Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Teresa Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8605
Resumo: A presente investigação aborda a problemática do empreendedorismo na educação na perspectiva de uma investigadora que procura visualizar e cruzar os panoramas actuais do campo de investigação do empreendedorismo e da educação holística. Desse olhar surge uma visão renovada do empreendedorismo na educação e fundamenta-se uma abordagem holística da educação: uma “Educação Empreendedora”. A obra encontra-se dividida em três capítulos que compõem o corpo equilibrado da investigação na tentativa de introduzir, aprofundar e sintetizar quais as estratégias educativas que melhor se enquadram com a finalidade do estudo. No primeiro capítulo procede-se à análise das concepções vigentes de empreendedorismo e ao seu lugar na educação, através do estudo das principais teorias deste campo de investigação. Duas questões principais surgem como ponto de partida para esta parte: O que é o empreendedorismo? O que é uma educação em empreendedorismo? No segundo capítulo avança-se no estudo de novos paradigmas educacionais e na relação dos seus fundamentos e estratégias com o conceito de empreendedorismo. Nesta parte procura-se, fundamentalmente, a abertura deste termo a outras perspectivas paradigmáticas. A conceptualização de uma abordagem holística do empreendedorismo na educação pretende conseguir respostas às seguintes questões: O que é uma educação que contribui para o desenvolvimento do potencial empreendedor da humanidade? O que é uma educação empreendedora na perspectiva holística? O que é uma escola empreendedora? É a questão primordial do terceiro capítulo que investiga a possibilidade de existir uma escola que tenha já desbravado um caminho dentro desta nova abordagem. Nesse sentido procede-se ao estudo de caso de uma escola que contesta as orientações vigentes e rompe com o status quo educativo, exercendo o seu papel marcante de transformação social e de criação de uma comunidade educativa empreendedora. Essa escola é a Escola da Ponte – Escola Básica Integrada de Vila das Aves, Portugal. As evidências surgem: mais do que projectar uma educação em ou para o empreendedorismo é possível viver uma “Educação Empreendedora”.
id RCAP_4a04e2ecd241a1525ed34e005a656616
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educaçãoA presente investigação aborda a problemática do empreendedorismo na educação na perspectiva de uma investigadora que procura visualizar e cruzar os panoramas actuais do campo de investigação do empreendedorismo e da educação holística. Desse olhar surge uma visão renovada do empreendedorismo na educação e fundamenta-se uma abordagem holística da educação: uma “Educação Empreendedora”. A obra encontra-se dividida em três capítulos que compõem o corpo equilibrado da investigação na tentativa de introduzir, aprofundar e sintetizar quais as estratégias educativas que melhor se enquadram com a finalidade do estudo. No primeiro capítulo procede-se à análise das concepções vigentes de empreendedorismo e ao seu lugar na educação, através do estudo das principais teorias deste campo de investigação. Duas questões principais surgem como ponto de partida para esta parte: O que é o empreendedorismo? O que é uma educação em empreendedorismo? No segundo capítulo avança-se no estudo de novos paradigmas educacionais e na relação dos seus fundamentos e estratégias com o conceito de empreendedorismo. Nesta parte procura-se, fundamentalmente, a abertura deste termo a outras perspectivas paradigmáticas. A conceptualização de uma abordagem holística do empreendedorismo na educação pretende conseguir respostas às seguintes questões: O que é uma educação que contribui para o desenvolvimento do potencial empreendedor da humanidade? O que é uma educação empreendedora na perspectiva holística? O que é uma escola empreendedora? É a questão primordial do terceiro capítulo que investiga a possibilidade de existir uma escola que tenha já desbravado um caminho dentro desta nova abordagem. Nesse sentido procede-se ao estudo de caso de uma escola que contesta as orientações vigentes e rompe com o status quo educativo, exercendo o seu papel marcante de transformação social e de criação de uma comunidade educativa empreendedora. Essa escola é a Escola da Ponte – Escola Básica Integrada de Vila das Aves, Portugal. As evidências surgem: mais do que projectar uma educação em ou para o empreendedorismo é possível viver uma “Educação Empreendedora”.This research approaches entrepreneurship in education from the perspective of a researcher who intends to visualize and intersect the current scenarios of entrepreneurship and holistic education investigation fields. From this view emerges a renewed vision of entrepreneurship in education and a reasoned holistic approach of education: an “Entrepreneurial Education”. This work is divided in three chapters that compose the balanced body of the research in the attempt