Lagoon Gardens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, David Antunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5638
Resumo: O turismo rural e o ecoturismo são mercados turísticos em constante crescimento que se têm tornado cada vez mais importantes, dado que a consciência ambiental das populações tem vindo a aumentar, tal como o interesse por novas experiências em meios rurais, onde é mais privilegiado o contacto com a natureza. O grande objetivo no setor do turismo rural é fazer com que os turistas visitem e pernoitem nos locais onde existe a atração que procuram. Para que tal aconteça, é importante que existam na região empreendimentos turísticos atrativos, bem localizados geograficamente, e que ofereçam os serviços que os clientes idealizem receber, de acordo com o local onde a oferta está inserida. Os empreendimentos turísticos rurais são uma excelente solução para atrair e reter os turistas, já que lhes proporciona o alojamento e as atividades idealizadas, aumentando assim a circulação dos turistas nas regiões, promovendo o comércio local e o desenvolvimento económico das comunidades, aumentando da interação social. O presente projeto tem como propósito o estudo da viabilidade de um empreendimento turístico no concelho de Óbidos, nomeadamente com 12 moradias, 1 edifício com restaurante e receção, 1 ginásio, 1 health fitness, 1 parque de merendas, 1 piscina, 1 campo de ténis e 1 campo de futsal. O empreendimento turístico está inserido num local próximo da Lagoa de Óbidos e da vila de Óbidos, onde a oferta de atividades de animação turística e atividades culturais é cada vez mais elevada. O projeto está estruturado em 4 fases: na primeira fase do projeto, é realizada uma análise interna que inclui o estudo dos setores turísticos nos quais o projeto se insere, uma análise externa onde está elaborada a análise de PEST e análise da competitividade do setor; na segunda fase é apresentado o empreendimento turístico, assim como o local onde o mesmo se localiza; na terceira fase, é elaborado o plano de marketing, constituído por duas análises, uma análise interna e outra externa, os fatores críticos de sucesso e o plano de marketing mix; na quarta fase, é apresentado o plano financeiro que avalia viabilidade económico-financeira do projeto.
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