Desenvolvimento local de base comunitária: tendências e perspetivas a partir da Federação Minha Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canaveira, David Rasteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36228
Resumo: A estratégia da CEE/UE de desenvolvimento das suas áreas rurais foi-se alterando ao longo do tempo, passando de uma visão produtivista, para uma de desenvolvimento a partir do local, baseada no aproveitamento dos recursos endógenos, motivada pelos excedentes de produtos agrícolas e outros problemas, internos e externos à Comunidade. Esta mudança de visão concretizou-se em 1991 com o surgimento do programa LEADER. Este programa, que decorreu em três fases, LEADER I, LEADER II e LEADER+, como previsto, acabou por passar a abordagem, em 2007-2013, e ser incluído nos PDR, financiado pelo recém-criado FEADER. No período de programação 2014-2020 o LEADER inspirou o surgimento de um novo instrumento de desenvolvimento local, o DLBC, que pode ser financiado de forma plurifundos e que está a ser aplicado em Portugal Continental a partir de vários programas, contando, no caso da vertente rural, com financiamento do FEADER, mas também de FEDER e FSE. Neste relatório de estágio, para além da descrição dessa evolução, apresenta-se a opinião de alguns associados da Federação Minha Terra, a partir de entrevistas, enquanto agentes do novo instrumento DLBC, sobre a sua implementação em Portugal e, a partir da mesma, apresentam-se recomendações/propostas para 2021-2027. São destacados, pelos responsáveis dos dez GAL que responderam às entrevistas, problemas relacionados com a excessiva pré-formatação das medidas dos programas, que resultou da pouca auscultação das ADL e outros agentes locais, a pouca flexibilidade para adaptar as estratégias às particularidades locais, a falta de coordenação entre os programas e fundos e as autoridades que os gerem, a burocracia, que no caso dos GAL do Continente é ainda maior pela existência de diferentes autoridades de gestão e entidades pagadoras, os atrasos causados pela multiplicação de processos de análise das candidaturas, ou a falta de informatização dos processos, sobretudo no caso dos GAL das RA. Os responsáveis dos GAL parecem concordar com as propostas da ELARD, do CESE e do Parlamento Rural Europeu para a criação de um único programa DLBC, com um único fundo financiador, composto por parte dos diferentes FEEI, uma só autoridade de gestão e uma única entidade pagadora. Apesar de válidas, estas propostas parecem pouco realistas e, portanto, apresentam-se outras recomendações/propostas, mais contidas.
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São destacados, pelos responsáveis dos dez GAL que responderam às entrevistas, problemas relacionados com a excessiva pré-formatação das medidas dos programas, que resultou da pouca auscultação das ADL e outros agentes locais, a pouca flexibilidade para adaptar as estratégias às particularidades locais, a falta de coordenação entre os programas e fundos e as autoridades que os gerem, a burocracia, que no caso dos GAL do Continente é ainda maior pela existência de diferentes autoridades de gestão e entidades pagadoras, os atrasos causados pela multiplicação de processos de análise das candidaturas, ou a falta de informatização dos processos, sobretudo no caso dos GAL das RA. Os responsáveis dos GAL parecem concordar com as propostas da ELARD, do CESE e do Parlamento Rural Europeu para a criação de um único programa DLBC, com um único fundo financiador, composto por parte dos diferentes FEEI, uma só autoridade de gestão e uma única entidade pagadora. Apesar de válidas, estas propostas parecem pouco realistas e, portanto, apresentam-se outras recomendações/propostas, mais contidas.The EEC/EU strategy for the development of its rural areas has changed over time, from a productivist to a local-based development strategy, based on the exploitation of endogenous resources, motivated by the surplus of agricultural products and other problems, internal and external to the Community. This change of vision was achieved in 1991 with the emergence of the LEADER program. This program, which took place in three phases, LEADER I, LEADER II and LEADER +, was, in 2007-2013, included in the RDPs, funded by the newly created EAFRD. In the 2014-2020 programming period, LEADER has inspired the emergence of a new local development tool, the CLLD, which can be financed in a multifund way and which is being implemented in mainland Portugal from various programmes, meaning not only the EAFRD, but also the ERDF and the ESF. In this internship report, after the description of the evolution LEADER-CLLD, the opinion of some of the members of Minha Terra Federation is presented, based on interviews, as agents of the new CLLD instrument, on its implementation in Portugal and, inspired by them, we present recommendations and proposals for 2021-2027. The ten LAG people that responded to the interviews highlighted problems related to excessive pre-formatting of the programmes measures, which resulted from poor listening of LDAs and other local actors, lack of flexibility to adapt strategies to local particularities, lack of coordination between the programmes and funds and the authorities that manage them, the bureaucracy, which in the case of the LAGs of mainland Portugal is an even worse problem due to the existence of different managing authorities and paying agencies. Moreover, they referred the delays caused by the multiplication of the processes of analysis of the applications, or the lack of computerization of processes, especially in the case of the LAGs of the Autonomous Regions. The interviewed LAG members seem to agree with the proposals of ELARD, the EESC and the European Parliament for the creation of a single CLLD program with a single funding source composed of different ESIF, a single managing authority and a single paying entity. Although valid, these proposals appear to be unrealistic and therefore we present more contained recommendations / proposals.Moreno, LuísMarques da Costa, EduardaRepositório da Universidade de LisboaCanaveira, David Rasteiro2019-01-03T11:04:18Z2018-11-192018-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36228TID:202034720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:31.780565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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