Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/16038 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização, Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
id |
RCAP_4a46c876c0e717450b57d3fa7f43c9e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/16038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professoresWeb 2.0Tecnologias da informação e da comunicaçãoTrabalho colaborativoDesempenho dos professoresTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização, Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Numa sociedade dominada pelas novas tecnologias é essencial que os professores adquiram competências que lhes permitam tirar partido das potencialidades das TIC para, assim, participarem, de uma forma consciente e objetiva, na preparação dos alunos para desafios futuros. Uma pesquisa atenta dos estudos realizados sobre o tema revelou que a utilização das tecnologias nas escolas é enquadrada numa perspetiva tradicional e conservadora ao nível das metodologias e estratégias. Tendo em conta que o professor tem um papel fundamental no processo ensino aprendizagem, devemos olhar para a sua formação como uma etapa essencial na "modernização" da escola. É neste contexto que apresentamos o nosso trabalho projeto, com o qual pretendemos encontrar a resposta ao problema: Como podem as novas tecnologias e o trabalho colaborativo contribuir para melhorar o desempenho dos professores? Para responder a este desafio, preparámos uma formação baseada no trabalho colaborativo dos intervenientes; nas potencialidades e versatilidade das tecnologias da Web 2.0; na experimentação em sala de aula e, por último, na reflexão individual e conjunta, ao longo da formação. Dada a natureza científica do projeto, o desenho da formação resultou do desenvolvimento de um estudo de caso, cujo paradigma é interpretativo e qualitativo. A recolha de informação concretizou-se através da realização de entrevistas individuais a todos os Coordenadores de Departamento do Agrupamento escolhido e da respetiva análise de conteúdo complementada pela revisão da literatura sobre o tema.In a society where the new technologies are predominant it´s essential that teachers acquire abilities so they can take advantage of TIC potentialities to participate in an objective and conscious way in the preparation of students to future challenges. An attentive investigation in studies related to this topic proved that the use of technologies in school is seen in a traditional and conservative perspective in what methodologies and strategies concerns. As the teachers play an essential part in the teaching process, we must look at their preparation as an essential stage in the school “modernization”. It´s in this context that we present our project work to get answer to the problem: how can new technologies and collaborative work help in a better teaching achievement? As an answer to this challenge, we prepared a formation based in collaborative work of the intervenients; in the potentialities and versatility of Web2.0 technologies; in the classroom practice and at last in the individual and collective thinking during the formation. Due to the scientific nature of the project, the formation plan was a result of a case study development whose paradigm is interpretative and qualitative. The collection of information was achieved through individual appointments to all Department Co-ordinators of the chosen Group of Schools ant the respective contents analysis complemented by the revision of literature about this theme.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCarneiro, José Avelino Bonifácio, 1972-2015-02-16T15:22:25Z20142014-10-062014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16038TID:201283140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:20.472884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores |
title |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores |
spellingShingle |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972- Web 2.0 Tecnologias da informação e da comunicação Trabalho colaborativo Desempenho dos professores Trabalhos de projeto de mestrado - 2014 |
title_short |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores |
title_full |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores |
title_fullStr |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores |
title_sort |
Web 2.0 e trabalho colaborativo como estratégia de formação de professores |
author |
Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972- |
author_facet |
Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, José Avelino Bonifácio, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Tecnologias da informação e da comunicação Trabalho colaborativo Desempenho dos professores Trabalhos de projeto de mestrado - 2014 |
topic |
Web 2.0 Tecnologias da informação e da comunicação Trabalho colaborativo Desempenho dos professores Trabalhos de projeto de mestrado - 2014 |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização, Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-10-06 2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-16T15:22:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/16038 TID:201283140 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/16038 |
identifier_str_mv |
TID:201283140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134271166742528 |