Negócios e consciência cultural (Portugal e Estónia): relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39273 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no Mestrado em Línguas e Relações Empresariais e tem como objetivo primordial expor as atividades desenvolvidas ao longo de um Estágio Curricular levado a cabo na RECER, S.A. durante cinco meses. Simultaneamente, procura-se apresentar e ca-racterizar esta empresa bem como o setor cerâmico e o subsetor dos pavimentos e revesti-mentos cerâmicos, no qual a mesma se inscreve, tanto em termos nacionais como internacio-nais. Adicionalmente, este relatório comporta, ainda, um breve estudo teórico acerca da importância da consciência cultural nas negociações internacionais, tópico que se revela especialmente pertinente no contexto do Mestrado em apreço e, concomitantemente, pela considerável pre-sença internacional da RECER. Com este estudo procura-se alertar para a variação do modo como as culturas interpretam modos de expressão, conceitos de tempo, linguagem corporal, etc., já que compreender estas diferenças ajudará a evitar interpretações erradas, choques ou conflitos que podem resultar no fracasso das negociações internacionais. Para complementar o estudo, procedeu-se a uma investigação/comparação dos casos práticos de Portugal e da Estónia relativamente a três aspetos culturais que têm impacto nos seus comportamentos organizacionais (tempo, comunicação e foco). Procurou-se, também, perce-ber se, face à sua posição atual, a Estónia ainda manifesta vestígios da influência que a vizi-nha Rússia exerceu outrora sobre si, em termos da sua cultura empresarial. Os resultados alcançados com esta investigação permitem inferir que Portugal e Estónia têm posições diver-gentes nos três aspetos analisados. Desses, a Estónia encontra-se apenas em sintonia com a Rússia no que à comunicação diz respeito, e, apesar da existência de alguns vestígios da pre-sença russa, as atitudes e valores da cultura empresarial estónia mostram-se, atualmente, mais influenciados pelos dos países escandinavos. |
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Negócios e consciência cultural (Portugal e Estónia): relatório de estágioCulturaConsciência culturalNegócios internacionaisDiferenças culturaisPortugalEstóniaRússiaCerâmicaPavimentos e revestimentos cerâmicosRECERO presente relatório insere-se no Mestrado em Línguas e Relações Empresariais e tem como objetivo primordial expor as atividades desenvolvidas ao longo de um Estágio Curricular levado a cabo na RECER, S.A. durante cinco meses. Simultaneamente, procura-se apresentar e ca-racterizar esta empresa bem como o setor cerâmico e o subsetor dos pavimentos e revesti-mentos cerâmicos, no qual a mesma se inscreve, tanto em termos nacionais como internacio-nais. Adicionalmente, este relatório comporta, ainda, um breve estudo teórico acerca da importância da consciência cultural nas negociações internacionais, tópico que se revela especialmente pertinente no contexto do Mestrado em apreço e, concomitantemente, pela considerável pre-sença internacional da RECER. Com este estudo procura-se alertar para a variação do modo como as culturas interpretam modos de expressão, conceitos de tempo, linguagem corporal, etc., já que compreender estas diferenças ajudará a evitar interpretações erradas, choques ou conflitos que podem resultar no fracasso das negociações internacionais. Para complementar o estudo, procedeu-se a uma investigação/comparação dos casos práticos de Portugal e da Estónia relativamente a três aspetos culturais que têm impacto nos seus comportamentos organizacionais (tempo, comunicação e foco). Procurou-se, também, perce-ber se, face à sua posição atual, a Estónia ainda manifesta vestígios da influência que a vizi-nha Rússia exerceu outrora sobre si, em termos da sua cultura empresarial. Os resultados alcançados com esta investigação permitem inferir que Portugal e Estónia têm posições diver-gentes nos três aspetos analisados. Desses, a Estónia encontra-se apenas em sintonia com a Rússia no que à comunicação diz respeito, e, apesar da existência de alguns vestígios da pre-sença russa, as atitudes e valores da cultura empresarial estónia mostram-se, atualmente, mais influenciados pelos dos países escandinavos.This report is part of the Master in Languages and Business Relations and has the primary objective of exposing the activities developed during a Curricular Internship carried out at RECER, S.A., for five months. Simultaneously, it seeks to present and characterize this company, as well as the ceramic sector and the sub-sector of ceramic floor and wall tiles (to which RECER, S.A. belongs) both nationally and internationally. Additionally, this report also includes a brief theoretical study on the importance of cultural awareness in international negotiations, a topic that is especially pertinent in the context of this master’s degree and, concomitantly, given the considerable international presence of RECER S.A. This study seeks to draw attention to the variation in the way cultures interpret modes of expression, concepts of time, body language, etc., since expecting and understanding these differences will help avoid misinterpretations, clashes or conflicts that can result in the failure of an international negotiation. To complement the study, an investigation/comparison was carried out of the practical cases of Portugal and Estonia regarding three cultural aspects that impact on the organizational behaviours (time, communication, and focus). It was also sought to understand whether, given its current position, Estonia still shows traces of the influence that neighbouring Russia once exerted on it, in terms of its business culture. The results achieved with this investigation allow inferring that Portugal and Estonia have divergent positions in the three analysed aspects. Of these, Estonia is only in line with Russia in what concerns communication, and, despite the existence of some traces of the Russian presence, the attitudes, and values of Estonian business culture show, nowadays, more influence of Scandinavian countries.2025-07-20T00:00:00Z2023-07-14T00:00:00Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39273porClarinha, Beatriz Pires Vieira Rosainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:41Zoai:ria.ua.pt:10773/39273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:29.359401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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