A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esparteiro, Bernardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44817
Resumo: O Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida.
id RCAP_4a4bf57e49116be1b7a03bcad3fd07df
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundárioEducação físicaAtitudeMotivaçãoDesporto escolarPlaneamentoAvaliaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida.Santos, AlexandraRepositório ComumEsparteiro, Bernardo2023-05-17T18:38:11Z2023-03-032023-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44817TID:203294211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.611693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
title A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
spellingShingle A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Esparteiro, Bernardo
Educação física
Atitude
Motivação
Desporto escolar
Planeamento
Avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
title_full A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
title_fullStr A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
title_full_unstemmed A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
title_sort A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
author Esparteiro, Bernardo
author_facet Esparteiro, Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Alexandra
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Esparteiro, Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atitude
Motivação
Desporto escolar
Planeamento
Avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Atitude
Motivação
Desporto escolar
Planeamento
Avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17T18:38:11Z
2023-03-03
2023-03-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44817
TID:203294211
url http://hdl.handle.net/10400.26/44817
identifier_str_mv TID:203294211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918749454336