O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43119 |
Resumo: | Tese de mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1992 |
id |
RCAP_4a13fa7abe336c411dd5155638e1c0c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/43119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridadeCiências - Estudo e ensinoMetodologiaGeometriaAprendizagemComputadoresTeses de mestrado - 1992Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1992Com este estudo pretende-se analisar as potencialidades educativas do programa educacional LOGO.GEOMETRIA, numa versão especialmente preparada para apoiar a aprendizagem da Geometria Vectorial e Analítica, utilizando-o numa perspectiva pedagógica que valoriza as actividades de exploração e descoberta, para promover nos alunos: a) a construção de conceitos e de relações matemáticas; b) a capacidade de formulação e resolução de problemas; c) a compreensão da necessidade e utilidade das demonstrações; d) novas atitudes e concepções relativamente à Matemática e ao seu papel na aprendizagem desta disciplina. - A Geometria e o seu Ensino e a Actividade de Demonstração - O pensamento matemático não se desenvolve de modo puramente formal nem se baseia exclusivamente em definições, axiomas e demonstrações, mas é também constituído por generalizações a partir de observações, por argumentos indutivos e analógicos bem como pela construção de conceitos matemáticos a partir de situações concretas. A apresentação da Matemática duma forma sistematizada e dedutiva poderá levar os alunos a ver que todos os passos da exposição estão correctos, todavia, eles irão ter grandes dificuldades em entender "o fio condutor" da argumentação (a origem, o objectivo e a conexão de todo o argumento) pois, muitas vezes, a ordem da apresentação é exactamente a inversa da seguida no processo de invenção. O aluno poderá memorizar os detalhes um a um mas não terá uma compreensão global da situação em causa. (...)Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaSaraiva, Manuel Joaquim2020-04-23T19:55:13Z19911991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:43:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:01.056774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade Saraiva, Manuel Joaquim Ciências - Estudo e ensino Metodologia Geometria Aprendizagem Computadores Teses de mestrado - 1992 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_full |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
title_sort |
O computador na aprendizagem da geometria : uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade |
author |
Saraiva, Manuel Joaquim |
author_facet |
Saraiva, Manuel Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Manuel Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências - Estudo e ensino Metodologia Geometria Aprendizagem Computadores Teses de mestrado - 1992 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências - Estudo e ensino Metodologia Geometria Aprendizagem Computadores Teses de mestrado - 1992 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1992 |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 1991-01-01T00:00:00Z 2020-04-23T19:55:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/43119 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/43119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134501347000320 |