Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Martim Frade de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14159
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégica Industrial
id RCAP_bbcdd603ef4f7cf8c7a4b83a68f213b1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancárioRSESector bancárioCore BusinessCorporate Social ResponsabilityBankingMestrado em Gestão e Estratégica IndustrialAs preocupações das organizações no âmbito do desenvolvimento sustentável têm aumentado de forma exponencial nas últimas décadas. O seu papel na sustentabilidade surge a partir do conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), segundo o qual, as empresas integram voluntariamente preocupações ambientais, sociais e económicas nas suas actividades e na sua relação com os stakeholders1. O sector bancário assume, particularmente, uma importante relevância para o desenvolvimento sustentável na economia nacional e mundial sobre a sociedade devido à sua influência como intermediários de capital. Esta dissertação tem como objectivo analisar a integração da responsabilidade social no core business do sector bancário, em particular do Banco Espírito Santo (BES), avaliando, não só, quais as actividades e práticas executadas que contribuem para a sustentabilidade, os riscos e oportunidades que enfrenta e representam um desafio para o sector bancário, mas também quais os pontos fortes e fracos da sustentabilidade no sector da banca e tendências para o sector neste domínio da responsabilidade social. A metodologia aplicada consistiu na realização de um estudo de caso com a finalidade de compreender a RSE no BES, avaliando os seus produtos, serviços e processos de trabalho. Conclui-se que o BES integra vertentes da RSE na sua estratégia, transmitindo informação para além do mínimo exigido pelas disposições legais. 1 O termo inglês stakeholder designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas acções e no desempenho de uma organização e cujas decisões e actuações possam afectar, directa ou indirectamente, essa outra organização. Estão incluídos nos stakeholders os funcionários, gestores, proprietários, fornecedores, clientes, credores, Estado (enquanto entidade fiscal e reguladora), sindicatos e outras pessoas ou entidades que se relacionam com a empresa.The concerns of organizations, in the context of sustainability, have increased exponentially in recent decades. Their role in this area comes from the concept of corporate social responsibility, according to which companies voluntarily integrate environmental, social and economic activities in their relationship with stakeholders2. Financial institutions and the banking sector in particular have a considerable importance to sustainable development in national and world economy, due to their influence on society as intermediaries of capital. This dissertation aims to analyze the integration of social responsibility in core business of financial institutions, in particular Banco Espírito Santo (BES), analyzing, among other things, the activities and practices carried out, which contribute to the sustainability, risks and opportunities that face and represent a challenge for the banking sector, the strengths and weaknesses in the sustainability sector bank and the banking industry trends in this area of social responsibility. The methodology adopted consisted of a case study with the aim of understanding corporate social responsibility at BES, evaluating their products, services and work processes. We conclude that the BES integrates aspects of corporate social responsibility in its strategy, delivering information beyond the minimum required by law. 2 Stakeholder means a person, group or entity with interests in the activities and performance of an organization whose decisions and actions may affect, directly or indirectly, other organization. Included in stackeholders are employees, managers, owners, suppliers, customers, creditors, the state, trade unions other persons or entities that relate to the company.Nevado, Pedro Manuel da Silva PicalugaRepositório da Universidade de LisboaPires, Martim Frade de Sousa2017-10-10T10:58:30Z2012-042012-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14159porPires, Martim Frade de Sousa (2012). " Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:02.674603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
title Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
spellingShingle Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
Pires, Martim Frade de Sousa
RSE
Sector bancário
Core Business
Corporate Social Responsability
Banking
title_short Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
title_full Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
title_fullStr Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
title_full_unstemmed Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
title_sort Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário
author Pires, Martim Frade de Sousa
author_facet Pires, Martim Frade de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Manuel da Silva Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Martim Frade de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv RSE
Sector bancário
Core Business
Corporate Social Responsability
Banking
topic RSE
Sector bancário
Core Business
Corporate Social Responsability
Banking
description Mestrado em Gestão e Estratégica Industrial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04
2012-04-01T00:00:00Z
2017-10-10T10:58:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14159
url http://hdl.handle.net/10400.5/14159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Martim Frade de Sousa (2012). " Responsabilidade social empresarial como estratégia no sector bancário". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131087557885952