O género na primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Anabela Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79058
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância e Direitos das Crianças)
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spelling O género na primeira infânciaGender in early childhoodCulturalGéneroHerançaInfânciaCulturalGenderInheritanceChildhoodCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância e Direitos das Crianças)A condição de género e as desigualdades que o mesmo evidencia e consolida na sociedade atual apresentam-se como uma temática pertinente e merecedora de investigação. Neste sentido, enquanto educadora de infância, e tendo a oportunidade de observar e interagir diariamente com um grupo de crianças com 4 e 5 anos, de um jardim de infância da rede privada localizado no Porto, o principal objetivo deste trabalho é perceber de que forma a cultura e o contexto familiar e social em que elas estão inseridas afetam os seus comportamentos e perceções quanto aos direitos de meninas e meninos. Por outras palavras, pretende-se verificar a (in)existência de comportamentos e posturas das crianças quanto à (des)igualdade de género, e, perceber se resultam e espelham as interiorizações advindas do meio cultural, se já inculcadas. Será importante identificar também a presença/ausência de um espírito crítico nas crianças que as façam pensar nessas representações culturais. De facto, vários pré-conceitos são veiculados pelos adultos e agentes educativos, formais ou informais, até de modo inconsciente, que acabam por reforçar as desigualdades entre os dois sexos. Importa, então, observar de que modo as representações que as crianças têm relativamente aos seus modelos de referência se repercutem nas suas interações de pares durante o processo de socialização. Este trabalho considera-se numa vertente de intervenção social, pretendendo alertar para a disparidade entre a teoria e a prática. Na verdade, procura-se educar os mais novos no âmbito de uma sociedade justa e igualitária, mas o que se verifica é a reprodução de comportamentos estereotipados que adiam o alcance e o exercício de uma cidadania crítica ativa. Neste sentido, reveste-se de uma postura emancipatória, tendo em vista a consciencialização das próprias crianças para o facto de serem detentoras de direitos sociais, apoiando-se na autonomia, espírito crítico, no respeito pela voz do outro e na liberdade de expressão e opinião. Esta investigação vai decorrer com um grupo de crianças de 4 e 5 anos, num jardim de infância da rede privada sito no Porto.Gender condition and its inequalities permeate today's society, presenting themselves as pertinent themes and worthy of investigation. In this sense, as a kindergarten teacher, and having the opportunity to observe and interact daily with a group of children aged 4 and 5, within a private kindergarten located in Porto. The main objective of this work is to understand how the cultural, family, and social context in which the children are inserted affects their behavior and perceptions regarding the rights of girls and boys. In other words, this thesis intends to verify the (in)existence of behaviors and postures of children regarding gender (in)equality and to understand if they show and mirror the internalizations arising from the cultural environment if already inculcated. It will also be paramount to identify the presence/absence of a critical spirit in children that make them think about these cultural representations. Several prejudices are conveyed by adults and educational agents, formally or informally, even unconsciously, which end up reinforcing the inequalities between the two sexes. As such, it is important, to observe how the representations that children have regarding their reference models are reflected in their peer interactions during the socialization process. This work is to be considered a social intervention aspect, intending to draw attention to the disparity between theory and practice. The aim is to educate the youngest within the scope of a fair and egalitarian society, but what is verified is the reproduction of stereotyped behaviors that postpone the reach and exercise of active critical citizenship. In this sense, it has an emancipatory posture, to make children themselves aware of the fact that they are holders of social rights, based on autonomy, critical thinking, respect for the voice of the other, and freedom of expression and opinion. This investigation will take place with a group of children aged 4 and 5 years, in a kindergarten of the private network located in Porto.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoMota, Anabela Ribeiro20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79058por202940837info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:43.238639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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