O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/142848 |
Resumo: | Fred Feddes, no seu livro “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, denomina Amsterdão como uma “bike city”, por outras palavras, cidade das bicicletas. Quando se visita Amsterdão, é impossível não notar nos mares de ciclistas que atravessam as ruas da cidade, todos os dias. O que é realmente interessante neste caso é perceber como é que uma capital Europeia chegou ao ponto de ter a bicicleta como um veículo equivalente ao automóvel na hierarquia da mobilidade, uma vez que, na Europa, fora dos Países Baixos, o automóvel é rei nas ruas das cidades. Deste modo, esta dissertação detalha o processo histórico de transformação de Amsterdão numa cidade das bicicletas e também detalha o processo da criação de uma política de infraestruturas de mobilidade ativa em bicicleta holandesa, o método que Amsterdão emprega. Após a análise da política holandesa e dos processos históricos que moldaram Amsterdão é analisada uma cidade contemporânea Europeia típica no ponto de vista da mobilidade, ou seja, uma cidade que evoluiu como a maior parte das cidades europeias evoluíram no planeando da cidade, em redor do automóvel, como Lisboa. |
id |
RCAP_4ac625e3c685effb25e50d8ff0253d0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/142848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de LisboaUrbanismoMobilidadeBicicletaHistóriaPolíticaUrbanismMobilityBicycleHistoryPolicyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e SocialFred Feddes, no seu livro “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, denomina Amsterdão como uma “bike city”, por outras palavras, cidade das bicicletas. Quando se visita Amsterdão, é impossível não notar nos mares de ciclistas que atravessam as ruas da cidade, todos os dias. O que é realmente interessante neste caso é perceber como é que uma capital Europeia chegou ao ponto de ter a bicicleta como um veículo equivalente ao automóvel na hierarquia da mobilidade, uma vez que, na Europa, fora dos Países Baixos, o automóvel é rei nas ruas das cidades. Deste modo, esta dissertação detalha o processo histórico de transformação de Amsterdão numa cidade das bicicletas e também detalha o processo da criação de uma política de infraestruturas de mobilidade ativa em bicicleta holandesa, o método que Amsterdão emprega. Após a análise da política holandesa e dos processos históricos que moldaram Amsterdão é analisada uma cidade contemporânea Europeia típica no ponto de vista da mobilidade, ou seja, uma cidade que evoluiu como a maior parte das cidades europeias evoluíram no planeando da cidade, em redor do automóvel, como Lisboa.In his book “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, Fred Feddes calls Amsterdam a “bike city”, in other words, a city of bicycles. When visiting Amsterdam, it is impossible not to notice the seas of cyclists that cross the city streets every day. What is really interesting here is how a European capital got to the point where the bicycle is the equivalent of the car in the mobility hierarchy, due to the fact that in Europe, outside the Netherlands, the car is king on the streets of its cities. Therefore, this thesis is being prepared to detail the historical process of Amsterdam's transformation into a bicycle city and to detail the process of creating a Dutch bicycle mobility infrastructure policy, the method that Amsterdam employs. After the analysis of Dutch policy and the historical processes that shaped Amsterdam; a typical European contemporary city will be analyzed from the point of view of mobility, that is, a city that has evolved as most European cities have evolved when planning the city around the car, like Lisbon has.Alves, Fernando LouroSeixas, João Carlos Ferreira deRUNMarques, João Pedro de Almeida Andrade2022-08-04T13:24:25Z2022-06-222022-04-112022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/142848TID:203036956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:20:49Zoai:run.unl.pt:10362/142848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:33.717870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa |
title |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa |
spellingShingle |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa Marques, João Pedro de Almeida Andrade Urbanismo Mobilidade Bicicleta História Política Urbanism Mobility Bicycle History Policy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
title_short |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa |
title_full |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa |
title_fullStr |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa |
title_full_unstemmed |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa |
title_sort |
O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa |
author |
Marques, João Pedro de Almeida Andrade |
author_facet |
Marques, João Pedro de Almeida Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Fernando Louro Seixas, João Carlos Ferreira de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, João Pedro de Almeida Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Urbanismo Mobilidade Bicicleta História Política Urbanism Mobility Bicycle History Policy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
topic |
Urbanismo Mobilidade Bicicleta História Política Urbanism Mobility Bicycle History Policy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
description |
Fred Feddes, no seu livro “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, denomina Amsterdão como uma “bike city”, por outras palavras, cidade das bicicletas. Quando se visita Amsterdão, é impossível não notar nos mares de ciclistas que atravessam as ruas da cidade, todos os dias. O que é realmente interessante neste caso é perceber como é que uma capital Europeia chegou ao ponto de ter a bicicleta como um veículo equivalente ao automóvel na hierarquia da mobilidade, uma vez que, na Europa, fora dos Países Baixos, o automóvel é rei nas ruas das cidades. Deste modo, esta dissertação detalha o processo histórico de transformação de Amsterdão numa cidade das bicicletas e também detalha o processo da criação de uma política de infraestruturas de mobilidade ativa em bicicleta holandesa, o método que Amsterdão emprega. Após a análise da política holandesa e dos processos históricos que moldaram Amsterdão é analisada uma cidade contemporânea Europeia típica no ponto de vista da mobilidade, ou seja, uma cidade que evoluiu como a maior parte das cidades europeias evoluíram no planeando da cidade, em redor do automóvel, como Lisboa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-04T13:24:25Z 2022-06-22 2022-04-11 2022-06-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/142848 TID:203036956 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/142848 |
identifier_str_mv |
TID:203036956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138102031155200 |