O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, João Pedro de Almeida Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/142848
Resumo: Fred Feddes, no seu livro “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, denomina Amsterdão como uma “bike city”, por outras palavras, cidade das bicicletas. Quando se visita Amsterdão, é impossível não notar nos mares de ciclistas que atravessam as ruas da cidade, todos os dias. O que é realmente interessante neste caso é perceber como é que uma capital Europeia chegou ao ponto de ter a bicicleta como um veículo equivalente ao automóvel na hierarquia da mobilidade, uma vez que, na Europa, fora dos Países Baixos, o automóvel é rei nas ruas das cidades. Deste modo, esta dissertação detalha o processo histórico de transformação de Amsterdão numa cidade das bicicletas e também detalha o processo da criação de uma política de infraestruturas de mobilidade ativa em bicicleta holandesa, o método que Amsterdão emprega. Após a análise da política holandesa e dos processos históricos que moldaram Amsterdão é analisada uma cidade contemporânea Europeia típica no ponto de vista da mobilidade, ou seja, uma cidade que evoluiu como a maior parte das cidades europeias evoluíram no planeando da cidade, em redor do automóvel, como Lisboa.
id RCAP_4ac625e3c685effb25e50d8ff0253d0c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/142848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de LisboaUrbanismoMobilidadeBicicletaHistóriaPolíticaUrbanismMobilityBicycleHistoryPolicyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e SocialFred Feddes, no seu livro “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, denomina Amsterdão como uma “bike city”, por outras palavras, cidade das bicicletas. Quando se visita Amsterdão, é impossível não notar nos mares de ciclistas que atravessam as ruas da cidade, todos os dias. O que é realmente interessante neste caso é perceber como é que uma capital Europeia chegou ao ponto de ter a bicicleta como um veículo equivalente ao automóvel na hierarquia da mobilidade, uma vez que, na Europa, fora dos Países Baixos, o automóvel é rei nas ruas das cidades. Deste modo, esta dissertação detalha o processo histórico de transformação de Amsterdão numa cidade das bicicletas e também detalha o processo da criação de uma política de infraestruturas de mobilidade ativa em bicicleta holandesa, o método que Amsterdão emprega. Após a análise da política holandesa e dos processos históricos que moldaram Amsterdão é analisada uma cidade contemporânea Europeia típica no ponto de vista da mobilidade, ou seja, uma cidade que evoluiu como a maior parte das cidades europeias evoluíram no planeando da cidade, em redor do automóvel, como Lisboa.In his book “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, Fred Feddes calls Amsterdam a “bike city”, in other words, a city of bicycles. When visiting Amsterdam, it is impossible not to notice the seas of cyclists that cross the city streets every day. What is really interesting here is how a European capital got to the point where the bicycle is the equivalent of the car in the mobility hierarchy, due to the fact that in Europe, outside the Netherlands, the car is king on the streets of its cities. Therefore, this thesis is being prepared to detail the historical process of Amsterdam's transformation into a bicycle city and to detail the process of creating a Dutch bicycle mobility infrastructure policy, the method that Amsterdam employs. After the analysis of Dutch policy and the historical processes that shaped Amsterdam; a typical European contemporary city will be analyzed from the point of view of mobility, that is, a city that has evolved as most European cities have evolved when planning the city around the car, like Lisbon has.Alves, Fernando LouroSeixas, João Carlos Ferreira deRUNMarques, João Pedro de Almeida Andrade2022-08-04T13:24:25Z2022-06-222022-04-112022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/142848TID:203036956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:20:49Zoai:run.unl.pt:10362/142848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:33.717870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
title O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
spellingShingle O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
Marques, João Pedro de Almeida Andrade
Urbanismo
Mobilidade
Bicicleta
História
Política
Urbanism
Mobility
Bicycle
History
Policy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
title_short O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
title_full O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
title_fullStr O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
title_full_unstemmed O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
title_sort O Nascimento da “Bike City” Como as cidades se tem revolucionado para os ciclistas estarem no topo de hierarquia do trânsito – os casos de Amsterdão e de Lisboa
author Marques, João Pedro de Almeida Andrade
author_facet Marques, João Pedro de Almeida Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Fernando Louro
Seixas, João Carlos Ferreira de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, João Pedro de Almeida Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Urbanismo
Mobilidade
Bicicleta
História
Política
Urbanism
Mobility
Bicycle
History
Policy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
topic Urbanismo
Mobilidade
Bicicleta
História
Política
Urbanism
Mobility
Bicycle
History
Policy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
description Fred Feddes, no seu livro “Bike City Amsterdam, How Amsterdam Became the Bike Capital of the World”, denomina Amsterdão como uma “bike city”, por outras palavras, cidade das bicicletas. Quando se visita Amsterdão, é impossível não notar nos mares de ciclistas que atravessam as ruas da cidade, todos os dias. O que é realmente interessante neste caso é perceber como é que uma capital Europeia chegou ao ponto de ter a bicicleta como um veículo equivalente ao automóvel na hierarquia da mobilidade, uma vez que, na Europa, fora dos Países Baixos, o automóvel é rei nas ruas das cidades. Deste modo, esta dissertação detalha o processo histórico de transformação de Amsterdão numa cidade das bicicletas e também detalha o processo da criação de uma política de infraestruturas de mobilidade ativa em bicicleta holandesa, o método que Amsterdão emprega. Após a análise da política holandesa e dos processos históricos que moldaram Amsterdão é analisada uma cidade contemporânea Europeia típica no ponto de vista da mobilidade, ou seja, uma cidade que evoluiu como a maior parte das cidades europeias evoluíram no planeando da cidade, em redor do automóvel, como Lisboa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04T13:24:25Z
2022-06-22
2022-04-11
2022-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/142848
TID:203036956
url http://hdl.handle.net/10362/142848
identifier_str_mv TID:203036956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138102031155200