Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, Ofélia Maria Rodrigues Vargas, Lopo, Teresa Teixeira, Fernandes, João, Mendo, Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8654
Resumo: Nesta comunicação propomo-nos apresentar e discutir o projeto de investigação ESDmap em desenvolvimento na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O projeto, recorrendo a procedimentos de recolha, classificação e observação documental, de história oral e de análise do discurso, centra-se no património educativo da Escola e nos objetos escolares que o constituem, para identificar na história da instituição os contextos em que esses artefactos foram utilizados entre 1983 e 2016, problematizar, numa análise pioneira sobre o ensino superior, a sua relação com o ensino das práticas de dança e, adicionalmente, explorando a dimensão artística, atribuir, pela via da criação coreográfica, outra performatividade e um novo presente a esses objetos escolares.
id RCAP_49ffcccb9e862cb588c7fca09fe57e82
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de DançaEnsino superior de dançaObjeto escolarPráticas de dançaDance in higher educationSchool objectDance practicesIPL/2017/ESDMAP/ESDNesta comunicação propomo-nos apresentar e discutir o projeto de investigação ESDmap em desenvolvimento na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O projeto, recorrendo a procedimentos de recolha, classificação e observação documental, de história oral e de análise do discurso, centra-se no património educativo da Escola e nos objetos escolares que o constituem, para identificar na história da instituição os contextos em que esses artefactos foram utilizados entre 1983 e 2016, problematizar, numa análise pioneira sobre o ensino superior, a sua relação com o ensino das práticas de dança e, adicionalmente, explorando a dimensão artística, atribuir, pela via da criação coreográfica, outra performatividade e um novo presente a esses objetos escolares.ABSTRACT - In this paper we propose to present and discuss the ESDmap research project being carried out by the Higher School of Dance of the Polytechnic Institute of Lisbon. The project, using procedures of collection, classification and documentary observation, oral history and discourse analysis, focuses on the educational heritage of the School and on the school objects that constitute it, to identify in the history of the institution the contexts in which these artifacts were used between 1983 and 2016, to problematize, in a pioneering analysis on higher education, its relation to the teaching of dance practices, and, in addition, by exploring the artistic dimension, to assign, through the choreographic creation, another performativity and a new present to these school objects.Projeto financiado no âmbito da 2ª edição do Concurso de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA), do Instituto Politécnico de Lisboa. IPL/2017/ESDMAP/ESDEdições IPCB. Escola Superior de Artes AplicadasRCIPLNascimento, Vanda Maria dos SantosCardoso, Ofélia Maria Rodrigues VargasLopo, Teresa TeixeiraFernandes, JoãoMendo, Gil2018-07-04T15:27:39Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8654porNascimento, V., Cardoso, O., Lopo, T., Fernandes, J. & Mendo, G. (2018). Objetos escolares, contextos de utlização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes, 11 (21). Consultado em http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=2971646-9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:22.831841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
title Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
spellingShingle Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Ensino superior de dança
Objeto escolar
Práticas de dança
Dance in higher education
School object
Dance practices
IPL/2017/ESDMAP/ESD
title_short Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
title_full Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
title_fullStr Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
title_full_unstemmed Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
title_sort Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança
author Nascimento, Vanda Maria dos Santos
author_facet Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Cardoso, Ofélia Maria Rodrigues Vargas
Lopo, Teresa Teixeira
Fernandes, João
Mendo, Gil
author_role author
author2 Cardoso, Ofélia Maria Rodrigues Vargas
Lopo, Teresa Teixeira
Fernandes, João
Mendo, Gil
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Cardoso, Ofélia Maria Rodrigues Vargas
Lopo, Teresa Teixeira
Fernandes, João
Mendo, Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior de dança
Objeto escolar
Práticas de dança
Dance in higher education
School object
Dance practices
IPL/2017/ESDMAP/ESD
topic Ensino superior de dança
Objeto escolar
Práticas de dança
Dance in higher education
School object
Dance practices
IPL/2017/ESDMAP/ESD
description Nesta comunicação propomo-nos apresentar e discutir o projeto de investigação ESDmap em desenvolvimento na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O projeto, recorrendo a procedimentos de recolha, classificação e observação documental, de história oral e de análise do discurso, centra-se no património educativo da Escola e nos objetos escolares que o constituem, para identificar na história da instituição os contextos em que esses artefactos foram utilizados entre 1983 e 2016, problematizar, numa análise pioneira sobre o ensino superior, a sua relação com o ensino das práticas de dança e, adicionalmente, explorando a dimensão artística, atribuir, pela via da criação coreográfica, outra performatividade e um novo presente a esses objetos escolares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04T15:27:39Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8654
url http://hdl.handle.net/10400.21/8654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nascimento, V., Cardoso, O., Lopo, T., Fernandes, J. & Mendo, G. (2018). Objetos escolares, contextos de utlização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes, 11 (21). Consultado em http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=297
1646-9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições IPCB. Escola Superior de Artes Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Edições IPCB. Escola Superior de Artes Aplicadas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435301724160