(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13865 |
Resumo: | Este trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam. |
id |
RCAP_4aad0d867a60985364300dd25b4279e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarraAprendizagem musical informal e formalHistórias de vidaPercursos de aprendizagemEnsino da guitarraInformal and formal music learningLife storiesLearning pathwaysGuitar teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam.This investigation paper characterized by a qualitative approach seeks, through the interview and direct observation technics, to understand in what way the teacher’s pathways reflects on his pedagogic practice. We aim to focus our investigation only on teachers who present both a formal and informal academic career. Four guitar teachers were interviewed who worked in the school year 2012/2013 in Portugal, two of them in the context of higher education and the remaining in schools specialized in music education. The results show how the learning process works both in the school and nonschool contexts, revealing a brief characterization of these two. Participating teachers demonstrate the importance of mediation between what are the expectations of the student in relation to learning an instrument and the discipline’s programs, trying to keep the student motivated. They also demonstrate some strategies and philosophies that teachers carry from one context to another, expressing the thought that the learning made out of the school context should be considered, together with that happen within it, as a global phenomenon and not as separate learning aspects that don’t intersect.Antunes, PauloCaldeira, ArturVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Ana Sofia Santos2014-03-24T09:18:58Z2013-11-2520132013-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13865TID:201493934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:37:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:08.787385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra |
title |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra |
spellingShingle |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra Silva, Ana Sofia Santos Aprendizagem musical informal e formal Histórias de vida Percursos de aprendizagem Ensino da guitarra Informal and formal music learning Life stories Learning pathways Guitar teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra |
title_full |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra |
title_fullStr |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra |
title_full_unstemmed |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra |
title_sort |
(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra |
author |
Silva, Ana Sofia Santos |
author_facet |
Silva, Ana Sofia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Paulo Caldeira, Artur Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Sofia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem musical informal e formal Histórias de vida Percursos de aprendizagem Ensino da guitarra Informal and formal music learning Life stories Learning pathways Guitar teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Aprendizagem musical informal e formal Histórias de vida Percursos de aprendizagem Ensino da guitarra Informal and formal music learning Life stories Learning pathways Guitar teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Este trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-25 2013 2013-11-25T00:00:00Z 2014-03-24T09:18:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/13865 TID:201493934 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/13865 |
identifier_str_mv |
TID:201493934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131787007361024 |