A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44817 |
Resumo: | O Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. |
id |
RCAP_4a4bf57e49116be1b7a03bcad3fd07df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundárioEducação físicaAtitudeMotivaçãoDesporto escolarPlaneamentoAvaliaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida.Santos, AlexandraRepositório ComumEsparteiro, Bernardo2023-05-17T18:38:11Z2023-03-032023-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44817TID:203294211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.611693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário |
title |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário |
spellingShingle |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário Esparteiro, Bernardo Educação física Atitude Motivação Desporto escolar Planeamento Avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário |
title_full |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário |
title_fullStr |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário |
title_full_unstemmed |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário |
title_sort |
A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundário |
author |
Esparteiro, Bernardo |
author_facet |
Esparteiro, Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Alexandra Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esparteiro, Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Atitude Motivação Desporto escolar Planeamento Avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Atitude Motivação Desporto escolar Planeamento Avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-17T18:38:11Z 2023-03-03 2023-03-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44817 TID:203294211 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44817 |
identifier_str_mv |
TID:203294211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918749454336 |