Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Rita Salgado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3857
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_4a2e5cbb5498cb5f39ed86414b2bf5b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textosEscritaPlanificaçãoTextos argumentativosWritingPlanningArgumentative textsRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa e desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, intitula-se “A influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos”. Este documento pretende evidenciar a importância do ensino explícito e progressivo da escrita e dos seus subprocessos, dando destaque à planificação. Esta é realizada através de mapas conceptuais, objetivando a escrita de textos argumentativos na área da História. A análise centra-se no âmbito das aprendizagens realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente, numa turma do 4.º ano de escolaridade, e resulta de um trabalho de reflexão crítica sobre o período de intervenção pedagógica num agrupamento de escolas da área metropolitana de Lisboa. A informação mobilizada na construção do presente trabalho foi obtida através do método de investigação-ação, em que foram analisados os pré e pós-testes, os questionários, e os resultados da observação naturalista e participante, e da pesquisa documental. Neste trabalho, é demonstrada a relação entre as diversas etapas referentes à planificação de um texto e as competências essenciais da História. Assim, o processo de escrita é encarado, obviamente, como uma tarefa que não influencia somente a disciplina de Português, mas, também, esta área onde os alunos adquirem conhecimentos referentes ao seu passado e auxilia-os no desenvolvimento de capacidades que os tornam cidadãos conscientes e capazes de compreenderem a sociedade que os rodeia. Constatou-se, a partir desta análise, que houve uma progressão nas aprendizagens dos alunos, ocorrendo uma interiorização dos processos fundamentais da escrita.Abstract The study entitled “The influence of planning in the development of written texts” is submitted to the Escola Superior de Educação de Lisboa and is developed within the Supervised Teaching Practice II. This document aims to enhance the importance of the teaching of explicit and progressive writing as well as its subprocesses, highlighting the planning. This is conducted with the use of conceptual maps, whose goal is assist in the writing of argumentative texts in the field of History. The analysis is focused on the scope of the teachings for students from 1st Cycle of Basic Teaching, specifically in a 4th grade class. It is the result of a critic reflexion work regarding the period of pedagogic intervention in a group of schools in Lisbon. The information mobilized for the making of this work was obtained throughout the method of investigation-action, in which were analysed the pre and post-tests, the questionnaires, the results of the naturalist and participant observation, and also the documental research. In this work it is demonstrated how the several steps concerning the planning of a text and the essential skills of History relate to one another. Therefore, the process of writing is obviously seen as a task that doesn’t influence only the Portuguese discipline but also the area in which the students acquire knowledge related to their past, aiding them in the development of skills which make them conscious citizens, who are able to fully understand the society that surrounds them. From this analysis it is possible to conclude that there has been an evolution in the learning of the students, as it was possible to notice an internalization of the fundamental processes of writing.Gonçalves, CarolinaRCIPLMoreira, Ana Rita Salgado2014-10-13T13:16:48Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3857TID:201358166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:24.218091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
title Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
spellingShingle Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
Moreira, Ana Rita Salgado
Escrita
Planificação
Textos argumentativos
Writing
Planning
Argumentative texts
title_short Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
title_full Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
title_fullStr Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
title_sort Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos
author Moreira, Ana Rita Salgado
author_facet Moreira, Ana Rita Salgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Rita Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Planificação
Textos argumentativos
Writing
Planning
Argumentative texts
topic Escrita
Planificação
Textos argumentativos
Writing
Planning
Argumentative texts
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13T13:16:48Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3857
TID:201358166
url http://hdl.handle.net/10400.21/3857
identifier_str_mv TID:201358166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133390949056512