Interacções entre professores numa plataforma web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Miranda, Luísa, Dias, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1070
Resumo: Depois de uma fase de intensa preocupação com a conceitualização, inventariação de potencialidades e exploração de experiências com as tecnologias de informação e comunicação, pensamos que o foco de atenção deve passar para a sua contextualização e utilização de forma consistente e consolidada. Neste sentido, é importante que no domínio da educação se passe a enfatizar os resultados conseguidos com as tecnologias, passando para um papel secundário as características das tecnologias, pois deve começar a ser dado como adquirido que a escola, tal como outras instituições, possui tecnologias em qualidade e quantidade para responderem às suas necessidades e aspirações, quer burocráticas, quer científico - pedagógicas. Nesta comunicação pretendemos contribuir com uma reflexão, acerca das interacções entre professores de TIC, desenvolvidas durante uma oficina de formação, no âmbito da formação contínua de professores, a partir da utilização de uma plataforma Web, com uma componente presencial, em sala de aula equipada com computadores e respectivo acesso à Internet, e outra componente não presencial. Esta reflexão será orientada a partir das publicações dos formandos nos fóruns de discussão online, tendo sido objecto de discussão, entre outros, os seguintes tópicos: quadro de referência TIC 2006, coordenador de TIC, tratamento de informação no conselho de turma, competências em TIC, escola virtual e domínios de actuação das TIC. As publicações dos formandos acerca dos diversos temas propostos serão analisadas, considerando como unidade de análise cada publicação no fórum de discussão, numa perspectiva de contextualizar as interacções entre os participantes a partir da classificação das interacções em monólogos, posições convergentes e posições divergentes.
id RCAP_4a6728bb4f3161bff88d8d8a1b2f5f0d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interacções entre professores numa plataforma webInteracçãoFóruns de discussãoDepois de uma fase de intensa preocupação com a conceitualização, inventariação de potencialidades e exploração de experiências com as tecnologias de informação e comunicação, pensamos que o foco de atenção deve passar para a sua contextualização e utilização de forma consistente e consolidada. Neste sentido, é importante que no domínio da educação se passe a enfatizar os resultados conseguidos com as tecnologias, passando para um papel secundário as características das tecnologias, pois deve começar a ser dado como adquirido que a escola, tal como outras instituições, possui tecnologias em qualidade e quantidade para responderem às suas necessidades e aspirações, quer burocráticas, quer científico - pedagógicas. Nesta comunicação pretendemos contribuir com uma reflexão, acerca das interacções entre professores de TIC, desenvolvidas durante uma oficina de formação, no âmbito da formação contínua de professores, a partir da utilização de uma plataforma Web, com uma componente presencial, em sala de aula equipada com computadores e respectivo acesso à Internet, e outra componente não presencial. Esta reflexão será orientada a partir das publicações dos formandos nos fóruns de discussão online, tendo sido objecto de discussão, entre outros, os seguintes tópicos: quadro de referência TIC 2006, coordenador de TIC, tratamento de informação no conselho de turma, competências em TIC, escola virtual e domínios de actuação das TIC. As publicações dos formandos acerca dos diversos temas propostos serão analisadas, considerando como unidade de análise cada publicação no fórum de discussão, numa perspectiva de contextualizar as interacções entre os participantes a partir da classificação das interacções em monólogos, posições convergentes e posições divergentes.Universidad A CoruñaBiblioteca Digital do IPBMorais, CarlosMiranda, LuísaDias, Paulo2009-02-23T10:46:13Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1070porCongreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia: libro de actas. A Coruña : Universidade, 2007. p. 582-593.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:39.370519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacções entre professores numa plataforma web
title Interacções entre professores numa plataforma web
spellingShingle Interacções entre professores numa plataforma web
Morais, Carlos
Interacção
Fóruns de discussão
title_short Interacções entre professores numa plataforma web
title_full Interacções entre professores numa plataforma web
title_fullStr Interacções entre professores numa plataforma web
title_full_unstemmed Interacções entre professores numa plataforma web
title_sort Interacções entre professores numa plataforma web
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Dias, Paulo
author_role author
author2 Miranda, Luísa
Dias, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Dias, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Interacção
Fóruns de discussão
topic Interacção
Fóruns de discussão
description Depois de uma fase de intensa preocupação com a conceitualização, inventariação de potencialidades e exploração de experiências com as tecnologias de informação e comunicação, pensamos que o foco de atenção deve passar para a sua contextualização e utilização de forma consistente e consolidada. Neste sentido, é importante que no domínio da educação se passe a enfatizar os resultados conseguidos com as tecnologias, passando para um papel secundário as características das tecnologias, pois deve começar a ser dado como adquirido que a escola, tal como outras instituições, possui tecnologias em qualidade e quantidade para responderem às suas necessidades e aspirações, quer burocráticas, quer científico - pedagógicas. Nesta comunicação pretendemos contribuir com uma reflexão, acerca das interacções entre professores de TIC, desenvolvidas durante uma oficina de formação, no âmbito da formação contínua de professores, a partir da utilização de uma plataforma Web, com uma componente presencial, em sala de aula equipada com computadores e respectivo acesso à Internet, e outra componente não presencial. Esta reflexão será orientada a partir das publicações dos formandos nos fóruns de discussão online, tendo sido objecto de discussão, entre outros, os seguintes tópicos: quadro de referência TIC 2006, coordenador de TIC, tratamento de informação no conselho de turma, competências em TIC, escola virtual e domínios de actuação das TIC. As publicações dos formandos acerca dos diversos temas propostos serão analisadas, considerando como unidade de análise cada publicação no fórum de discussão, numa perspectiva de contextualizar as interacções entre os participantes a partir da classificação das interacções em monólogos, posições convergentes e posições divergentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-02-23T10:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1070
url http://hdl.handle.net/10198/1070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia: libro de actas. A Coruña : Universidade, 2007. p. 582-593.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135145815441408