Contributos para a avaliação do desenvolvimento rural da Região Oeste: relatório profissional de um trajecto de intervenção do Programa Leader

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, José Ferreira de Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2563
Resumo: Os processos e dos métodos de avaliar candidaturas pela LeaderOeste no âmbito da iniciativa Leader são as variáveis centrais deste relatório. O objecto de estudo foi elaborado a partir de 4 projectos com tipologias teoricamente representativas do universo de projectos candidatados. Foi feita uma tentativa de estabelecer uma correlação lógica entre as orientações do programa Leader com as nacionais e os objectivos regionais programados pelo GAL, verificando se há coerência entre estes e os processos de avaliação das candidaturas. Estabeleceu-se uma metodologia de trabalho baseada no método de estudo de caso com a formulação de hipóteses cujos princípios foram estabelecer um fio condutor semelhante à lógica de um trabalho académico. Foi efectuada uma descrição dos casos realçando os aspectos de implementação dos mesmos com a caracterização, os mecanismos financeiros associados, o calendário de execução e o produto dos impactos no território. Efectuou-se uma avaliação desses casos na matriz de classificação adoptada pelo GAL, procurando-se estabelecer uma equivalência de critérios de hierarquização dos mesmos de forma a demonstrar o seu grau de legitimidade/qualidade e verificando a coerência das decisões tomadas na sua aprovação. Procurou estabelecer-se uma correlação entre as hipóteses de trabalho formuladas e os projectos. Apesar das insuficiências detectadas na matriz adoptada pelo GAL, há contornos desta formulação que são passíveis de se confirmar sendo que o método utilizado não permitiu estabelecer uma correlação inquestionável. Verificou-se que o papel dos GAL assume-se como fundamental no processo de avaliação, devendo passar a assumir funções colaborativas na modelação do planeamento.
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