Fusões e aquisições organizacionais. O lugar da comunicação interna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20079 |
Resumo: | O objetivo deste estudo visa refletir a comunicação interna durante um processo de Fusão e Aquisição, compreendendo como previne a resistência à mudança organizacional. O quadro conduz a proposições sobre quais os aspetos da comunicação, tais como informações, sentimentos de pertença a uma comunidade, sensações de incerteza, que têm influência na eficácia e no sucesso da Fusão ou Aquisição. Isto leva-nos a dar maior relevância à identidade e comunicação organizacional, com um novo entendimento, menos funcional e mais estratégico, dado que, direta ou indiretamente, a gestão do lado humano da fusão ou aquisição é a verdadeira chave para o sucesso do negócio, constatando-se que as incompatibilidades culturais são consistentemente a maior barreira para a integração. Deste modo, o plano de comunicação interna deve identificar os líderes na nova organização que surge, clarificar os papéis e responsabilidades e incentivar a comunicação, criando um bom ambiente laboral com valor para todos os funcionários, removendo obstáculos e disponibilizando todas as informações, de forma clara e verdadeira, durante a mudança. O trabalho desenvolvido incorporará um estudo de caso centrado no Montepio Geral no qual, a partir do quadro teórico e de um quadro metodológico composto por técnicas de abordagem qualitativa, se observou como a comunicação interna, enquanto fator determinante em processos de Fusão e Aquisição, se manifesta. Através da análise da aquisição do Finibanco pelo Montepio, pretende revelar-se a especificidade organizacional do caso e a singularidade do seu modelo de governação, como a maior associação mutualista portuguesa, a estratégia de comunicação implementada, as interações hierarquizadas, a potencialização dos líderes intermédios e a importância das plataformas digitais, num exercício constante de integração dos colaboradores |
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Fusões e aquisições organizacionais. O lugar da comunicação internaComunicação InternaComunicação OrganizacionalFusões e AquisiçõesIdentidade OrganizacionalIntegração dos ColaboradoresLiderançaMudança OrganizacionalCorporate IdentityCorporate CommunicationInternal CommunicationIntegration of EmployeesLeadershipMergers and AcquisitionsOrganizational ChangeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO objetivo deste estudo visa refletir a comunicação interna durante um processo de Fusão e Aquisição, compreendendo como previne a resistência à mudança organizacional. O quadro conduz a proposições sobre quais os aspetos da comunicação, tais como informações, sentimentos de pertença a uma comunidade, sensações de incerteza, que têm influência na eficácia e no sucesso da Fusão ou Aquisição. Isto leva-nos a dar maior relevância à identidade e comunicação organizacional, com um novo entendimento, menos funcional e mais estratégico, dado que, direta ou indiretamente, a gestão do lado humano da fusão ou aquisição é a verdadeira chave para o sucesso do negócio, constatando-se que as incompatibilidades culturais são consistentemente a maior barreira para a integração. Deste modo, o plano de comunicação interna deve identificar os líderes na nova organização que surge, clarificar os papéis e responsabilidades e incentivar a comunicação, criando um bom ambiente laboral com valor para todos os funcionários, removendo obstáculos e disponibilizando todas as informações, de forma clara e verdadeira, durante a mudança. O trabalho desenvolvido incorporará um estudo de caso centrado no Montepio Geral no qual, a partir do quadro teórico e de um quadro metodológico composto por técnicas de abordagem qualitativa, se observou como a comunicação interna, enquanto fator determinante em processos de Fusão e Aquisição, se manifesta. Através da análise da aquisição do Finibanco pelo Montepio, pretende revelar-se a especificidade organizacional do caso e a singularidade do seu modelo de governação, como a maior associação mutualista portuguesa, a estratégia de comunicação implementada, as interações hierarquizadas, a potencialização dos líderes intermédios e a importância das plataformas digitais, num exercício constante de integração dos colaboradoresThe goal of this study is to understand the internal communication during a process of Merger and Acquisition, comprehending how it averts the resistance to organizational change. The framework analyses how different aspects of communication, such as information, feelings of belonging to a community and feelings of uncertainty, have an influence in the efficiency and in the success of the Merger or Acquisition. This framework gives greater importance to the identity and communication organizational, with a new understanding, less functional and more strategic; since direct or indirectly, the management of the human side of a merger and acquisition is the true key for the success of the business, since the cultural incompatibilities are consistently the greater barrier for the integration. In this context, the internal communication plan should identify the leaders in the new organization that arises, clarify the roles and responsibilities and encourage communication, create a good work environment and bring value added for all employees. The work undertaken will incorporate a case study focused on Montepio Geral. Based on a theoretical and methodological framework comprised by qualitative approach techniques, this work has observed how the internal communication relationship, as a determining factor in Merger and Acquisition process, manifests itself. The analysis of the acquisition of Finibanco by Montepio - the largest Portuguese mutualistic association with a organizational specificity and unique governance model - aims to prove that the implementation of a communication strategy and hierarchical interactions, the potentiation of intermediate leaders and the importance given to the digital platforms were a constant exercise for the integration of the employees.Fernandes, Joana LoboRUNLixa, Sara Catarina de Augusto2017-02-16T15:24:22Z2016-10-102016-05-222016-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20079TID:201256118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:06Zoai:run.unl.pt:10362/20079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:56.790660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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