Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5487 |
Resumo: | A bicicleta insere-se não só no cotidiano de trabalhadores, mas também no de pessoas com diferentes ocupações e classes sociais, pessoas que optam voluntariamente por esse equipamento. A emergência de grupos de ciclistas para fins de lazer ou para obtenção de infraestruturas cicloviárias, a partir de um ativismo reivindicatório, faz questionar o potencial desses coletivos organizados na construção de uma cidade favorável a bicicleta, por isso, a pesquisa visa investigar o papel das organizações de ativismo e de lazer na produção de cidades contemporâneas, de modo a fazer associações com as infraestruturas cicloviárias existentes. A investigação apresenta um Estudo de Casos Múltiplos, nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Bagé, no sul do Rio Grande do Sul, onde foram pesquisados tanto a prática e o histórico dos grupos de ciclistas, quanto o relacionamento que estes estabelecem com as administrações municipais, em razão de elucidar a participação social dessas organizações voluntárias. As conclusões indicam que as contribuições dos grupos organizados de ciclistas são, em maioria, de natureza social, pois envolvem laços de amizade, iniciação de novos ciclistas, ganho em saúde e despertam para uma consciência urbana, assim como, estes podem, por vezes, conquistar espaços com ciclovias e ciclofaixas. Adicionalmente, pode ser preciso cautela na inclusão direta de experiências individuais nos diálogos com prefeituras, pois a seleção dos trajetos de grupos de ciclistas tem motivações distintas das que são necessárias para efetividade da mobilidade por bicicleta, até porque há grupos que pedalam pelas infraestruturas cicloviárias e grupos que não têm interesse nesse tipo de instalação para prática das pedaladas. |
id |
UFPL_c517754014f0b0e46753cac45103f9c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5487 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-21T03:23:56Z2020-05-202020-05-21T03:23:56Z2019-10-09MARTINS, Camila Teixeira. Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. 2019. 282 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5487A bicicleta insere-se não só no cotidiano de trabalhadores, mas também no de pessoas com diferentes ocupações e classes sociais, pessoas que optam voluntariamente por esse equipamento. A emergência de grupos de ciclistas para fins de lazer ou para obtenção de infraestruturas cicloviárias, a partir de um ativismo reivindicatório, faz questionar o potencial desses coletivos organizados na construção de uma cidade favorável a bicicleta, por isso, a pesquisa visa investigar o papel das organizações de ativismo e de lazer na produção de cidades contemporâneas, de modo a fazer associações com as infraestruturas cicloviárias existentes. A investigação apresenta um Estudo de Casos Múltiplos, nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Bagé, no sul do Rio Grande do Sul, onde foram pesquisados tanto a prática e o histórico dos grupos de ciclistas, quanto o relacionamento que estes estabelecem com as administrações municipais, em razão de elucidar a participação social dessas organizações voluntárias. As conclusões indicam que as contribuições dos grupos organizados de ciclistas são, em maioria, de natureza social, pois envolvem laços de amizade, iniciação de novos ciclistas, ganho em saúde e despertam para uma consciência urbana, assim como, estes podem, por vezes, conquistar espaços com ciclovias e ciclofaixas. Adicionalmente, pode ser preciso cautela na inclusão direta de experiências individuais nos diálogos com prefeituras, pois a seleção dos trajetos de grupos de ciclistas tem motivações distintas das que são necessárias para efetividade da mobilidade por bicicleta, até porque há grupos que pedalam pelas infraestruturas cicloviárias e grupos que não têm interesse nesse tipo de instalação para prática das pedaladas.The bicycle is inserted not only in the daily lives of workers, but also in lives of people with different occupations and social classes, people who voluntarily chose this equipment. The emergence of groups of cyclists for leisure purposes or to obtain cycling infrastructure, based on a claiming activism, questions the potential of these organized collectives in the construction of bicycle-friendly city, so the research aims to investigate the role of activism and leisure organizations in the production of contemporary cities, in order to match associations with existing cycling infrastructure. The research presents a Multiple Case Study in the cities of Rio Grande, Pelotas and Bagé, in southern Rio Grande do Sul, where both the practice and the history of cyclist groups were investigated, as well as the relationship they establish with the municipal administrations, in order to elucidate the social participation from these voluntary organizations. The conclusion indicate that the contributions of organized cyclist groups are mostly social in nature, as they involve ties of friendship, initiation of new cyclist, gain in health and awakening to an urban awareness, as these can, sometimes, earn spaces with cycle path and cycle lanes. In addition, caution may be needed in the direct inclusion of individual experiences in the dialogues with city planners, since the selection of cyclist groups routes has different motivations than those required for effective cycling mobility, especially because there are groups that cycle through bicycle infrastructure and groups that have no interest in this type of facility.