Metodologia de avaliação do retorno do investimento dos planos de promoção turística em regiões ultraperiféricas – O Caso da Madeira
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29073/e3.v5i2.251 |
Resumo: | No caso de Ilhas Ultraperiféricas, fortemente dependentes do turismo e por inerência dependentes da ligação aérea e marítima aos mercados emissores, é imperioso a análise sistemática dos recursos aplicados em promoção. Assim, desenvolveu-se uma metodologia de análise de viabilidade financeira do retorno expectável desse investimento, atendendo aos planos de promoção elaborados e de acordo com as condicionantes de oferta e procura. Esta metodologia assenta na revisão bibliográfica dos diferentes modelos financeiros de avaliação de investimentos e nos indicadores referidos nos mesmos documentos. No caso particular da Região Autónoma da Madeira, dada a importância que o Turismo detém, a metodologia preconizada pretende ser um instrumento de apoio á decisão, em função do Índice de Rendibilidade em Promoção. Com a aplicação da modelo é possível determinar para o plano de promoção um índice de rendibilidade de promoção de 44,31€, superior ao índice de rendibilidade de promoção histórico de 42,50€. |
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Metodologia de avaliação do retorno do investimento dos planos de promoção turística em regiões ultraperiféricas – O Caso da MadeiraMetodologia de avaliação do retorno do investimento dos planos de promoção turística em regiões ultraperiféricas – O Caso da MadeiraArticlesNo caso de Ilhas Ultraperiféricas, fortemente dependentes do turismo e por inerência dependentes da ligação aérea e marítima aos mercados emissores, é imperioso a análise sistemática dos recursos aplicados em promoção. Assim, desenvolveu-se uma metodologia de análise de viabilidade financeira do retorno expectável desse investimento, atendendo aos planos de promoção elaborados e de acordo com as condicionantes de oferta e procura. Esta metodologia assenta na revisão bibliográfica dos diferentes modelos financeiros de avaliação de investimentos e nos indicadores referidos nos mesmos documentos. No caso particular da Região Autónoma da Madeira, dada a importância que o Turismo detém, a metodologia preconizada pretende ser um instrumento de apoio á decisão, em função do Índice de Rendibilidade em Promoção. Com a aplicação da modelo é possível determinar para o plano de promoção um índice de rendibilidade de promoção de 44,31€, superior ao índice de rendibilidade de promoção histórico de 42,50€.In the case of the Outermost Islands, which are heavily dependent on tourism and are inherently heavily dependent on air and sea connections to the issuing markets, a systematic analysis of the resources applied is imperative. Thus, this study developed a methodology for analyzing the financial viability of the expected return on this investment, meeting the promotion plans prepared and in accordance with the supply and demand conditions. This methodology is based on the bibliographic review of the different financial models of investment valuation and the indicators referred to in the tourism promotion plans. In the case of the Autonomous Region of Madeira, given the importance of tourism, the proposed methodology aims to be one instrument for supporting decision, according to the Index of Promotion Profitability. With the application of the model it is possible to determine for the promotion plan in the study, a promotion profitability index of €44.31, higher than the historical promotion profitability index of €42.50.Ponteditora2020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29073/e3.v5i2.251por2183-72012183-380XCamacho, ElvioSarmento Coelho, Maria Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T09:30:45Zoai:revistas.ponteditora.org:article/251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:30.899554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No caso de Ilhas Ultraperiféricas, fortemente dependentes do turismo e por inerência dependentes da ligação aérea e marítima aos mercados emissores, é imperioso a análise sistemática dos recursos aplicados em promoção. Assim, desenvolveu-se uma metodologia de análise de viabilidade financeira do retorno expectável desse investimento, atendendo aos planos de promoção elaborados e de acordo com as condicionantes de oferta e procura. Esta metodologia assenta na revisão bibliográfica dos diferentes modelos financeiros de avaliação de investimentos e nos indicadores referidos nos mesmos documentos. No caso particular da Região Autónoma da Madeira, dada a importância que o Turismo detém, a metodologia preconizada pretende ser um instrumento de apoio á decisão, em função do Índice de Rendibilidade em Promoção. Com a aplicação da modelo é possível determinar para o plano de promoção um índice de rendibilidade de promoção de 44,31€, superior ao índice de rendibilidade de promoção histórico de 42,50€. |
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