to introduce, deepen and synthesize which strategic education best fit into the purpose of the study. The first chapter starts with the analysis of the current conceptions of entrepreneurship and its place in education, by studying the main theories of the research field. Two main questions arise as a starting point of this part: What is entrepreneurship? What is entrepreneurship education? The second chapter proceeds into the study of new education paradigms and their grounds and strategies in relationship with the entrepreneurial concept. This part mainly intends to open up the concept to new paradigm perspectives. The conceptualization of a holistic approach to entrepreneurship education tries to answer the following questions: What is an education that contributes to the development of the entrepreneurial potential of humankind? What is an entrepreneurial education in a holistic perspective? What is an entrepreneurial school? That is the primal question of the third chapter which investigates the possibility of the existence of a school that has already explored a way in this new approach. In that sense a case study is made of a school that refutes the current orientations and dismantles the education status quo, exercising its outstanding role in the social transformation and in the creation of an entrepreneurial education community. That school is Escola da Ponte (Bridge School) – Integrated Basic School of Vila das Aves, Portugal. The evidences arise: more than projecting an education in and on entrepreneurship it is possible to live an “Entrepreneurial Education”.Baptista, José AfonsoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendes, Maria Teresa Teixeira2012-07-12T13:15:01Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T01:37:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:52.659843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
title Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
spellingShingle Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
Mendes, Maria Teresa Teixeira
title_short Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
title_full Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
title_fullStr Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
title_full_unstemmed Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
title_sort Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educação
author Mendes, Maria Teresa Teixeira
author_facet Mendes, Maria Teresa Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, José Afonso
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Teresa Teixeira
description A presente investigação aborda a problemática do empreendedorismo na educação na perspectiva de uma investigadora que procura visualizar e cruzar os panoramas actuais do campo de investigação do empreendedorismo e da educação holística. Desse olhar surge uma visão renovada do empreendedorismo na educação e fundamenta-se uma abordagem holística da educação: uma “Educação Empreendedora”. A obra encontra-se dividida em três capítulos que compõem o corpo equilibrado da investigação na tentativa de introduzir, aprofundar e sintetizar quais as estratégias educativas que melhor se enquadram com a finalidade do estudo. No primeiro capítulo procede-se à análise das concepções vigentes de empreendedorismo e ao seu lugar na educação, através do estudo das principais teorias deste campo de investigação. Duas questões principais surgem como ponto de partida para esta parte: O que é o empreendedorismo? O que é uma educação em empreendedorismo? No segundo capítulo avança-se no estudo de novos paradigmas educacionais e na relação dos seus fundamentos e estratégias com o conceito de empreendedorismo. Nesta parte procura-se, fundamentalmente, a abertura deste termo a outras perspectivas paradigmáticas. A conceptualização de uma abordagem holística do empreendedorismo na educação pretende conseguir respostas às seguintes questões: O que é uma educação que contribui para o desenvolvimento do potencial empreendedor da humanidade? O que é uma educação empreendedora na perspectiva holística? O que é uma escola empreendedora? É a questão primordial do terceiro capítulo que investiga a possibilidade de existir uma escola que tenha já desbravado um caminho dentro desta nova abordagem. Nesse sentido procede-se ao estudo de caso de uma escola que contesta as orientações vigentes e rompe com o status quo educativo, exercendo o seu papel marcante de transformação social e de criação de uma comunidade educativa empreendedora. Essa escola é a Escola da Ponte – Escola Básica Integrada de Vila das Aves, Portugal. As evidências surgem: mais do que projectar uma educação em ou para o empreendedorismo é possível viver uma “Educação Empreendedora”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-07-12T13:15:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8605
url http://hdl.handle.net/10400.14/8605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131748205854720