Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carlos Alberto Alves
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Cunha, Miguel Pina e, Gomes, Jorge F. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3042
Resumo: Neste trabalho tem lugar uma análise da sinistralidade rodoviária baseada no modelo ergonómico de análise dos acidentes de trabalho, segundo o qual os fenómenos devem ser abordados num contexto global e sistémico, isto é, enquanto acontecimentos ocorridos no âmbito do sistema homem-máquina. Nesta perspectiva consideraram-se como variáveis relevantes para a explicação do número de acidentes auto nas estradas portuguesas, o número de novos veículos em circulação, o consumo de gasolina, e o número de novos encartados. O modelo de regressão aplicado as observações disponíveis (1 980- 1990) permitiu extrair uma variável explicativa: os novos encartados. A inexperiência de condução emerge deste modo como o principal factor a influenciar o número de acidentes. Em todo o caso, a reduzida dimensão da amostra e a não inclusão de outras variáveis pertinentes, recomendam cautela na análise destes resultados, que devem ser vistos como exploratórios. Discutem-se também as implicações que a abordagem ergonómica poderá vir a assumir nas futuras campanhas de prevenção e segurança rodoviárias.
id RCAP_4a82ede001f9b973166e41c75cfe6443
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómicaNeste trabalho tem lugar uma análise da sinistralidade rodoviária baseada no modelo ergonómico de análise dos acidentes de trabalho, segundo o qual os fenómenos devem ser abordados num contexto global e sistémico, isto é, enquanto acontecimentos ocorridos no âmbito do sistema homem-máquina. Nesta perspectiva consideraram-se como variáveis relevantes para a explicação do número de acidentes auto nas estradas portuguesas, o número de novos veículos em circulação, o consumo de gasolina, e o número de novos encartados. O modelo de regressão aplicado as observações disponíveis (1 980- 1990) permitiu extrair uma variável explicativa: os novos encartados. A inexperiência de condução emerge deste modo como o principal factor a influenciar o número de acidentes. Em todo o caso, a reduzida dimensão da amostra e a não inclusão de outras variáveis pertinentes, recomendam cautela na análise destes resultados, que devem ser vistos como exploratórios. Discutem-se também as implicações que a abordagem ergonómica poderá vir a assumir nas futuras campanhas de prevenção e segurança rodoviárias.In this paper, traffic accidents are analyzed based on an ergonomic perspective. This approach stands for the analysis of accidental events in a global and systemic context, considering the complexity of manmachine systems. In this perspective, the relevant variables considered, in what the explanation of accidents to occur is concerned, are the following: the number of new vehicles, gas consumption, and the number of people obtaining new driving licences. The regression model which has been applied to available observations (1980-1990) allows to extract a single variable: the mew) drivers. The inexperience of driving arouses as the main influent factor for the growing number of accidents (nevertheless, the limited sampie size and the omission of other pertinent variables, implies that this research should be considered as exploratory). The implications that this approach may bring into future research and practice are also discussed, namely in terms of accident analysis and prevention.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMarques, Carlos Alberto AlvesCunha, Miguel Pina eGomes, Jorge F. S.2014-09-10T14:36:07Z1994-01-01T00:00:00Z1994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3042porAnálise Psicológica, 12(1), 129-135info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:57.860570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
title Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
spellingShingle Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
Marques, Carlos Alberto Alves
title_short Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
title_full Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
title_fullStr Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
title_full_unstemmed Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
title_sort Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica
author Marques, Carlos Alberto Alves
author_facet Marques, Carlos Alberto Alves
Cunha, Miguel Pina e
Gomes, Jorge F. S.
author_role author
author2 Cunha, Miguel Pina e
Gomes, Jorge F. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto Alves
Cunha, Miguel Pina e
Gomes, Jorge F. S.
description Neste trabalho tem lugar uma análise da sinistralidade rodoviária baseada no modelo ergonómico de análise dos acidentes de trabalho, segundo o qual os fenómenos devem ser abordados num contexto global e sistémico, isto é, enquanto acontecimentos ocorridos no âmbito do sistema homem-máquina. Nesta perspectiva consideraram-se como variáveis relevantes para a explicação do número de acidentes auto nas estradas portuguesas, o número de novos veículos em circulação, o consumo de gasolina, e o número de novos encartados. O modelo de regressão aplicado as observações disponíveis (1 980- 1990) permitiu extrair uma variável explicativa: os novos encartados. A inexperiência de condução emerge deste modo como o principal factor a influenciar o número de acidentes. Em todo o caso, a reduzida dimensão da amostra e a não inclusão de outras variáveis pertinentes, recomendam cautela na análise destes resultados, que devem ser vistos como exploratórios. Discutem-se também as implicações que a abordagem ergonómica poderá vir a assumir nas futuras campanhas de prevenção e segurança rodoviárias.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01T00:00:00Z
1994-01-01T00:00:00Z
2014-09-10T14:36:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3042
url http://hdl.handle.net/10400.12/3042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 12(1), 129-135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130070875373568