A fotografia como ferramenta de intervenção social: integração de estudantes universitários/as migrantes e promoção da diversidade sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darré, Dulcimara Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11527
Resumo: A investigação analisa os efeitos do uso da fotografia como facilitadora da identificação e percepção dos processos de integração vivenciados por estudantes de origem brasileira e/ou de países de língua oficial portuguesa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), identificando situações de preconceito, discriminação e obstrução ao exercício do multiculturalismo como expressões de violência, que podem resultar em processos de vulnerabilidade social e exclusão. Além disso, pretende analisar os efeitos da fotografia como promotora da diversidade sociocultural. Também objetivava identificar questões a serem transformadas e se o uso da fotografia facilitaria a construção ou o reforço de mecanismos coletivos para enfrentar as dificuldades encontradas. Em relação ao uso da fotografia, intencionava avaliar ainda sua capacidade de sensibilizar a comunidade para a diversidade sociocultural, através da realização de duas exposições dos “produtos” artísticos resultantes do processo investigativo. Foi escolhida a metodologia qualitativa com uso de técnicas como entrevistas exploratórias, exercícios de observação participante, grupo focal e fotovoz, sendo os dois últimos os principais; além disso, realizou-se uma pesquisa documental e uma coleta de relatos anônimos junto aos/às visitantes das exposições fotográficas. O material recolhido foi tratado através da técnica de análise de conteúdo; as imagens produzidas pelos/as estudantes foram também examinadas a partir de fundamentos da linguagem da arte e da antropologia visual. Dados sociodemográficos foram recolhidos junto aos\às participantes do grupo focal. Resultados: O uso da fotografia permitiu conhecer a realidade dos/as participantes a partir da sua expressão criativa, sugerindo que nesse grupo tem ocorrido a estratégia de aculturação denominada por Laparra (2003) como “segregação”, em um contexto marcado por microagressões, conflitos, manifestações preconceituosas e racistas. Constatamos que a fotovoz proporciona o compartilhamento de experiências e a criação de vínculos, no entanto a restrição temporal imposta à investigação não favoreceu o desenvolvimento do potencial para a tomada de ações coletivas com vistas à mudança social. O uso da fotografia possibilitou despertar a sensibilidade da comunidade para a diversidade sociocultural, através da narrativa construída a partir das imagens produzidas pelos/as estudantes.
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Em relação ao uso da fotografia, intencionava avaliar ainda sua capacidade de sensibilizar a comunidade para a diversidade sociocultural, através da realização de duas exposições dos “produtos” artísticos resultantes do processo investigativo. Foi escolhida a metodologia qualitativa com uso de técnicas como entrevistas exploratórias, exercícios de observação participante, grupo focal e fotovoz, sendo os dois últimos os principais; além disso, realizou-se uma pesquisa documental e uma coleta de relatos anônimos junto aos/às visitantes das exposições fotográficas. O material recolhido foi tratado através da técnica de análise de conteúdo; as imagens produzidas pelos/as estudantes foram também examinadas a partir de fundamentos da linguagem da arte e da antropologia visual. Dados sociodemográficos foram recolhidos junto aos\às participantes do grupo focal. Resultados: O uso da fotografia permitiu conhecer a realidade dos/as participantes a partir da sua expressão criativa, sugerindo que nesse grupo tem ocorrido a estratégia de aculturação denominada por Laparra (2003) como “segregação”, em um contexto marcado por microagressões, conflitos, manifestações preconceituosas e racistas. Constatamos que a fotovoz proporciona o compartilhamento de experiências e a criação de vínculos, no entanto a restrição temporal imposta à investigação não favoreceu o desenvolvimento do potencial para a tomada de ações coletivas com vistas à mudança social. O uso da fotografia possibilitou despertar a sensibilidade da comunidade para a diversidade sociocultural, através da narrativa construída a partir das imagens produzidas pelos/as estudantes.The investigation analyze the effects of the use of photography as facilitator for the identification and perception of the processes of integration experienced by studentes from brasilian origin and/or countries of official portuguese language at de University of Trás-os-Montes e Alto Douro, identifing situations of prejudice, discrimination and restriction to the exercise of multiculturalism as an expression of violence, which can result in processes of social vulnerability and exclusion. Furthermore, intend to analyze the effects of the photography in the socioculturality promotion. It aimed to identify issues to be transformed as well, and if the use of photography would facilitate the construction or reinforcement of collective mechanisms to face difficulties. Regarding the use of photography, it also intended to assess its ability to aware the community of sociocultural diversity, through the organization of two exhibitions resulting from the artistic “products” of the investigative process. Qualitative methodology was chosen with the use of exploratory interviews, participant observation practices, focus group and photovoice, being the last two the main methods; in addition, it was carried out document research and the collection of anonymous reports from the visitors of the photographic exhibitions. The material collected from the focus group, exploratory interviews and anonymous reports were analyzed through the content analysis; the images produced by the students were also examined throughout the language of art foundations and visual anthropology. Sociodemographic data was collected from the participants' focus group. Results: The use of photography allowed knowing participants' reality through their creative expression, suggesting that in this group have occurred the acculturation strategy by Laparra (2003) as “segregation”, in a context marked by microaggressions, conflicts, prejudiced and racist manifestations. It appears that the photovoice provides the sharing of experiences, nonetheless the temporal restriction imposed to the investigation didn’t favored the development of the potential for taking collective actions with the purposes for social change. The use of photography awakened the community’s sensitivity for sociocultural diversity through the students' narrative constructed by the images produced.2023-04-24T14:03:24Z2022-12-02T00:00:00Z2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11527porDarré, Dulcimara Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:44.942246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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