O papel das universidades seniores na inclusão das pessoas idosas e o seu contributo para um envelhecimento activo, saudável e bem sucedido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/24929 |
Resumo: | Nelson Mandela, em 2003, disse uma frase que fi cou pa ra a história, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Se quisermos transpor esta frase para o universo sénior podemos dizer que as Univers idades Seniores (US) são a arma mais poderosa pa ra va lori za r todo o potenc ial dos sen iores. Sabemos que os países mais desenvolvidos são os que apostam co ntinuamente na educação e formação ao longo da vida. Essa poderá ser uma das causas do menor desenvolvimento do nosso pa ís. A participação da popu lação adulta activa em programas de educação ou formação em Portugal não chega a 10%, enquanto nos países nórdicos ultrapassa os 25% (Eu robarómetro, 2013). Recordemos ainda que a taxa de ana lfabetismo em Portugal em 1960 era de 46.5% (4.128.000 pessoas sem nível de ensin o, in Pordata) e que na Dinamarca ou Letón ia era inferior a 4% no mesmo ano (UNESCO, 1995). Em Portugal nunca se valo ri zou muito a formação de adu ltos e Silvestre indica "se consideramos que a educação e formação de adu ltos tem sido marginalizada, esta faixa etária (idosos) tem sido super-hi per-u ltra-marg inalizada" (2011, p. 117). Por exempl o, na Univers idade de Lisboa, apenas 0,5% têm mais de 63 anos, Petró, 2012. |
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