Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/16038
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização, Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_4a46c876c0e717450b57d3fa7f43c9e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/16038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professoresWeb 2.0Tecnologias da informação e da comunicaçãoTrabalho colaborativoDesempenho dos professoresTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização, Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Numa sociedade dominada pelas novas tecnologias é essencial que os professores adquiram competências que lhes permitam tirar partido das potencialidades das TIC para, assim, participarem, de uma forma consciente e objetiva, na preparação dos alunos para desafios futuros. Uma pesquisa atenta dos estudos realizados sobre o tema revelou que a utilização das tecnologias nas escolas é enquadrada numa perspetiva tradicional e conservadora ao nível das metodologias e estratégias. Tendo em conta que o professor tem um papel fundamental no processo ensino aprendizagem, devemos olhar para a sua formação como uma etapa essencial na "modernização" da escola. É neste contexto que apresentamos o nosso trabalho projeto, com o qual pretendemos encontrar a resposta ao problema: Como podem as novas tecnologias e o trabalho colaborativo contribuir para melhorar o desempenho dos professores? Para responder a este desafio, preparámos uma formação baseada no trabalho colaborativo dos intervenientes; nas potencialidades e versatilidade das tecnologias da Web 2.0; na experimentação em sala de aula e, por último, na reflexão individual e conjunta, ao longo da formação. Dada a natureza científica do projeto, o desenho da formação resultou do desenvolvimento de um estudo de caso, cujo paradigma é interpretativo e qualitativo. A recolha de informação concretizou-se através da realização de entrevistas individuais a todos os Coordenadores de Departamento do Agrupamento escolhido e da respetiva análise de conteúdo complementada pela revisão da literatura sobre o tema.In a society where the new technologies are predominant it´s essential that teachers acquire abilities so they can take advantage of TIC potentialities to participate in an objective and conscious way in the preparation of students to future challenges. An attentive investigation in studies related to this topic proved that the use of technologies in school is seen in a traditional and conservative perspective in what methodologies and strategies concerns. As the teachers play an essential part in the teaching process, we must look at their preparation as an essential stage in the school “modernization”. It´s in this context that we present our project work to get answer to the problem: how can new technologies and collaborative work help in a better teaching achievement? As an answer to this challenge, we prepared a formation based in collaborative work of the intervenients; in the potentialities and versatility of Web2.0 technologies; in the classroom practice and at last in the individual and collective thinking during the formation. Due to the scientific nature of the project, the formation plan was a result of a case study development whose paradigm is interpretative and qualitative. The collection of information was achieved through individual appointments to all Department Co-ordinators of the chosen Group of Schools ant the respective contents analysis complemented by the revision of literature about this theme.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCarneiro, José Avelino Bonifácio, 1972-2015-02-16T15:22:25Z20142014-10-062014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16038TID:201283140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:20.472884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
title Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
spellingShingle Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972-
Web 2.0
Tecnologias da informação e da comunicação
Trabalho colaborativo
Desempenho dos professores
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
title_full Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
title_fullStr Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
title_full_unstemmed Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
title_sort Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
author Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972-
author_facet Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Tecnologias da informação e da comunicação
Trabalho colaborativo
Desempenho dos professores
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic Web 2.0
Tecnologias da informação e da comunicação
Trabalho colaborativo
Desempenho dos professores
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização, Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-06
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-16T15:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/16038
TID:201283140
url http://hdl.handle.net/10451/16038
identifier_str_mv TID:201283140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134271166742528