Inter gera ação : um documentário sobre a criação intergeracional, colaborativa e tecnologicamente mediada de um guião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedeti, Maria Gabriela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19158
Resumo: Portugal vivencia, atualmente, o paradoxo do envelhecimento, fenómeno provocado pelo paralelismo entre o aumento do envelhecimento populacional e a diminuição da população jovem ativa. O cenário se agrava mediante análise dos indicadores relacionados ao acesso às tecnologias da comunicação e literacia digital. Estes revelam que, a utilização destes dispositivos é comum, principalmente, e quase que restritamente aos jovens e aos adultos mais novos. O escalão etário acima dos 65 anos é o que tem menor representatividade quanto à apropriação dos novos media. Estes dois fatores exigem reestruturação, principalmente, a nível social e tecnológico, de forma a fomentar as relações entre os indivíduos, nomeadamente entre aqueles que se encontram na base do problema, os jovens e os seniores, a fim de minimizar o distanciamento entre estas gerações. Diante do cenário atual, a presente investigação tem como principal objetivo a produção de um documentário que enfatize as limitações e potencialidades, dado o contexto tecnológico atual, aferidos no relacionamento entre jovens e seniores. Desse modo, a investigação preocupa-se em compreender qual estratégia colaborativa deve ser adotada no desenvolvimento de um guião para um documentário, sobre o impacto das tecnologias e dos medias digitais nas relações intergeracionais. A investigação recorreu à abordagem metodológica qualitativa e de natureza descritiva, e apresenta como objetivo primeiro a produção de um documentário sobre o processo de criação de um guião, por um grupo de jovens entre os 15 e 17 anos de idade e seniores a cima dos 84 anos de idade, executado de forma colaborativa e tecnologicamente mediada. De acordo com a proposta do projeto foi selecionado, por conveniência, um grupo intergeracional que dispunham dos critérios de seleção estipulados. O enfoque da pesquisa concentrou-se na metodologia exploratória e de investigação-ação. A estratégia desenhada para a componente empírica permitiu a realização do documentário, bem como a elaboração colaborativa do guião, facilitando a compreensão sobre as características comportamentais dos indivíduos mediante as relações estabelecidas entre eles e os dispositivos da comunicação.
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Estes dois fatores exigem reestruturação, principalmente, a nível social e tecnológico, de forma a fomentar as relações entre os indivíduos, nomeadamente entre aqueles que se encontram na base do problema, os jovens e os seniores, a fim de minimizar o distanciamento entre estas gerações. Diante do cenário atual, a presente investigação tem como principal objetivo a produção de um documentário que enfatize as limitações e potencialidades, dado o contexto tecnológico atual, aferidos no relacionamento entre jovens e seniores. Desse modo, a investigação preocupa-se em compreender qual estratégia colaborativa deve ser adotada no desenvolvimento de um guião para um documentário, sobre o impacto das tecnologias e dos medias digitais nas relações intergeracionais. A investigação recorreu à abordagem metodológica qualitativa e de natureza descritiva, e apresenta como objetivo primeiro a produção de um documentário sobre o processo de criação de um guião, por um grupo de jovens entre os 15 e 17 anos de idade e seniores a cima dos 84 anos de idade, executado de forma colaborativa e tecnologicamente mediada. De acordo com a proposta do projeto foi selecionado, por conveniência, um grupo intergeracional que dispunham dos critérios de seleção estipulados. O enfoque da pesquisa concentrou-se na metodologia exploratória e de investigação-ação. A estratégia desenhada para a componente empírica permitiu a realização do documentário, bem como a elaboração colaborativa do guião, facilitando a compreensão sobre as características comportamentais dos indivíduos mediante as relações estabelecidas entre eles e os dispositivos da comunicação.Portugal is experiencing the paradox of aging, a phenomenon caused by the parallelism between the increase of the population aging and the decrease of the active young population. The scenario is aggravated by analyzing the indicators related to access to communication technologies and digital literacy. These reveal that the use of these devices is mainly common and almost exclusively restricted to younger and younger adults. The age group above the age of 65 is the one that has less representation regarding the appropriation of the new media. These two factors require restructuring, especially at the social and technological level, in order to foster relations between individuals, especially those at the root of the problem, young people and seniors, in order to minimize the gap between these generations. In view of the current scenario, the main objective of the present research is the production of a documentary that emphasizes the limitations and potentialities, given the current technological context, as measured in the relationship between youth and seniors. Thus, research is concerned with understanding which collaborative strategy should be adopted in the development of a documentary script, on the impact of digital technologies and media on intergenerational relations. The research was based on a qualitative and descriptive approach, with the first objective being the production of a documentary about the process of creating a script by a group of young people between the ages of 15 and 17 and seniors above 84 years of age, executed in a collaborative and technologically mediated way. According to the project proposal, an intergenerational group was selected that had the required selection criteria. The research focus was on exploratory and action-research methodology. The strategy designed for the empirical component allowed the realization of the documentary as well as the collaborative elaboration of the script, facilitating the understanding about the behavioral characteristics of the individuals through the relations established between them and the communication devicesUniversidade de Aveiro2017-12-07T13:57:06Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19158TID:201941996porBenedeti, Maria Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:37:05Zoai:ria.ua.pt:10773/19158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:56.393146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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