Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brée, Margarida Proença Cambeiro Teles de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3884
Resumo: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_57d4a75aa4c79248716a456fdf046761
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino BásicoSubprocessos da escritaPlanificaçãoTexto narrativoWriting sub processPlanningNarrative textRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, consistindo num instrumento de reflexão crítica sobre a intervenção educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencente a um colégio privado, situado na área da Grande Lisboa. O tema de investigação apresentado, que se relaciona com a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi desenvolvido de acordo com a metodologia de investigação-ação, pelo que se articula com a experiência de intervenção vivenciada em ambos os ciclos de ensino. Durante o período de observação, que antecedeu a prática educativa, caracterizou-se o contexto socioeducativo, identificaram-se as potencialidades e fragilidades da turma, definindo-se assim a problemática e os objetivos gerais de intervenção. Partindo dos dados recolhidos foi possível elaborar um plano de intervenção que orientou todo o processo de intervenção pedagógica. Uma vez que o tema de investigação se articula com um dos objetivos gerais definidos foi possível analisar a importância da planificação de textos, entendendo esta etapa como um subprocesso da escrita.ABSTRACT This report was elaborated for the course unit Prática de Ensino Supervisionada II, and serves as an instrument of critical reflection on the pedagogical intervention which was carried out in a year 3 class in the 1st cycle of primary education in a private school situated in the Greater Lisbon region. This topic of research, which addresses the importance of the planning of narrative texts in the 1st and 2nd cycles of primary education, was developed following a research-action methodology, meaning that it is based on the intervention experienced in both cycles of education. During the observation period, which preceded the educational practice, the socio-educational context was identified, as were the strengths and weaknesses of the class, thereby allowing for the definition of a problematic and the general objectives of the intervention. Using this collected data as a starting point, it was possible to elaborate a plan which guided the pedagogical process of intervention. The fact that the research topic is articulated around one of the defined general objectives allowed for the analysis of the importance in the planning of texts, and the consideration of this stage as a sub process of writing.Gonçalves, CarolinaRCIPLBrée, Margarida Proença Cambeiro Teles de2014-10-16T13:14:03Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3884TID:201383411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:25.541913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Brée, Margarida Proença Cambeiro Teles de
Subprocessos da escrita
Planificação
Texto narrativo
Writing sub process
Planning
Narrative text
title_short Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a importância da planificação de textos narrativos no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Brée, Margarida Proença Cambeiro Teles de
author_facet Brée, Margarida Proença Cambeiro Teles de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brée, Margarida Proença Cambeiro Teles de
dc.subject.por.fl_str_mv Subprocessos da escrita
Planificação
Texto narrativo
Writing sub process
Planning
Narrative text
topic Subprocessos da escrita
Planificação
Texto narrativo
Writing sub process
Planning
Narrative text
description Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16T13:14:03Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3884
TID:201383411
url http://hdl.handle.net/10400.21/3884
identifier_str_mv TID:201383411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133390982610944