(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13865
Resumo: Este trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam.
id RCAP_4aad0d867a60985364300dd25b4279e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarraAprendizagem musical informal e formalHistórias de vidaPercursos de aprendizagemEnsino da guitarraInformal and formal music learningLife storiesLearning pathwaysGuitar teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam.This investigation paper characterized by a qualitative approach seeks, through the interview and direct observation technics, to understand in what way the teacher’s pathways reflects on his pedagogic practice. We aim to focus our investigation only on teachers who present both a formal and informal academic career. Four guitar teachers were interviewed who worked in the school year 2012/2013 in Portugal, two of them in the context of higher education and the remaining in schools specialized in music education. The results show how the learning process works both in the school and nonschool contexts, revealing a brief characterization of these two. Participating teachers demonstrate the importance of mediation between what are the expectations of the student in relation to learning an instrument and the discipline’s programs, trying to keep the student motivated. They also demonstrate some strategies and philosophies that teachers carry from one context to another, expressing the thought that the learning made out of the school context should be considered, together with that happen within it, as a global phenomenon and not as separate learning aspects that don’t intersect.Antunes, PauloCaldeira, ArturVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Ana Sofia Santos2014-03-24T09:18:58Z2013-11-2520132013-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13865TID:201493934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:37:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:08.787385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
title (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
spellingShingle (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
Silva, Ana Sofia Santos
Aprendizagem musical informal e formal
Histórias de vida
Percursos de aprendizagem
Ensino da guitarra
Informal and formal music learning
Life stories
Learning pathways
Guitar teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
title_full (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
title_fullStr (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
title_full_unstemmed (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
title_sort (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
author Silva, Ana Sofia Santos
author_facet Silva, Ana Sofia Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Paulo
Caldeira, Artur
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Sofia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem musical informal e formal
Histórias de vida
Percursos de aprendizagem
Ensino da guitarra
Informal and formal music learning
Life stories
Learning pathways
Guitar teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Aprendizagem musical informal e formal
Histórias de vida
Percursos de aprendizagem
Ensino da guitarra
Informal and formal music learning
Life stories
Learning pathways
Guitar teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Este trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-25
2013
2013-11-25T00:00:00Z
2014-03-24T09:18:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13865
TID:201493934
url http://hdl.handle.net/10400.14/13865
identifier_str_mv TID:201493934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131787007361024