da matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), realizando uma sequência cronológica. Numa fase posterior do trabalho faremos a exposição da PES, caracterizando as turmas na qual esta decorreu, bem como as tarefas implementadas nesse âmbito. Em parte delas recorreu-se à modelação matemática, já que eram adaptadas aos alunos da turma em questão, tendo por base algo real. Estas tarefas foram o mote para a realização de um estudo de caso com caráter qualitativo com os alunos do 1.º CEB, no sentido de determinar os efeitos que esta metodologia teve na motivação para os alunos aprenderem matemática, na consciência da sua presença e utilidade no quotidiano e na relação que tem com outras disciplinas do currículo. |
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A modelação matemática como metodologia diferenciadora no ensino e na aprendizagem da matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoModelação matemática1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoA matemática é vista por muitos unicamente como uma disciplina pertencente a um currículo oficial que tem de ser aprendida para o cumprimento da escolaridade. No entanto, tal não é o mais correto, visto que, é bastante mais abrangente pois está presente em inúmeras situações do dia a dia e constitui uma ferramenta capaz de auxiliar a nossa vida. Esta conceção da disciplina deve-se muitas vezes à opção por metodologias pouco atrativas e motivadoras para a abordar, e os alunos não entendem verdadeiramente a sua utilidade e presença. A modelação matemática tem como ponto central o quotidiano e os interesses dos alunos. Assim, alunos envolvidos e interessados nas atividades que estão a desenvolver motivam-se mais e têm maior possibilidade de obterem melhores resultados e gostarem da disciplina. Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) começa com a apresentação do conceito de modelação matemática, esmiúça as suas etapas, vantagens e desvantagens. Segue-se a caracterização das tarefas, o uso do pensamento computacional relacionado com esta metodologia, e ainda, se analisam estudos publicados no nosso país na área da modelação, evidenciando as suas conclusões. Examinamos com atenção, ainda os documentos orientadores do ensino da matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), realizando uma sequência cronológica. Numa fase posterior do trabalho faremos a exposição da PES, caracterizando as turmas na qual esta decorreu, bem como as tarefas implementadas nesse âmbito. Em parte delas recorreu-se à modelação matemática, já que eram adaptadas aos alunos da turma em questão, tendo por base algo real. Estas tarefas foram o mote para a realização de um estudo de caso com caráter qualitativo com os alunos do 1.º CEB, no sentido de determinar os efeitos que esta metodologia teve na motivação para os alunos aprenderem matemática, na consciência da sua presença e utilidade no quotidiano e na relação que tem com outras disciplinas do currículo.Mathematics is seen by many only as a subject belonging to an official curriculum that must be learned for schooling. However, this is not correct, since it is much more comprehensive as it is present in numerous everyday situations and is a tool that can help us in our lives. This conception of the subject is often due to the choice of unattractive and demotivating methodologies to approach it, and students do not truly understand its usefulness and presence. Mathematical modelling is centred on the pupils' daily lives and interests. Thus, pupils who are involved and interested in the activities they are developing are more motivated and more likely to obtain better results and enjoy the subject. This Supervised Teaching Practice Report begins with the presentation of the concept of mathematical modelling, details its steps, advantages, and disadvantages. It is followed by the characterization of the tasks, the use of computational thinking related to this methodology, and analyses studies published in our country in modelling, highlighting their conclusions. We also carefully examine the guiding documents for the teaching of mathematics in the 1st and 2nd grade, making a chronological sequence. In a later stage of the work, we will present the Supervised Teaching Practice, characterizing the classes in which it took place, as well as the tasks implemented in this context. Some of them used mathematical modelling, since they were adapted to the pupils of the class in question, based on something real. These tasks were the motto for a qualitative case study with students from the 1st grade, to determine the effects that this methodology had in the motivation for pupils to learn mathematics, in the awareness of its presence and usefulness in everyday life and in the relationship, it has with other subjects of the curriculum.2022-05-09T10:32:12Z2022-02-22T00:00:00Z2022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11210TID:202323544porMatos, Ana Alexandra Monteiro Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:24.388794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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