A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Isabel de Oliveira Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15474
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral aferir em que medida o intercâmbio entre alunos do 3º ano e os idosos, promove a leitura nas crianças, o diálogo intergeracional e a troca de saberes,tendo a biblioteca escolar como mediadora. A escolha do tema prende-se com a escassa convivência entre gerações na nossa sociedade, na qual os idosos, embora em número crescente, parecem ser cada vez mais esquecidos e marginalizados. Um conjunto de preconceitos gerontofóbicos tem afetado negativamente as suas vidas a nível social e psicológico. Neste projeto estão diretamente envolvidas três turmas do 3.º ano da Escola Básica do 1º Ciclo Visconde de Salreu e os idosos utentes do lar /centro de dia do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca. A biblioteca escolar funcionará como mediadora deste intercâmbio que será materializado num estudo de caso. A concretização e avaliação do estudo far-se-á mediante o tratamento de dados recolhidos através de inquéritos e entrevistas semiestruturadas aos idosos, aos colaboradores do lar /centro de dia, às crianças e respetivos professores, a que se seguirá a análise do seu conteúdo. Este trabalho apresenta as atividades realizadas com vista ao desenvolvimento e promoção da prática da leitura, diálogo intergeracional, intercâmbio de saberes e reflete sobre o papel da biblioteca escolar na divulgação de saberes e na criação de uma sociedade inclusiva.
id RCAP_67edba245d13084238e3ca573e2e2979
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracionalBibliotecas escolaresPapel das bibliotecasHábitos de leituraMotivação dos alunosRelações intergeraçõesPessoas idosasCriançasEste trabalho tem como objetivo geral aferir em que medida o intercâmbio entre alunos do 3º ano e os idosos, promove a leitura nas crianças, o diálogo intergeracional e a troca de saberes,tendo a biblioteca escolar como mediadora. A escolha do tema prende-se com a escassa convivência entre gerações na nossa sociedade, na qual os idosos, embora em número crescente, parecem ser cada vez mais esquecidos e marginalizados. Um conjunto de preconceitos gerontofóbicos tem afetado negativamente as suas vidas a nível social e psicológico. Neste projeto estão diretamente envolvidas três turmas do 3.º ano da Escola Básica do 1º Ciclo Visconde de Salreu e os idosos utentes do lar /centro de dia do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca. A biblioteca escolar funcionará como mediadora deste intercâmbio que será materializado num estudo de caso. A concretização e avaliação do estudo far-se-á mediante o tratamento de dados recolhidos através de inquéritos e entrevistas semiestruturadas aos idosos, aos colaboradores do lar /centro de dia, às crianças e respetivos professores, a que se seguirá a análise do seu conteúdo. Este trabalho apresenta as atividades realizadas com vista ao desenvolvimento e promoção da prática da leitura, diálogo intergeracional, intercâmbio de saberes e reflete sobre o papel da biblioteca escolar na divulgação de saberes e na criação de uma sociedade inclusiva.This work has as its general aim to assess to what extent the interchange between students of the 3rd schoolyear and the elderly, promotes reading in children, as well as intergenerational dialogue and the exchange of knowledge having the school library as intermediary. The choice of the theme is related to the scarce sociability between generations in our society, in which the elderly, although in a growing number, seem to be increasingly forgotten and marginalized. A series of gerontophobic prejudice has negatively affected their lives, both on a social and psychological level. In this project three classes of the 3rd year of the Escola Básica do 1º Ciclo Visconde de Salreu and the elderly people in the Lar /Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca) are directly involved. The school library will function as a mediator of this interchange, which will be materialized in the form of a case study. The implementation and evaluation of this study will be done through the processing of data collected through surveys and semi-structured interviews with elderly, employees of the Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, children and their teachers. Finally, the analysis of its content follows. This work presents the activities carried out for the development and promotion of the practice of reading, intergenerational dialogue, exchange of knowledge and the creation of an inclusive society.Universidade de Aveiro2016-04-18T13:47:15Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15474TID:201577682porValente, Isabel de Oliveira Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:38Zoai:ria.ua.pt:10773/15474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:51.260214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
title A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
spellingShingle A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
Valente, Isabel de Oliveira Mendes
Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Relações intergerações
Pessoas idosas
Crianças
title_short A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
title_full A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
title_fullStr A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
title_full_unstemmed A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
title_sort A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
author Valente, Isabel de Oliveira Mendes
author_facet Valente, Isabel de Oliveira Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Isabel de Oliveira Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Relações intergerações
Pessoas idosas
Crianças
topic Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Relações intergerações
Pessoas idosas
Crianças
description Este trabalho tem como objetivo geral aferir em que medida o intercâmbio entre alunos do 3º ano e os idosos, promove a leitura nas crianças, o diálogo intergeracional e a troca de saberes,tendo a biblioteca escolar como mediadora. A escolha do tema prende-se com a escassa convivência entre gerações na nossa sociedade, na qual os idosos, embora em número crescente, parecem ser cada vez mais esquecidos e marginalizados. Um conjunto de preconceitos gerontofóbicos tem afetado negativamente as suas vidas a nível social e psicológico. Neste projeto estão diretamente envolvidas três turmas do 3.º ano da Escola Básica do 1º Ciclo Visconde de Salreu e os idosos utentes do lar /centro de dia do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca. A biblioteca escolar funcionará como mediadora deste intercâmbio que será materializado num estudo de caso. A concretização e avaliação do estudo far-se-á mediante o tratamento de dados recolhidos através de inquéritos e entrevistas semiestruturadas aos idosos, aos colaboradores do lar /centro de dia, às crianças e respetivos professores, a que se seguirá a análise do seu conteúdo. Este trabalho apresenta as atividades realizadas com vista ao desenvolvimento e promoção da prática da leitura, diálogo intergeracional, intercâmbio de saberes e reflete sobre o papel da biblioteca escolar na divulgação de saberes e na criação de uma sociedade inclusiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-18T13:47:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15474
TID:201577682
url http://hdl.handle.net/10773/15474
identifier_str_mv TID:201577682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137558065577984