Formação de técnicos auxiliares de saúde: contributos da Supervisão Pedagógica nas pontes entre a teoria e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Maria da Graça Gomes Gonçalves Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2564
Resumo: A transição entre escola e mundo do trabalho constitui, para os alunos dos cursos profissionais, uma fonte de ansiedade e insegurança. Os professores da componente de formação técnica de um curso profissional de técnico auxiliar de saúde, ao percecionarem esses sentimentos sentiram-se desafiados a contribuir para os ultrapassar, envolvendo-se num trabalho colaborativo promotor do aprofundamento de conhecimentos/ competências e integrador das aprendizagens dos alunos, indo ao encontro das suas ansiedades, no sentido de construir pontes entre escola e mundo do trabalho. O estudo que se apresenta apoiou-se nas questões: Como pode a articulação entre docentes das disciplinas da componente de formação técnica, em contexto de supervisão horizontal e colaborativa, contribuir para o desenvolvimento profissional? Pode a articulação desses profissionais, com diferentes formações (professores e técnico-professor/enfermeiro), contribuir para valorizar a abordagem metodológica e a interdisciplinaridade, mobilizando a integração de conhecimentos e competências dos alunos? É possível avaliar de que modo o processo colaborativo de supervisão pedagógica interpares contribui para preparar os alunos (futuros profissionais) para a entrada no mundo do trabalho? Como? Recorreu a uma metodologia qualitativa, um desenho de estudo de caso e a processos de supervisão pedagógica horizontal, colaborativa entre pares docentes e pares alunos. Os resultados apontam para impactos positivos no desempenho pessoal e profissional dos docentes, potenciadores da integração de saberes e diminuição da ansiedade dos alunos. Estes referiram as práticas colaborativas e reflexivas como fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. As conclusões realçam vantagens na troca e partilha de saberes entre profissionais com impacto positivo nas aprendizagens e competências dos alunos, na preparação para o mundo do trabalho, podendo ser revelador que o trabalho colaborativo pode ter relevância no desenvolvimento dos profissionais, e que esse desenvolvimento pode contribuir para uma melhor formação e preparação dos alunos.
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O estudo que se apresenta apoiou-se nas questões: Como pode a articulação entre docentes das disciplinas da componente de formação técnica, em contexto de supervisão horizontal e colaborativa, contribuir para o desenvolvimento profissional? Pode a articulação desses profissionais, com diferentes formações (professores e técnico-professor/enfermeiro), contribuir para valorizar a abordagem metodológica e a interdisciplinaridade, mobilizando a integração de conhecimentos e competências dos alunos? É possível avaliar de que modo o processo colaborativo de supervisão pedagógica interpares contribui para preparar os alunos (futuros profissionais) para a entrada no mundo do trabalho? Como? Recorreu a uma metodologia qualitativa, um desenho de estudo de caso e a processos de supervisão pedagógica horizontal, colaborativa entre pares docentes e pares alunos. Os resultados apontam para impactos positivos no desempenho pessoal e profissional dos docentes, potenciadores da integração de saberes e diminuição da ansiedade dos alunos. Estes referiram as práticas colaborativas e reflexivas como fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. As conclusões realçam vantagens na troca e partilha de saberes entre profissionais com impacto positivo nas aprendizagens e competências dos alunos, na preparação para o mundo do trabalho, podendo ser revelador que o trabalho colaborativo pode ter relevância no desenvolvimento dos profissionais, e que esse desenvolvimento pode contribuir para uma melhor formação e preparação dos alunos.The transition from school into the professional world constitutes a source of anxiety and insecurity for students of professional courses. The professors of the technical training component of the course for health auxiliary technicians have perceived these feelings and felt compelled to contribute towards overcoming them. This contribution included strengthening the students’ training, getting involved into a collaborative work promoting the development of knowledge and competences, integrating the student’s learnings, and meeting their anxieties by building bridges between school and the workplace. The present study is built on the following questions: How can the articulation of teachers from the technical training component, in a context of horizontal and collaborative supervision, contribute to the students’ professional development? Can the articulation between these professionals from different backgrounds (teachers and professor-technician/nurse) contribute to enrich the methodological approach and interdisciplinary by mobilizing the integration of knowledge and technical competences of students? Is it possible to evaluate how this collaborative pedagogic supervision process contributes to prepare students (future professionals) to their entry in the professional context? How? This study used a qualitative methodology, a case study design, and processes of horizontal pedagogic supervision, which was collaborative between peers (teachers) and peers (students). The results point towards positive results on the personal and professional performance of teachers, potentiating knowledge integration and anxiety reduction on students. The students mentioned the collaborative and reflective practices as fundamental to their personal and professional performance. The conclusions highlight that knowledge sharing from professional’s yields advantage with positive impact on the learnings and competences of students on their preparation for the professional context. These advantages might be revealing that collaborative work is relevant to the development of professionals, and that this development can contribute to a better training and preparation of these students.2021-09-21T14:46:18Z2021-07-15T00:00:00Z2021-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2564TID:202767043porVeiga, Maria da Graça Gomes Gonçalves Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:57Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:23.137076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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