O contributo da Universidade Sénior para o envelhecimento ativo das pessoas idosas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4606 |
Resumo: | Este estudo, de caracter exploratório, do tipo quantitativo e qualitativo, apresenta algum dos motivos que levam um número cada vez maior de idosos a frequentar as Universidades Seniores, e visa perceber o papel da Universidade Sénior na promoção do envelhecimento ativo das pessoas residentes em Castro Verde. Este estudo foi realizado através de uma amostra por conveniência a cinquenta e cinco participantes. Os mesmos tinham idades compreendidas entre os 50 e os 79 anos, situando-se a maioria entre os 70 e 79 anos de idade, sendo 46 participantes do género feminino e 9 do masculino. Como instrumentos de recolha de dados, aplicaram-se um inquérito por questionário e um questionário de avaliação de bem-estar subjetivo aos alunos e realizou-se uma entrevista semi-diretiva à Presidente da Universidade Sénior de Castro Verde. A partir do testemunho de alguns alunos seniores, há a realçar o interesse pela atualização e pela aquisição de novos conhecimentos como principal motivação. Salienta-se que estas instituições promovem o bem-estar, a sociabilidade e a realização pessoal de quem as frequenta, bem como uma melhor perceção de si próprio, do seu papel social e do envelhecimento. Estes espaços contribuem não só para a valorização daqueles que alcançaram a longevidade, mas também para o fim de representações discriminatórias que concebem os “velhos” enquanto seres inativos. |
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