Fusões e aquisições organizacionais. O lugar da comunicação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lixa, Sara Catarina de Augusto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20079
Resumo: O objetivo deste estudo visa refletir a comunicação interna durante um processo de Fusão e Aquisição, compreendendo como previne a resistência à mudança organizacional. O quadro conduz a proposições sobre quais os aspetos da comunicação, tais como informações, sentimentos de pertença a uma comunidade, sensações de incerteza, que têm influência na eficácia e no sucesso da Fusão ou Aquisição. Isto leva-nos a dar maior relevância à identidade e comunicação organizacional, com um novo entendimento, menos funcional e mais estratégico, dado que, direta ou indiretamente, a gestão do lado humano da fusão ou aquisição é a verdadeira chave para o sucesso do negócio, constatando-se que as incompatibilidades culturais são consistentemente a maior barreira para a integração. Deste modo, o plano de comunicação interna deve identificar os líderes na nova organização que surge, clarificar os papéis e responsabilidades e incentivar a comunicação, criando um bom ambiente laboral com valor para todos os funcionários, removendo obstáculos e disponibilizando todas as informações, de forma clara e verdadeira, durante a mudança. O trabalho desenvolvido incorporará um estudo de caso centrado no Montepio Geral no qual, a partir do quadro teórico e de um quadro metodológico composto por técnicas de abordagem qualitativa, se observou como a comunicação interna, enquanto fator determinante em processos de Fusão e Aquisição, se manifesta. Através da análise da aquisição do Finibanco pelo Montepio, pretende revelar-se a especificidade organizacional do caso e a singularidade do seu modelo de governação, como a maior associação mutualista portuguesa, a estratégia de comunicação implementada, as interações hierarquizadas, a potencialização dos líderes intermédios e a importância das plataformas digitais, num exercício constante de integração dos colaboradores
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