Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8073 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_4a22d23ff48347e57e53000a1f20100a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8073 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCPWeb 2.0Redes SociaisSector BancárioSocial NetworksBanking SectorMestrado em MarketingO constante avanço da tecnologia e o desenvolvimento das ferramentas Web 2.0 trouxeram grandes mudanças no campo da interação com o consumidor. As empresas percebem que têm de estar presentes na Internet, quer isso seja do seu agrado, ou não, dado que muitas marcas são tema de conversa nas redes sociais. O sector bancário também se preocupa em acompanhar o desenvolvimento tecnológico para garantir a preferência dos seus consumidores. Já existe literatura acerca das mudanças relacionadas com o desenvolvimento da Web 2.0 mas acerca do sector bancário, principalmente no contexto português, a literatura é escassa. O objetivo do presente trabalho é avaliar a presença na Web 2.0 de um banco português através da utilização da proposta feita por Nueesch, Puschmann e Alt (2012). Sendo a questão de investigação "Qual o nível de maturidade do banco Millenium BCP na utilização de tecnologias da Web 2.0"?. Para isso foi realizado uma netnografia por meio da recolha e análise de dados secundários. O estudo realizado demonstrou que, embora a instituição bancária analisada não tenha ainda atingido o ponto máximo de maturidade, demonstra preocupação e valorização da presença da banca nas tecnologias Web 2.0. É visível que a empresa assume que este é um meio importante de chegar aos seus clientes, conhecê-los melhor e que essa aproximação é bem percecionada pelos mesmos, o que trará benefícios para a empresa.The constant advancement of technology and the development of Web 2.0 tools have brought major changes in the field of consumer interaction. Companies now realize they must be online, whether that is to their liking or not, as many brands have now become conversation topics on social networks. The banking sector is no exception, having to concern itself with keeping up with the technology's advances, in order to ensure the preference of its consumers. Though literature already exists concerning the emergence of Web 2.0 as a communication tool for corporations, it is still rather scarce when referring to the banking sector reality, particularly in the Portuguese market context. The purpose of this study is to evaluate the utilization of Web 2.0 applications by a Portuguese Bank, following the proposal made by Nueesch, Puschmann and Alt (2012). A netnography through secondary data collection and analysis was accomplished, aimed at answering the research question "What is the level of maturity of the Millennium BCP bank in the use of Web 2.0 technologies"?. The performed study demonstrated that, while the analysed banking institution had not yet reached its maximum online maturity level, it showed concerns to this regard and valued its presence on the Web 2.0 technologies. It is visible that the specific company considers this to be an important way to reach its clients, knowing them better and that the clients themselves have a positive perception of this presence, which will eventually benefit the company.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeRepositório da Universidade de LisboaFeijó, Mariana Lopes Camisão de Magalhães2015-03-03T15:51:47Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8073porFeijó, Mariana Lopes Camisão de Magalhães (2014). "Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:08.729343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP |
title |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP |
spellingShingle |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP Feijó, Mariana Lopes Camisão de Magalhães Web 2.0 Redes Sociais Sector Bancário Social Networks Banking Sector |
title_short |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP |
title_full |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP |
title_fullStr |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP |
title_full_unstemmed |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP |
title_sort |
Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP |
author |
Feijó, Mariana Lopes Camisão de Magalhães |
author_facet |
Feijó, Mariana Lopes Camisão de Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedron, Cristiane Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feijó, Mariana Lopes Camisão de Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Redes Sociais Sector Bancário Social Networks Banking Sector |
topic |
Web 2.0 Redes Sociais Sector Bancário Social Networks Banking Sector |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-03T15:51:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8073 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Feijó, Mariana Lopes Camisão de Magalhães (2014). "Maturidade da presença do sector bancário na web 2.0 : o caso Millenium BCP". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131028776812544 |