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOUrbanismo contemporâneoMobilidade urbanaBicicletaGrupos de ciclistasCicloativismoContemporary urbanismUrban mobilityBicycleCyclists groupsBicycle advocacyOs grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS.The groups of cyclists and their contributions to urban mobility: the cases of Rio Grande, Pelotas and Bagé, RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3330307621558453http://lattes.cnpq.br/5251871279558601Polidori, Maurício CoutoMartins, Camila Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCamila Teixeira Martins_Dissertacao.pdf.txtCamila Teixeira Martins_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain574817http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/6/Camila%20Teixeira%20Martins_Dissertacao.pdf.txte9ab1441f8c01326c4f5c240abae57d2MD56open accessTHUMBNAILCamila Teixeira Martins_Dissertacao.pdf.jpgCamila Teixeira Martins_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/7/Camila%20Teixeira%20Martins_Dissertacao.pdf.jpgddae4ec8d8637fd8ded476a3bedbe115MD57open accessORIGINALCamila Teixeira Martins_Dissertacao.pdfCamila Teixeira Martins_Dissertacao.pdfapplication/pdf11499351http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/1/Camila%20Teixeira%20Martins_Dissertacao.pdf171d2bcd8a93e210d7b01cf1deb67fceMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/54872023-07-13 03:40:18.291open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:40:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The groups of cyclists and their contributions to urban mobility: the cases of Rio Grande, Pelotas and Bagé, RS. |
title |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. |
spellingShingle |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. Martins, Camila Teixeira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Urbanismo contemporâneo Mobilidade urbana Bicicleta Grupos de ciclistas Cicloativismo Contemporary urbanism Urban mobility Bicycle Cyclists groups Bicycle advocacy |
title_short |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. |
title_full |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. |
title_fullStr |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. |
title_full_unstemmed |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. |
title_sort |
Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. |
author |
Martins, Camila Teixeira |
author_facet |
Martins, Camila Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3330307621558453 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5251871279558601 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Polidori, Maurício Couto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Camila Teixeira |
contributor_str_mv |
Polidori, Maurício Couto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Urbanismo contemporâneo Mobilidade urbana Bicicleta Grupos de ciclistas Cicloativismo Contemporary urbanism Urban mobility Bicycle Cyclists groups Bicycle advocacy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Urbanismo contemporâneo Mobilidade urbana Bicicleta Grupos de ciclistas Cicloativismo Contemporary urbanism Urban mobility Bicycle Cyclists groups Bicycle advocacy |
description |
A bicicleta insere-se não só no cotidiano de trabalhadores, mas também no de pessoas com diferentes ocupações e classes sociais, pessoas que optam voluntariamente por esse equipamento. A emergência de grupos de ciclistas para fins de lazer ou para obtenção de infraestruturas cicloviárias, a partir de um ativismo reivindicatório, faz questionar o potencial desses coletivos organizados na construção de uma cidade favorável a bicicleta, por isso, a pesquisa visa investigar o papel das organizações de ativismo e de lazer na produção de cidades contemporâneas, de modo a fazer associações com as infraestruturas cicloviárias existentes. A investigação apresenta um Estudo de Casos Múltiplos, nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Bagé, no sul do Rio Grande do Sul, onde foram pesquisados tanto a prática e o histórico dos grupos de ciclistas, quanto o relacionamento que estes estabelecem com as administrações municipais, em razão de elucidar a participação social dessas organizações voluntárias. As conclusões indicam que as contribuições dos grupos organizados de ciclistas são, em maioria, de natureza social, pois envolvem laços de amizade, iniciação de novos ciclistas, ganho em saúde e despertam para uma consciência urbana, assim como, estes podem, por vezes, conquistar espaços com ciclovias e ciclofaixas. Adicionalmente, pode ser preciso cautela na inclusão direta de experiências individuais nos diálogos com prefeituras, pois a seleção dos trajetos de grupos de ciclistas tem motivações distintas das que são necessárias para efetividade da mobilidade por bicicleta, até porque há grupos que pedalam pelas infraestruturas cicloviárias e grupos que não têm interesse nesse tipo de instalação para prática das pedaladas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-21T03:23:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-20 2020-05-21T03:23:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Camila Teixeira. Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. 2019. 282 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5487 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Camila Teixeira. Os grupos de ciclistas e suas contribuições para a mobilidade urbana: os casos de Rio Grande, Pelotas e de Bagé, RS. 2019. 282 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/6/Camila%20Teixeira%20Martins_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/7/Camila%20Teixeira%20Martins_Dissertacao.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/1/Camila%20Teixeira%20Martins_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5487/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9ab1441f8c01326c4f5c240abae57d2 ddae4ec8d8637fd8ded476a3bedbe115 171d2bcd8a93e210d7b01cf1deb67fce 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846906904641536 |